Focus elétrico sendo abastecido numa das estações de recarga da Ford nos Estados Unidos |
Luís
Alberto Alves
A Ford anunciou que vai instalar,
junto com a GE, estações de recarga para veículos elétricos em seus escritórios
e fábricas nos Estados Unidos. As primeiras estações de recarga “GE
WattStation” começam a ser instaladas este mês na sede da Ford em Dearborn. O
objetivo é criar uma rede de recarga que deverá abranger quase todas as
unidades da marca nos Estados Unidos e Canadá.
O plano representa a continuidade
de uma parceria inovadora iniciada há mais de 100 anos por Henry Ford e Thomas
Edison, um dos fundadores da GE.
"Sabemos que uma
infraestrutura de recarga é chave para tornar os veículos elétricos uma opção
viável para mais consumidores. A Ford está empenhada em fazer a sua parte para
o desenvolvimento dessa infraestrutura", disse Mike Tinskey, diretor de
infraestrutura e eletrificação de veículos da Ford, destacando o compromisso da
marca com a sustentabilidade.
Com a nova rede de recarga, os
empregados da Ford que moram a até 34,8 quilômetros de distância do trabalho
poderão percorrer esse trajeto usando somente eletricidade com veículos
híbridos “plug-in” – como o Fusion Energi e o C-MAX Energi. Esses carros têm um
consumo médio estimado de 18,28 km/l (18,71 km/l na cidade e 17,43 km/l na
estrada). Os motoristas do Focus Electric, que tem autonomia de 122,3 km com
uma carga completa, poderão rodar ainda mais.
Estações de recarga
A Ford planeja instalar estações
de recarga para veículos elétricos em mais de 60 escritórios, centros de
desenvolvimento e fábricas. O número de estações de recarga públicas e
residenciais vem crescendo rapidamente em toda a América do Norte. Em 2009,
havia 3.000 estações públicas e hoje já são mais de 20.000.
A montadora vai oferecer
gratuitamente aos empregados as primeiras quatro horas de recarga por dia, como
forma de incentivar o uso compartilhado de estações. A empresa também pede aos
empregados que usem o aplicativo para smartphones MyFord Mobile. O objetivo é
coletar informações e entender os padrões de direção e recarga para futuros
aprimoramentos nos produtos. O custo de recarga total de cada veículo é
estimado em cerca de 50 centavos de dólar.
O que difere as estações de
recarga WattStation da Ford de outras existentes em locais de trabalho é o fato
de serem ligadas em rede. Isso permitirá a coleta de informações abrangentes
sobre o uso de veículos elétricos, como número de horas de recarga e volume de
dióxido de carbono não gerado, que servirão para o planejamento de futuras
estações.
A GE foi a primeira grande
empresa a adotar o Ford C-MAX Energi na sua frota. A Ford e a GE estão
trabalhando com pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia para
estudar os hábitos de direção e recarga e melhorar o desempenho da frota. O
aplicativo MyFord Mobile da Ford dá ao motorista informação em tempo real sobre
o nível da bateria e permite programar a sua recarga nos horários em que o
custo de energia é mais baixo (nos Estados Unidos existem tarifas diferenciadas).
104 milhões
A Ford produz seis veículos
híbridos e elétricos, incluindo o Focus Electric, os híbridos plug-in C-MAX
Energi e Fusion Energi e os híbridos C-MAX e Fusion.
Os donos do Fusion Energi e C-MAX Energi
normalmente fazem três de suas quatro viagens diárias em modo totalmente
elétrico, segundo dados do aplicativo MyFord Mobile. Estima-se que os clientes
da Ford já rodaram 104 milhões de quilômetros com eletricidade, número que
cresce a uma taxa de 466 mil quilômetros por dia, reduzindo em mais de 4 mil
toneladas a geração de CO2.
A criação de uma nova
oportunidade de recarga durante o dia, no local de trabalho, dará aos
empregados a possibilidade de fazer todas as suas viagens durante a semana sem
usar gasolina.
Amizade antiga
A ligação de Thomas Edison (inventor da lâmpada) e Henry Ford remonta ao final de 1800 |
A ligação profissional de Henry
Ford com Thomas Edison remonta ao final de 1800, quando Ford trabalhou para a
Edison Illuminating Company, em Detroit. Em 1892, Edison foi um dos fundadores
da General Electric. Em 1896, Ford assistiu a uma palestra de Edison e passou a
discutir suas ideias com o renomado cientista, começando uma forte amizade que
durou pelo resto de suas vidas.
Henry Ford tinha um forte interesse por
veículos elétricos. Ele comprou dois para sua esposa, Clara, em 1908 e 1914, e
instalou uma estação de recarga em sua garagem. Vários anos depois da fundação
da Ford, em 1903, Ford e Edison começaram a testar seus próprios veículos
elétricos, usando baterias de Edison. Esses veículos nunca chegaram ao mercado,
mas marcaram o início de uma parceria entre as empresas que continua forte até
hoje. No ano passado, a GE comprou 2.000 Ford C-MAX Energi, como parte da meta
de converter metade de sua frota para veículos com energias alternativas. As
novas estações de recarga são mais uma prova do compromisso das duas empresas
com o crescimento do mercado de veículos elétricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário