Cavalo mecânico TGX |
Interior da cabine do TGX |
MAN TGX 29.480 |
Cavalos mecânicos VW |
VW Constellation 17.280 Compactor |
Constellation 19.330 V Tronic |
Cabine do Constellation 19.330 |
VW Constellation 24.330 8x2 |
Interior da cabine do VW Constellation 25.390 |
VW Constellation 25.420 |
VW Constellation Constructor 26.280 |
Linha de montagem na fábrica da MAN Latin America no Rio de Janeiro |
Luís Alberto Caju
A MAN Latin America, líder no
mercado brasileiro de caminhões e uma das maiores exportadoras do produto do
País, apresentou na Fenatran que termina em 1 de novembro, no Pavilhão de
Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, suas novidades em
produtos. As principais atrações da montadora na feira foram os novos cavalos
mecânicos fabricados pela empresa que prometem movimentar o mercado.
A
linha ganha mais potência, com os modelos Constellation 19.420, 25.420 e
26.420. Além do motor Cummins de 420 CV, os veículos chegam equipados com a
transmissão automatizada de série V-Tronic. Os modelos Volkswagen de 330 e 390
CV, já consagrados no mercado, também poderão ser equipados com a transmissão.
A versão leito teto baixo da cabine Constellation completa as novidades da
linha.
Outro destaque é o cavalo mecânico TGX 29.480
6x4, com previsão de lançamento para meados de 2014. O veículo, perfeito para
operações de longas distâncias, será o mais potente de toda a linha, com uma
das melhores relações potência versus consumo de combustível do mercado, e
oferece o que há de mais moderno e sofisticado em transporte de cargas, com
níveis de conforto e segurança comparáveis aos de um automóvel de luxo.
“Em dois anos, crescemos consideravelmente nossa
linha de produtos. Com o novo caminhão MAN, passaremos a oferecer produtos de
150 a 480 cavalos de potência, nosso maior leque de opções desde quando
iniciamos nossas atividades, há mais de 32 anos”, disse o presidente da MAN
Latin America, Roberto Cortes.
Caminhão mais vendido do Brasil, o Constellation
24.280 chega com mais uma opção para seus clientes: a transmissão automatizada
V-Tronic, combinada ao exclusivo sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A
tecnologia, patenteada e totalmente desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin
America em Resende (RJ), torna possível aproveitar ao máximo as duas relações
do eixo e multiplicar o potencial da caixa. Com esse sistema, a empresa passa a
oferecer a mais ampla gama de veículos com transmissão automatizada do mercado,
nos modelos de 190 a 480 CV.
Entre
os leves, o destaque é o Delivery 10.160 Plus, que possui maior capacidade de
carga quando adaptado com o terceiro eixo, e flexibilidade para diversas
aplicações. Com ele, a empresa atenderá de forma ainda mais ampla o mercado de
VUCs, que cresce a cada ano nos centros urbanos. A linha Worker chega renovada com os novos 17.230 e 23.230, ambos equipados
com motor MAN D08. Ideais para entregas e serviços em áreas urbanas, como
distribuição de bebidas, os veículos são parte da linha de produtos vocacionais
da MAN Latin America.
Em Pós-Vendas, a grande novidade é a exclusiva
linha de lubrificantes Almax, que passa a ser comercializada em toda a rede de
concessionárias do Brasil a partir de janeiro de 2014. Desenvolvido para os
caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, o produto, que segue o conceito dual brand, garante alta performance na
proteção contra o desgaste, proporcionando maior economia de manutenção.
Com presença marcante em mais de 30 países da
América Latina, Oriente Médio e África, a MAN Latin America realiza, pela
primeira vez, lançamentos simultâneos com produtos que atuarão nos mercados brasileiro
e de exportação. Todos os veículos apresentados na feira estarão disponíveis
para os mercados de exportação de acordo com a legislação e oferta de
combustível local.
Mais potência
para os frotistas
A MAN Latin America identificou a
forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentassem uma
velocidade média superior e a melhor relação custo benefício do mercado. Assim
são os novos cavalos mecânicos 19.420, 25.420 e 26.420, principais lançamentos
da montadora em 2013 e que integram a família de caminhões VW Constellation
Tractor. Os veículos estão equipados com a nova transmissão automatizada
V-Tronic modelo ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades, a mesma utilizada nos
caminhões MAN TGX, obtendo grande sinergia entre os produtos da empresa.
A introdução da transmissão combinará o baixo custo de
manutenção de uma caixa de câmbio manual, com a facilidade da mudança
automática de marchas, proporcionando conforto, segurança e maior produtividade
ao motorista e economia na operação. Com grande capacidade de torque, a nova
caixa possui carcaça fabricada em alumínio e dispensa o uso de anéis
sincronizadores, reduzindo o peso do veículo que poderá ser revertido em maior
capacidade de carga.
Atrelado à caixa de câmbio, o novo sistema EasyStart, uma novidade nos caminhões Volkswagen, auxilia a partida do caminhão em rampa e mantém o freio de serviço acionado por até três segundos, após cessar o acionamento do pedal de freio, evitando assim que o veículo se movimente. Para garantir total conforto e segurança dos condutores durante a operação, os novos caminhões Volkswagen V-Tronic não apresentam pedal de embreagem.
A nova transmissão automatizada
poderá ser acionada por meio de alavanca posicionada estrategicamente ao lado
do banco do motorista, de dois modos diferentes: automatizado para as trocas de
marchas automaticamente e manual para a seleção de marchas realizadas pelo
próprio motorista, por meio de movimentos leves na alavanca, para frente e para
trás. Os cavalos mecânicos VW Constellation com 330 CV de potência também
poderão ser equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic, para
comodidade do transportador.
Os veículos são equipados com o
novo motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência, torque máximo de 1.850 Nm,
dotados de tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) e em conformidade com o
Proconve P-7 no Brasil, equivalente ao Euro 5. Os novos modelos Constellation
Tractor foram desenvolvidos para atender à demanda do transporte de cargas em
aplicações rodoviárias de até 63 toneladas de peso bruto total combinado
(PBTC).
Segurança Operacional
Para garantir a segurança
operacional do motorista, a MAN Latin America agrega em todos os cavalos mecânicos
da marca, recursos tecnológicos adicionais como os sistemas de freios ABS, EBD
e o ATC. O sistema de freios ABS (Anti-lock Brake System) impede o
travamento das rodas durante uma frenagem excessiva, colaborando para a
manutenção da dirigibilidade e estabilidade do veículo em curvas, além de
minimizar a distância de frenagem entre os veículos.
O EBD (Electronic
Brake Distribution) controla e gerencia a distribuição da pressão de
frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, de forma a garantir um melhor
equilíbrio e estabilidade do veículo e maximizar a eficiência do sistema de
freios ABS. Já o sistema ATC (Automatic Traction Control) controla a
velocidade das rodas e o torque do motor, de forma a evitar que o veículo
patine em condições de piso escorregadio. O novo sistema também auxilia a partida do veículo em rampas e preserva os componentes do trem de força,
reduzindo assim os custos de manutenção.
Conforto e Produtividade
Operações de transporte como cegonha, frigorífico
e basculante acabam de ganhar mais uma opção para garantir mais conforto e
produtividade. A linha Constellation agora conta com nova cabine leito teto
baixo. Além das características já conhecidas dessa renomada cabine, o novo
modelo foi desenvolvido para aplicações rodoviárias de longa distância, que
exigem a necessidade de espaço interno para o descanso do motorista e para aquelas
aplicações de transporte com limitação de altura da cabine para acoplar o
implemento.
Dentro da nova cabine estão disponíveis
cortinas que proporcionam privacidade ao motorista e permitem separar as
áreas de trabalho e descanso. A grande quantidade de porta-objetos para
utensílios de trabalho e espaço para bagagem oferece total conforto aos
ocupantes.
Cavalos Mecânicos Volkswagen
Constellation 19.330 (manual ou V-Tronic)
Equipado com o motor Cummins ISL
de 330 cavalos Euro 5, possui sistema de injeção Common Rail e dotado de
tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva). O novo motor oferece excelente
desempenho mesmo em baixas rotações e garante benefícios como retomadas de
velocidade, baixo consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
Indicado para composições de
semirreboques com até três eixos com 1 eixo espaçado (“Argentina”), com
PBTC de até 43 toneladas. Perfeito para as aplicações do tipo basculante, carga
seca, furgão, frigorífico, transporte de grãos, plataforma, sider, tanque e
transporte de veículos (cegonheiro).
A versão
V-Tronic, uma das novidades da linha, com transmissão automatizada ZF 16 AS
2230 TD, de alto desempenho e capacidade de torque. Entre as vantagens de
operação, o caminhão não apresenta pedal de embreagem, facilita o treinamento de motoristas e
apresenta maior segurança e conforto na operação.
Constellation 19.390 (manual ou V-Tronic)
O caminhão Constellation 19.390
foi desenvolvido para atender às necessidades de transportadores que buscam uma
solução econômica e eficiente, visando à melhor relação custo benefício.
Destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias, poderá ser
utilizado em semirreboques com até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com
PBTC de até 46 toneladas.
Equipado com motor Cummins ISL
de 400 cavalos de potência, possui turbina de geometria variável e ampla
faixa de torque (1.100 a 1.500 rpm), com torque máximo de 1.700 Nm. Com
tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), assegura rápida resposta ao pedal
do acelerador, favorecendo a retomada de velocidade e menor número de trocas de
marchas.
Apresenta ainda uma manutenção da
velocidade de cruzeiro por mais tempo, transmissão ZF 16S 1685 TD de 16
velocidades, servoassistida, acionamento a cabo com H sobreposto acionado por
tecla localizada na alavanca. Neste modelo, os frotistas também contam com a
opção de transmissão automatizada sob encomenda.
Constellation 19.420 V-Tronic
Primeiro integrante da nova
família de cavalos mecânicos Constellation, o modelo 19.420 está equipado com a
exclusiva transmissão automatizada ZF 16 AS 2230 TD, alto desempenho e
segurança para o motorista. Seu motor Cummins ISL tem 420 cavalos de potência,
tecnologia SCR e conformidade com o Proconve P-7. Possui turbina de geometria
variável e torque máximo de 1.850 Nm.
O caminhão Constellation 19.420
V-Tronic é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias e
utiliza semirreboques com até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC de
até 46 toneladas.
Constellation 25.390 (manual ou V-Tronic)
Desenvolvido para atender às necessidades de
empresários de transporte que buscam economia e eficiência, o caminhão
Constellation 25.390 é voltado para o transporte de cargas em aplicações
rodoviárias. Pode ser equipado com semirreboques de até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC de até 53 toneladas.
Seu motor Cummins ISL de 400
cavalos de potência, dotado de tecnologia SCR e tanque de Arla 32, possui
turbina de geometria variável e ampla faixa de torque (1.100 a 1.500 rpm) com
torque máximo de até 1.700 Nm. A caixa de transmissão é a ZF 16S 1685 TD de 16
velocidades. Neste modelo, os frotistas também contam com a opção de
transmissão automatizada sob encomenda.
Constellation 25.420 V-Tronic
Equipado com a exclusiva transmissão automatizada V-Tronic de série, que combina o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual, com a facilidade da mudança automática de marchas, proporcionando conforto, maior produtividade do motorista e economia na operação. Seu motor é o Cummins ISL de 420 cavalos de potência e torque máximo de 1.850 Nm e tecnologia SCR. O novo modelo é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias utilizando semirreboques de até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC até 53 toneladas.
Constellation 26.390 (manual ou V-Tronic)
O modelo é destinado ao
transporte de cargas em aplicações rodoviárias com semi-reboque ou tipo bitrem,
com PBTC de até 57 toneladas. Equipado com motor Cummins ISL de 400 cavalos de
potência e turbina de geometria variável, e tem de série a caixa de transmissão
ZF 16S 1685 TD de 16 velocidades. Neste modelo, os frotistas também contam com
a opção de transmissão automatizada sob encomenda.
Constellation 26.420 V-Tronic
Constellation 26.420 V-Tronic
O modelo mais potente da família
de caminhões Volkswagen é integrante da linha de cavalos mecânicos
V-Tronic, com motor Cummins ISL e transmissão automatizada ZF 16 AS 2230 TD. É
destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias com semi-reboque ou
tipo bitrem, com PBTC de até 57 toneladas.
Linha MAN TGX
Os cavalos mecânicos TGX 28.440 6x2, TGX 29.440 6x4 e TGX 33.440 6x4,
todos da linha MAN TGX e destinados a aplicações rodoviárias, ganham mudanças
em seu design: no painel da grade frontal foram introduzidas as letras MAN em
novo formato e tamanho maior. O símbolo do “leão” foi reposicionado para a
parte superior (cromada). Além disso, o volante está com diâmetro menor, para
melhorar a empunhadura, e logotipo alterado nos mesmos moldes do painel da
grade frontal.
Produzidos na fábrica da MAN
Latin America em Resende (RJ) desde 2012, os caminhões MAN consolidaram a
presença da montadora no segmento de extrapesados. Com eles, a empresa passou a
oferecer uma gama completa de produtos, com modelos de 5,5 a 100 toneladas de
capacidade total de carga, reforçando ainda mais o conceito sob medida que
consagrou a empresa em seus mais de 30 anos de mercado.
Caminhões MAN “Made in Brazil”
TGX 28.440 6x2
Ideal para aplicações rodoviárias
de médias e longas distâncias e para o transporte de cargas de médias e altas
densidades, o primeiro cavalo mecânico MAN TGX 6x2 oferecido no Brasil possui
capacidade máxima de tração de 70 toneladas podendo operar com semirreboques de
até três eixos espaçados (“Vanderléia”).
TGX 29.440 6x4
Destinado ao transporte
rodoviário de médias e longas distâncias, o veículo é indicado para o
transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74
toneladas. Equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos da roda e com
capacidade máxima de tração de 80 toneladas. O caminhão TGX 29.440 6x4 é
perfeito para as aplicações que utilizam Combinação Veicular de Carga (CVC)
como composições tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritrem.
TGX 33.440 6x4
Veículo desenvolvido
para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74
toneladas em condições mais severas de operação. O caminhão TGX 33.440 6x4 é
dotado de eixos traseiros com redução nos cubos e capacidade máxima de tração de 100 toneladas. Ideal para ser utilizado com Combinação
Veicular de Carga (CVC), tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem ou tritem.
TGX 29.480 6x4
(lançamento em 2014)
O cavalo mecânico, com lançamento previsto
para meados de 2014, é
indicado para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de
57 a 74 toneladas. Equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos da roda e
com capacidade máxima de tração de 80 toneladas. É ideal para as aplicações que
utilizam Combinação Veicular de Carga (CVC) como composições tipo bitrem,
bitrenzão, rodotrem e tritrem.
24.280
V-Tronic
O Constellation 24.280, caminhão mais
vendido do Brasil, chega à Fenatran com mais uma opção para seus clientes: a
transmissão automatizada V-Tronic, combinada ao exclusivo sistema de eixo
automatizado Smart Ratio. A tecnologia, totalmente desenvolvida pela Engenharia
da MAN Latin America em Resende, torna possível aproveitar ao máximo as duas
relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. Com esse sistema, a
empresa passa a oferecer a mais ampla gama de veículos com transmissão
automatizada do mercado, nos modelos de 190 a 480 cv.
As vantagens operacionais são muitas, uma vez
que câmbio automatizado garante melhor consumo médio de combustível, além de
conforto e facilidade de condução ao motorista. A tecnologia é uma das oito
patenteadas da MAN Latin America, garantindo exclusividade e diferencial
tecnológico aos caminhões e ônibus da marca Volkswagen e MAN.
Lançado em 2012, o Constellation 24.280, substituto
do 24.250, campeão de vendas durante quatro anos consecutivos, está equipado
com o motor MAN D08 de seis cilindros - mais econômico, silencioso e robusto,
fabricado no Brasil. É o único na categoria dotado de tecnologia EGR (recirculação
dos gases de exaustão), que elimina a necessidade e o custo de um aditivo
especial, o Arla 32.
Delivery 10.160 Plus
Em tempos de restrições de circulação de caminhões de grande porte nos
grandes centros urbanos, soluções para incremento de carga nos chamados VUCs
(Veículos Urbanos de Carga) são certamente uma necessidade desse mercado. São
esses clientes que a MAN Latin America que a MAN Latin America quer
atender de forma ainda mais completa com o novo Delivery 10.160 Plus, destaque
na Fenatran 2013. O veículo possui peso bruto total de 13 toneladas quando
adaptado com o terceiro eixo e flexibilidade para diversas aplicações.
O modelo, que será comercializado a partir de
2014, é equipado com o motor Cummins ISF 160 e está disponível com a caixa de
transmissão ZF 6S 1010 B0 de 6 velocidades, que aumenta a robustez e
durabilidade para operação urbana. O acionamento a cabo traz mais conforto e
precisão nas trocas de marcha, diminuindo o esforço de trocas e ruído interno,
com mais facilidade e comodidade ao motorista que transita no ciclo urbano e
rodoviário. Entre as aplicações, destacam-se o transporte de bebidas, plataformas
de auto socorro, tanque de combustível, gás, entre outros que necessitem
circular nas grandes cidades, com uma maior carga útil.
Constellation 24.330 em versão
8x2
Atenta a um segmento que cresce cada vez mais
no transporte de cargas, a MAN Latin America levou para a Fenatran o Constellation
24.330 versão 8x2. O caminhão agrega inovações tecnológicas e de segurança
tornando sua condução mais simples e confortável, com durabilidade e baixo
custo operacional.
Com o segundo eixo direcional, instalado pelo
BMB Mode Center – centro de modificações dos veículos da marca, o veículo
ganha muito em capacidade de carga: o Peso Bruto Total Homologado passa de 23
para 29 toneladas, aumentando ainda mais sua produtividade. O caminhão possui
motor Cummins com tecnologia de emissões SCR, transmissão manual ZF e sistemas
de freios ABS e EBD. Suas principais aplicações são furgão, graneleiro,
basculante, tanque, frigorífico, sider, entre outras.
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