Uno turbo tinha motor de 118 cv e chegava a quase 200 km/h |
Luís Alberto
Alves
Lançado em março de 1994, o
primeiro carro a gasolina com motor turbo de fábrica trazia requinte,
esportividade e alta potência. O Uno Turbo i.e, porém, não será lembrado apenas
pelos seus números privilegiados de performance, mas também como o carro que iniciou
a tendência downsizing no Brasil. Hoje, palavras como eficiência energética,
motores pequenos e potentes, baixo consumo de combustível e fun-to-drive fazem
parte do vocabulário comum. Mas, há 20 anos atrás, realmente eram inovações.
Inovações que vieram junto com o Uno Turbo i.e.
Equipado com um pequeno e
eficiente motor de quatro cilindros, 1.4 litros e turbo-compressor, o Uno Turbo
desenvolvia 118 cv, potência equivalente a motores 2.0 litros de aspiração
natural da época. Com tamanha potência, o Uno Turbo i.e era referência no
desempenho, acelerando de zero a 100 km/h em apenas 9,2 segundos e chegando a
velocidade final de 195 km/h, números invejáveis até hoje.
Com tamanha potência, houve uma
revisão completa no Uno. Sua caixa de cinco marchas foi completamente revista,
com novas relações, enquanto todo o sistema de suspensões e freios foram
redimensionados. Sua carroceria era 10 mm mais baixa, os pneus traziam as
dimensões de 185/60/14, montados em exclusivas rodas com 5,5 polegadas de
largura e os discos de freio dianteiros eram os mesmos do Tempra, assim como os
tambores traseiros.
A potência do Urno Turbo era equivalente aos dos carros 2.0 de aspiração natural da época |
O painel era muito completo
e de fácil visualização, como em todo bom esportivo. Trazia dois grandes
mostradores, velocímetro e contagiros, e contava também com manômetro de turbo
(pressão de trabalho de 0,8 bar), temperatura de água, pressão e temperatura do
óleo lubrificante. Como particularidade, seu estepe saiu do cofre do motor e
ganhou o porta-malas, caso único em todos os Uno comercializados no Brasil.
O
Uno Turbo i.e marcou uma geração de clientes que procuravam um carro pequeno,
muito veloz e extremante exclusivo: ele foi fabricado somente entre 1994 e
1996. Depois dele, a Fiat concretizou o downsizing no Brasil e abriu caminho
para outros modelos marcantes, como Tempra Turbo e Tempra Stile, além do Marea
Turbo. Atualmente, a Fiat avança no downsizing com as tecnologias MultiAir,
propulsores multiválvulas da família E.torQ e os esportivos Punto T-Jet e Bravo
T-Jet que, com apenas 1.4 litros de cilindrada, dispõem de 152 vc.
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