Família de caminhões Mercedes Benz exposta na Fenatran/2013 |
Actros 4160 AK SLT tem capacidade para puxar até 250 toneladas |
Actros 4160 Ak SLT 8X8 tem suspensão a ar |
Interior da cabine do Actros 4160 AK SLT, dotado de câmbio automático |
Cavalos Mecânicos Axor 3131 e Axor 2544 |
Actros 2655, outro destaque de cavalo mecânico acoplado à carreta bitrem |
Accelo 1016, indicado para transporte urbano |
Cabine do Accelo 1016 |
Caminhão Atron 1719, uma das novidades da Mercedes Benz |
O comercial leve Sprinter chassi |
Interior da Sprinter Van |
Sprinter furgão misto |
Sprinter van |
Luís Alberto
Caju
Outro destaque da
Fenatran, de 28 de outubro a 1 de novembro, no Pavilhão de Exposições do
Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, foi o extrapesado gigante Actros
4160 AK SLT, da Mercedes-Benz, indicado para transporte de cargas indivisíveis,
oferecendo capacidade técnica de tração de 250 toneladas. Segundo o vice-presidente
de Vendas e Marketing da Montadora, Joachim Maier, com esse robusto e
resistente veículo, a empresa vai reafirmar a posição da marca como geradora de
soluções para todas as demandas do mercado. “O cliente sabe que pode contar com o caminhão certo para cada atividade
de transporte de sua empresa”, ressaltou.
De acordo com
Maier, a chegada do Actros SLT, fabricado na Alemanha, reforça
a presença do Actros no País. “Com os já disponíveis modelos rodoviários 2546,
2646 e 2655 e com o off-road 4844, a família Actros está consolidada no Brasil, sendo fabricada na planta da Mercedes-Benz
em Juiz de Fora, MG, por brasileiros e para o mercado brasileiro”, disse. “Ou seja, aqui ou na Alemanha, nós
temos em nosso portfólio o produto ideal para cada necessidade dos clientes”, enfatizou.
O Actros 4160 AK SLT tem motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8 de 598 cv de potência
a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. Com
tração 8x8 e suspensão a ar, esse caminhão conta com Capacidade Máxima de
Tração (CMT) de 250 toneladas, sendo especialmente concebido para o transporte pesado
de cargas indivisíveis.
Ele recebeu os
melhores componentes de uma série de modelos da nova geração de caminhões Mercedes-Benz
que combinados formam a "joia” da engenharia de caminhões. A Custom
Tailored Trucks (CTT), localizada na cidade de Molsheim na região da Alsácia e
gerida pela fábrica de caminhões de Wörth, é a responsável pelo desenvolvimento
e produção do SLT.
O câmbio totalmente
automatizado Mercedes PowerShift, disponível para o Actros SLT, foi projetado
para proporcionar alto torque, possibilitando operar com cargas de até
250 toneladas. O Actros SLT vem equipado também com uma embreagem de acoplamento
hidráulico que proporciona manobras e partidas isentas de desgaste da embreagem
seca. Além disso, o veículo conta com retarder integrado na embreagem e refrigeração
adicional.
A embreagem de acoplamento hidráulico
proporciona ao Actros SLT excepcional capacidade de manobras, de condução e de
tração em baixa velocidade, o que significa maior flexibilidade possível na
operação.
As grandes
quantidades de calor geradas pelo motor e transmissão são dissipadas pelo
sistema de arrefecimento de alto desempenho, que fica atrás da cabina.
Actros
rodoviário
O Actros rodoviário – oferecido
nas versões 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 – é o caminhão mais completo do
mercado brasileiro, com amplo pacote de itens de avançada tecnologia. Na versão
Megaspace Segurança, apresenta uma série de componentes exclusivos, como o
sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente
ativo de frenagem e retarder.
Ele também é equipado, de série,
com câmbio automatizado Mercedes PowerShift (com sensor de inclinação), exclusivo
freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios
a disco em todas as rodas, com gerenciamento eletrônico, EBD, ABS e ASR.
O elevado padrão de segurança do
Actros inclui cintos de segurança de três pontos. Para facilitar o dia a dia de
quem conduz o caminhão, a cabina oferece vidros elétricos nas duas portas,
alarme de ré, imobilizador eletrônico, amplos retrovisores e espelhos de rampa.
Além disso, é equipado com piloto automático, sensor de chuva e acionamento
automático dos faróis.
O computador de bordo inclui
indicadores de consumo e manutenção, além do “Econômetro”, faixa econômica de
condução do caminhão. “Com o Actros, atendemos um crescente segmento de
mercado, que exige alta potência, excelente desempenho e elevado conforto para
longas distâncias rodoviárias”, afirmou o diretor de Vendas e Marketing de
Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Gilson Mansur. “Estamos respondendo a
essa demanda e propiciando, ao mesmo tempo, alto padrão de conforto, inteligência
e segurança, juntamente com reduzido custo operacional. Assim, asseguramos
eficiência e rentabilidade para os nossos clientes”, explicou.
De acordo com ele, além do motor
de alta potência, o Actros atende a outra demanda do mercado, que necessita de
veículos cada vez mais específicos para cada aplicação. “O Actros 2655 6x4, por
exemplo, é a solução ideal para os operadores logísticos que utilizam bitrenzão
de 9 eixos ou rodotrem de 9 eixos, com PBTC de 74 toneladas e semirreboques do
tipo carga seca aberta, graneleiro ou tanque, entre outros implementos. Estes
transportadores desejam alta potência a fim de alcançar velocidades médias mais
elevadas e reduzir o tempo das viagens, aumentando a produtividade do caminhão.
São aquelas operações nas quais a pontualidade na entrega da carga é um fator
de primordial importância”, ressaltou.
Conforto e a Produtividade
Os caminhões Actros são indicados
especialmente para os grandes frotistas e as empresas de transporte que
valorizam e reconhecem a importância do conforto e da segurança como aliados no
aumento da produtividade no transporte.
Os cavalos-mecânicos Actros 2546
6x2 e 2646 6x4, indicados para transporte rodoviário de carga, são equipados
com motor V6 de 456 cv de potência. A eles junta-se o Actros 2655 6x4 V8 com
551 cv de potência. Já a força do basculante Actros 4844 8x4 nas severas
aplicações fora-de-estrada vem do motor de 435 cv.
Indicados para o transporte
rodoviário de longas distâncias, os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2, 2646 6x4
e 2655 6x4 permitem a utilização de diversos semirreboques, como graneleiros, carga
seca aberta, furgão, sider, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e
outros. Também são utilizados para tracionar muticomposições, como bitrem,
bitrenzão e rodotrem.
O Actros basculante 4844 K 8x4 da
Mercedes-Benz é um caminhão indicado para as severas operações fora de estrada,
como na mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura.
Eixos traseiros sem
redução nos cubos
A partir do 1º trimestre de 2014,
a Mercedes-Benz passa a disponibilizar eixos traseiros sem redução nos cubos
que já estavam disponíveis para a versão 6x2 . Isso aumenta a sua versatilidade
na oferta de soluções focadas no transporte rodoviário de longas distâncias,
atendendo plenamente às configurações de bitrem com PBTC de 57 toneladas e
bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.
O principal benefício da
utilização dos eixos sem redução nos cubos é a melhora no rendimento mecânico,
o que resulta em menor consumo de combustível, proporcionando maior
rentabilidade aos clientes.
Nos Actros 6x4 rodoviários,
estarão disponíveis os eixos HD6/HL6, sem redução nos cubos. Os consagrados
eixos traseiros com redução nos cubos, os Mercedes-Benz HL-7 e HD-7/HL-7,
continuam sendo oferecidos para toda a linha Actros.
Conforto superior ao
motorista
Disponível como item de série para toda a
linha de caminhões Actros, tanto rodoviários quanto fora de estrada, o câmbio
totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem, assegura
diversas vantagens, tanto para o motorista, quanto para o cliente.
O câmbio Mercedes Powershift vem equipado com sensor
de inclinação que proporciona troca de marchas mais rápidas e inteligente
melhorando ainda mais o desempenho e o consumo de combustível.
A
grande vantagem do sistema automatizado de troca de marchas é a otimização do
consumo de combustível. Além disso, tem
potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas de uma
frota, aproximando os menos experientes aos melhores, fazendo com que a média
de consumo da frota cresça significativamente.
Sem o pedal de embreagem, o sistema elimina
esforços, como a menor fadiga do motorista, que pode ficar mais atento a outros
itens de desempenho e segurança da condução do caminhão.
Os ganhos econômicos proporcionados pelo câmbio
Mercedes PowerShift são ainda maiores. Sem anéis de
sincronização, as engrenagens são mais largas e robustas, demandando um menor
custo de manutenção. Aliado à redução de peso, isso também otimiza o custo
operacional. O sistema é totalmente protegido, a fim de evitar qualquer tipo
indevido de condução, como, por exemplo, um sobregiro do motor.
Exclusiva
cabina Megaspace
O
Actros rodoviário estabeleceu no mercado brasileiro um novo padrão de conforto
com a cabina Megaspace, que se destaca pela suspensão a ar e elevados níveis de
ergonomia e funcionalidade. Com piso totalmente plano, altura interna de 1,92
metro e largura de 2,26 metros, a espaçosa cabina proporciona notável liberdade
de movimentos e total comodidade para o motorista em todas as circunstâncias,
seja como posto de trabalho, sala de estar ou dormitório.
O
bem-estar a bordo é incrementado pelo sistema de ar condicionado e pelo exclusivo
ar condicionado noturno da cabina Megaspace, que funciona com o motor
desligado, sendo ideal nas paradas para descanso ou em filas de espera.
A
linha Actros é oferecida em quatro versões de
cabinas: Curta (para o basculante fora de estrada), Leito Teto Baixo, Leito
Teto Alto e Megaspace. Ampliando as opções de escolha para os clientes e
atendendo a necessidades específicas do segmento rodoviário.
Modelo
|
Motor
|
CMT
(kg)
|
Entreeixos
(mm)
|
Actros
2546 LS
6x2
|
OM
501 LA (V6) BlueTec5
456 cv @ 1.800 rpm
2.200 Nm @ 1.080 rpm
|
Eixo Tras, HL6 50.000
Eixo Tras. HL 8/HL7 60.000
|
3.300
|
Actros
2646 LS
6x4
|
OM
501 LA (V6) BlueTec5
456 cv @ 1.800 rpm
2.200 Nm @ 1.080 rpm
|
Eixo Tras. HD6 / HD7
80.000
|
3.300
|
Actros
2655 LS
6x4
|
OM
502 LA (V8) BlueTec5
551 cv @ 1.800 rpm
2.600 Nm @ 1.080 rpm
|
Eixo Tras. HD6 / HD7
80.000
|
3.300
|
Actros
4844 K
8x4
|
OM
501 LA (V6) BlueTec5
435 cv @ 1.800 rpm
2.100 Nm @ 1.080 rpm
|
123.000
|
1.630 + 2.750 + 1.450
|
S = Cavalo-Mecânico
com Suspensão Pneumática e K = Basculante
Nova geração do sistema de gestão de frota
FleetBoard
O Brasil foi escolhido pela Mercedes-Benz para
o lançamento mundial da nova geração do sistema de gestão de frota FleetBoard,
atualmente já utilizado com êxito no País em caminhões extrapesados Axor e
Actros. “Os clientes brasileiros serão os
primeiros a conhecer a nova versão do sistema de telemática mais avançado e
completo de todas as montadoras”,
afirmou o gerente
sênior do FleetBoard Brasil, André Weisz. “Entendemos que não é suficiente apenas oferecer o melhor produto de
telemática para o gerenciamento de frota. É necessário também ampliar os
serviços para aumentar a segurança do veículo e da carga ajudando a prevenir acidentes
e também protegendo-os contra furtos e roubos”, afirmou.
Para o vice-presidente
de Desenvolvimento de Caminhões e Agregados da Montadora, Walter Sladek, um
importante aprimoramento da nova geração do FleetBoard é que o sistema passa a integrar o gerenciamento eletrônico
do veículo. “O novo aparelho não está visível no interior da cabina. Por isso, é extremamente seguro, não permitindo manipulação ou
mesmo sua retirada. Isso
propicia tranquilidade e uma solução na qual o cliente pode depositar sua
confiança”, garantiu.
Desenvolvida em parceria entre a FleetBoard da
Alemanha e a equipe de Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil, essa tecnologia é
ideal para atender às necessidades dos clientes brasileiros, estando disponível,
a partir do primeiro trimestre de 2014, para todas as linhas de caminhões e ônibus.
Redução nos custos
operacionais
A avançada
solução de telemetria, o FleetBoard utiliza as facilidades da Internet e da
telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas,
assim como da segurança do veículo e da carga. “Entre os seus grandes benefícios
destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a possibilidade de redução de
até 15% do custo operacional, considerando consumo e manutenções, e maior
disponibilidade da frota, o que resulta em mais rentabilidade para o cliente”.
O novo FleetBoard reforça o conceito da oferta
por parte da Mercedes-Benz de uma solução completa para o sucesso do
transportador. “O nosso compromisso é que o
cliente não precise comprar o caminhão em um lugar, um sistema de gestão de frota em outro, e o rastreador em
um terceiro local”. Na Mercedes-Benz, ele encontrará tudo isso, com a
credibilidade de quem dispõe de amplo conhecimento e experiência no
assunto.
No Brasil, são mais de 2.000 caminhões Axor e
Actros operando com o FleetBoard. “No mundo, já são mais de 100.000 veículos”.
Além disso, para garantir a eficiência do sistema, a Mercedes-Benz conta com
uma equipe de consultores preparados para prestar esclarecimentos sobre este
inovador serviço no mercado brasileiro.
Smartphones
ou tablets
O FleetBoard é
uma ferramenta de uso extremamente amigável
que propicia muitas facilidades aos clientes. O acesso aos dados e às
informações da frota é muito simples, bastando apenas um computador ou telefone
móvel com Internet e a contratação dos serviços.
A gestão de frota é feita à distância, nos
escritórios das empresas de transportes. Também por meio de smartphones e tablets – incluindo aplicativos para iPhone e
iPad – o gestor
pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota. Ou seja, ele tem
sempre à mão diversas informações, como a localização e a performance de seus
caminhões, entre outras.
Soluções para
combate a furtos e roubos
A nova
geração do FleetBoard passará a oferecer sofisticadas soluções de rastreamento,
segurança e gerenciamento de risco de cargas e logística. O objetivo é apoiar o
cliente no combate a furtos e roubos de veículos e de cargas. Para essa
prestação de serviços é utilizada uma tecnologia de ponta e a ampla experiência
da central de inteligência e da equipe de localização própria de um parceiro
nacional, líder nesse segmento.
Para sua tranquilidade
e comodidade, o cliente do FleetBoard conta também com suporte da Central de
Atendimento 24 horas, durante sete dias por semana, bem como da Rede de
Assistência Técnica, presente em todo o País, para instalação e manutenção.
Direção econômica e segura
“Graças às facilidades do FleetBoard, os
gestores da frota tem total controle e acesso a informações sobre o tipo de
direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de
melhoria na condução”, disse André Weisz. “Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um
melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor
consumo de combustível, ampliando os intervalos entre as manutenções. Um
veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e
liquidez na hora da troca por um novo”.
De acordo com ele, outro possível resultado
proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes,
filtros e freios. “As vantagens não param por aí. Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma
redução do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como
do veículo e da carga”.
Outro dado muito importante fornecido pelo
sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso
permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova
legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de
falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.
Investimentos
de R$ 1 bilhão
A Mercedes-Benz do Brasil irá investir aproximadamente
R$ 1 bilhão no biênio 2014 e 2015 em suas fábricas de caminhões e ônibus no
País. Este expressivo volume de recursos será destinado à pesquisa e
desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, nacionalização da linha de
caminhões extrapesados Actros, otimização de processos e modernização de áreas
de produção, entre outras. Também compõem esse forte plano de investimentos
projetos de cunho social e ambiental. O investimento abrange as plantas da
Empresa, nas cidades de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, e em Juiz
de Fora, Minas Gerais.
“Nossa Empresa é responsável pelo maior plano
de investimentos do setor, destinando um total de R$ 2,5 bilhões no Brasil no
período entre 2010 e 2015, com destaque para a inauguração da nova fábrica de
caminhões em Juiz de Fora e o aumento da capacidade produtiva em São Bernardo
do Campo”, destacou o CEO para América Latina, Philipp Schiemer e presidente da
Mercedes-Benz do Brasil. “Isso reafirma a crença do
Grupo Daimler em nosso País, na sua economia e no potencial do mercado brasileiro
de veículos comerciais”.
De acordo com Philipp Schiemer, esse novo investimento permite que a
Empresa se torne cada vez mais competitiva num mercado muito concorrido como o
do Brasil atualmente. “Continuamos a contribuir de forma decisiva para a
evolução da indústria automobilística nacional, gerando soluções completa para
todas as demandas do transporte de cargas e de passageiros”, diz o executivo. “Isso
inclui o maior portfólio de produtos e serviços e a maior e mais completa
estrutura de atendimento, tanto na Rede de Concessionários, presente em todos
os Estados do Brasil, como em nossa Central de Relacionamento com o Cliente, a
mais premiada do setor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário