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Guia de bolso traz orientações sobre o funcionamento das tecnologias disponíveis no novo Focus |
Luís Alberto Alves
A Ford lançou um guia de bolso com orientações
sobre o funcionamento das tecnologias disponíveis no Novo Focus. O objetivo é
facilitar o uso prático, de forma rápida e simples, de todos os recursos
disponíveis no modelo da Ford, hoje um dos mais completos do mercado
brasileiro. O Guia de Bolso do Novo Focus está disponível para consulta e
download no site da Ford, dentro das páginas do Novo Focus Hatch e Sedan (http://www.ford.com.br/carros/novo-focus-hatch e http://www.ford.com.br/carros/novo-focus-sedan).
Entre os 22 itens abordados no
caderno estão o sistema de estacionamento automático, o sistema de
conectividade SYNC, a chave com sensor de presença, o sistema AdvanceTrac, o
aviso de pressão baixa dos pneus, o ar-condicionado automático e digital, o
ajuste de altura do facho dos faróis, os espelhos retrovisores com rebatimento
elétrico, o sensor de chuva, o computador de bordo e o piloto automático.
“O Novo Focus é referência em
qualidade e dirigibilidade, com tecnologias inovadoras não encontradas em
outros veículos do segmento. Criamos esse guia junto com os times de Serviços e
Engenharia para orientar os proprietários a aproveitar todos os recursos que o
carro oferece”, disse a gerente de Marketing do Produto da Ford, Adriana
Carradori.
O guia abre com o sistema de
partida dos motores flex, que dispensa o tanque adicional de gasolina: sistema
eletrônico Easy Start no motor 1.6 Sigma TiVCT Flex e injeção direta de
combustível no motor 2.0 Duratec Direct Flex. O Novo Focus tem também um
sistema de segurança que só permite ligar o motor quando se pressiona o pedal
da embreagem na versão com transmissão manual, ou o pedal do freio na versão
automática PowerShift, com a alavanca na posição P ou N.
Condução de transmissão
O caderno explica também os três
modos de condução da transmissão automática sequencial PowerShift, com seis
velocidades e dupla embreagem: D para economia de combustível usando as seis
marchas; S para condução mais esportiva usando até a quinta marcha; e
SelectShift com trocas manuais.
O sistema de estacionamento
automático, que identifica vagas paralelas e faz o giro do volante
automaticamente enquanto o motorista controla o freio, acelerador e
transmissão, seguindo as orientações na tela, é assunto de outro capítulo.
Há também seções que ensinam a
sincronizar o celular e utilizar os comandos de voz do sistema de conectividade
SYNC, acessar as funções na tela do computador de bordo, ativar e ajustar a
câmera de ré, usar o controle individual de temperatura do ar-condicionado automático
e digital para motorista e passageiro, ajustar a altura do facho dos faróis,
ativar e comandar o limitador de velocidade.
As demais seções abordam o
travamento/destravamento e partida do carro usando a chave com sensor de
presença, a abertura global das portas, vidros e teto solar, o assistente de
partida em rampas, os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e o Ford
Ecomode, tela que indica se o motorista está dirigindo de maneira eficiente
para economizar combustível.
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