![]() |
Os veículos começaram a ser entregues neste mês de setembro |
Luís Alberto Alves
A Volvo Bus Latin America vendeu
40 ônibus articulados para circular no Eixo Anhanguera, corredor de BRT (Bus
Rapid Transit) de Goiânia, capital de Goiás. A Suécia, concessionária Volvo na
região, venceu a licitação realizada pelo Governo Estadual. Os veículos
começam a ser entregues em setembro e vão circular na ampliação do corredor
operado pela Metrobus. Todos serão equipados com sistemas de gestão de frota e
de tráfego.
“O
transporte urbano de Goiânia se destaca pela eficiência na operação, com viagens
rápidas, e do sistema de informação ao passageiro, que podem programar seus
deslocamentos sem perder tempo esperando os ônibus nos pontos de parada”,
afirmou o presidente da Volvo Bus Latin America, Luís Carlos Pimenta.
O sistema de gestão de tráfego (ITS4mobility)
monitora a circulação da frota de ônibus indicando a posição dos veículos no
trajeto e o tempo de percurso. Os passageiros podem acessar em tempo real, via
internet, mensagens de texto no celular, call center e totens instalados em
pontos estratégicos, os horários de chegada dos ônibus aos pontos de parada de
cada uma das linhas.
Os operadores de transporte são beneficiados
com informações como tempo de percurso, pontualidade, quantidade de ônibus nos
trajetos e velocidade média por linha. Com esses dados em mãos, podem agir para
corrigir falhas e garantir a eficiência do sistema de transporte.
Integrado ao sistema de gestão de frotas (Fleet Manager), o operador acessa
ainda o consumo de combustível, giro, marcha lenta, emissão de poluentes, código
de horas e quilômetros rodados e velocidade média da frota por veículo e por
motorista.
“São informações que ajudam a garantir a
eficiência do sistema de transporte, ao mesmo tempo que permitem aos operadores
obter uma alta performance dos ônibus e dos motoristas, reduzindo custos
operacionais”, destacou Vinicius Gaensly, responsável pela área de telemática
da Volvo Bus Latin America.
Os ônibus possuem 21 metros de comprimento e
capacidade para 180 passageiros. O modelo transporta até 20% mais passageiros
que outros articulados disponíveis no mercado, aumentando a capacidade de
transporte do corredor em que vão circular.
Todos são equipados com caixa de câmbio
automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios
que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Além disso, possuem
controle de aceleração inteligente, item que garante que somente a potência
necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, reduzindo em
até 3% o consumo de combustível em relação aos modelos similares do
mercado.
Para dar suporte à operação dos ônibus
articulados, a Suécia está assumindo a manutenção dos veículos. A
concessionária vai atender aos clientes dentro da garagem com equipe própria
dedicada. “Vamos oferecer todo o suporte necessário para garantir a
disponibilidade dos ônibus e que todos estejam circulando com sua melhor
performance”, afirma Norton de Oliveira e Silva, diretor executivo do Grupo
Suécia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário