![]() |
Os ônibus foram apresentados hoje (19) no Rio de Janeiro |
Luís
Alberto Alves
Dois ônibus biarticulados da Volvo
estão entrando em testes na Transcarioca, um dos corredores do BRT (Bus Rapid
Transit) do Rio de Janeiro. Os ônibus foram apresentados nesta sexta-feira, 19,
pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes. A Transcarioca liga o aeroporto do
Galeão à Barra da Tijuca.
“A intenção é melhorar o sistema cada vez mais. Essa é uma evolução e tenho
certeza que estes dois ônibus vão melhorar o conforto das pessoas” disse Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
O biarticulado tem 28 metros de comprimento e
capacidade para 270 passageiros. Ao transportar um número maior de pessoas,
garante mais agilidade e eficiência ao sistema de transporte, e um menor custo
operacional.
O uso do veículo é consagrado em BRTs
considerados referência, como o de Curitiba, no Paraná; e o de Bogotá, na
Colômbia. “Em nossa operação nas canaletas do BRT de Curitiba, o uso de
veículos biarticulados faz com que um número maior de passageiros seja
transportado simultaneamente. Um biarticulado faz o papel de dois articulados
de 18,6m, diminuíndo o número de mão de obra operacional, o consumo em total de
litros, e a quantidade de pneus rodando”, diz Maurício Gulin, presidente da
empresa Cidade Sorriso, uma das operadoras do BRT de Curitiba.
Ao
circular por vias exclusivas, o consumo de combustível é otimizado. “Os horários de pico também são beneficiados pelos
biarticulados, devido à sua grande capacidade de transporte”, complementou
Eduardo Tows, gerente de manutenção da Cidade Sorriso.
O veículo é indicado para vias que permitem
velocidades médias maiores. Sua maior capacidade permite a manutenção da
velocidade média do sistema, uma vez que diminui o número de veículos em
circulação. “O articulado transporta 85% mais passageiros que um articulado,
consequentemente você precisa de 85% menos veículos em circulação”, destacou o
coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America, Idam Stival
A redução de custos operacionais garante um
menor custo por passageiro transportado, o que permite um valor de tarifas
acessíveis, sem necessidade de altos subsídios governamentais.
“O
veículo é uma solução para aumentar a eficiência dos sistemas de transporte
urbano nas grandes cidades, pois oferece melhor qualidade de vida aos
passageiros, uma vez que diminui os tempos de deslocamento”, afirmou o presidente
da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta
Os ônibus biarticulados que entraram em
circulação no Rio de Janeiro são equipados com caixa de transmissão automática,
freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece
mais eficiência e estabilidade às frenagens. Estes itens garantem segurança à operação, conforto
aos passageiros e diminuem o desgaste dos componentes, reduzindo os custos de
manutenção.
O modelo possui controle de aceleração
inteligente, que otimiza o consumo de combustível. A tecnologia garante que
somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de
velocidade, de acordo com o peso do veículo, evitando aceleração acima do
necessário. “O veículo reúne uma série de diferenciais que garantem
segurança à operação e conforto aos passageiros”, destacou Stival. Outra
vantagem é que o biarticulado possui menor raio de giro que o ônibus
articulado, melhorando a dirigibilidade e garantindo manobras mais tranquilas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário