Modelo é cotado em R$ 128.700,00 e tem motor 2.0 |
Luís Alberto Alves
O Ford Fusion Hybrid está liderando o
crescimento do segmento de veículos híbridos e elétricos no Brasil, que avançou
74% de janeiro a agosto. O modelo respondeu por nada menos que 80% das vendas,
ou seja, 444 das 558 unidades registradas no período. Embora ainda seja pequeno
dentro do volume total do mercado interno – menos de 0,1% – esse número vem
evoluindo rapidamente e já ultrapassa o total comercializado em 2013.
Carro mais econômico do País no ranking do
Inmetro/CONPET, o Ford Fusion Hybrid vem ganhando espaço no mercado desde o
lançamento da nova geração, há um ano. Além de inovações na tecnologia e no
design, o sedã híbrido da Ford reduziu a diferença de preço em relação aos
modelos a gasolina, que caiu de R$30 mil para R$7 mil. Com isso, ficou mais
acessível e hoje é cotado em R$128.700.
Essa queda se deve à mudança do motor 2.5 para
o atual 2.0, que permitiu o enquadramento do veículo em uma alíquota menor de
tributação do IPI. “O consumidor é extremamente sensível a preço e ficou mais
atraente investir na nova tecnologia”, destacou o gerente geral de Marketing da
Ford, Oswaldo Ramos. “A diferença atual de preço se paga em cerca de dois anos
de uso por conta da economia de combustível proporcionada pela versão híbrida.”
A primeira geração do Fusion Hybrid vendia uma
média de 30 unidades por mês, a grande maioria por meio de venda direta para
empresas. A nova geração, além de alcançar o dobro do volume mensal, tem 80%
das unidades vendidas no varejo, para o consumidor final.
A expectativa da Ford é que a tendência de
aumento de volume continue. “Ainda é um número baixo se comparado aos Estados Unidos,
que vende cerca de 6 mil unidades do Fusion Hybrid por mês, mas é um início de
mudança do consumidor brasileiro”, disse.
Requinte
sustentável
Primeiro híbrido total do Brasil, o Fusion
Hybrid faz 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. Seu sistema propulsor
conta com um motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e um motor elétrico,
alimentado por uma avançada bateria de íons de lítio, e transmissão
continuamente variável e-CVT controlada eletronicamente.
O carro tem uma potência combinada de 190 cv e
pode acelerar até 100 km/h no modo elétrico. Seu sistema de frenagem
regenerativo recupera até 95% da energia perdida nos freios. Uma tela no
painel, o "Ecoguide", ensina o motorista a dirigir de modo mais
sustentável com gráficos de folhas que crescem com a economia de energia.
Vendido exclusivamente na versão Titanium,
topo de linha, o Fusion Hybrid vem completo, com 8 airbags, sistema de estacionamento
automático, câmera de ré, sistema de permanência em faixa, piloto automático
adaptativo, alerta de colisão, sistema de monitoramento de pontos cegos com
alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em rampa e sistema Advance
Trac com controle eletrônico de estabilidade e tração. Sistema de conectividade
SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz, sistema de acesso
inteligente e partida sem chave, bancos com ajuste elétrico, tomada de 110 V e
teto solar elétrico são outros itens de série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário