Mercedes GLA visa ampliar ainda mais participação da marca no mercado premium |
A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao
Brasil do GLA, quinto SUV da marca. Com esse lançamento, a perspectiva da Mercedes-Benz é
ampliar ainda mais sua participação no mercado premium. Inicialmente importado,
o GLA será produzido futuramente no Brasil, na nova fábrica da Mercedes-Benz em
construção em Iracemápolis (SP)
“Com suas características marcantes, o GLA
incorpora nosso pensamento evolutivo e cativa por seu design esportivo e
dinâmico, além de possuir proporções que conferem praticidade ao modelo”,
explicou o diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil,
Dimitriz Psillakis. “Nós acreditamos que o modelo irá fascinar tanto aqueles
que já são clientes da marca, quanto um novo público ainda mais jovem e
conectado”.
Ágil na cidade, dinâmico e eficiente na
estrada, o veículo tem acabamento de alta qualidade, desenvolvido com a atenção
aos detalhes característica da marca. O mesmo cuidado se reflete no interior
simultaneamente sofisticado e funcional, onde o encosto do banco traseiro pode
ser rebatido completamente, praticamente dobrando a capacidade de carga do SUV
de 421 para 836 litros. O generoso compartimento de bagagem pode ser carregado
sem dificuldade graças à soleira baixa e à larga porta de acesso.
Design: dinâmico e expressivo
Jovialidade e modernidade, expressos por
linhas harmônicas, constituem a filosofia de design da Mercedes-Benz. O
pacote de acabamento externo e interno com diversos detalhes cromados reforçam
o aspecto premium e o impacto visual desse automóvel.
O GLA traz os genes marcantes dos SUVs da Mercedes-Benz,
mas é mais jovem e escultural. As linhas laterais longas, as grades do radiador
e o desenho dos faróis integrados ao veículo dão a ele um forte apelo visual.
A dianteira vertical, proeminente e
autoconfiante, com a estrela ao centro dá ao GLA uma impressão de superioridade
e força. O capô é estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla
lâmina, que reforçam a impressão de largura. A expressividade da dianteira é
realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs,
que criam a assinatura luminosa exclusiva do veículo.
O para-choque dianteiro traz proteção inferior
e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta, reforçando as
características SUV do GLA. Esses reforços começam bem baixo no
para-choque dianteiro e protegem contra impactos.
Da mesma forma, as laterais do GLA transmitem
força e dinamismo. Seguindo a filosofia de design da marca, a linha descendente
nasce no farol e se estende até o arco da roda traseira. O friso da linha de
cintura sobe gradualmente desde a porta traseira até a coluna C. O contorno da
curvatura, captando a luz, e a linha de contraponto na altura da saia lateral
criam um conjunto de linhas que dá ao veículo um dinamismo fluido. A proteção
lateral segue os contornos dos arcos das rodas e dos painéis das saias laterais
até o para-choque traseiro. Frisos no teto completam o visual.
O design arrojado e imponente aliado ao luxo interior é outro destaque do modelo |
Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são
ressaltados ainda mais pelo afinamento das colunas C. Em combinação com as
lanternas traseiras, elas ressaltam a largura da parte posterior do automóvel,
impressão aumentada pela janela traseira curvada e pela maçaneta cromada curva
posicionada entre as lanternas. Graças às proporções traseiras típicas de SUVs,
a abertura de carga é bastante larga. O grande e funcional spoiler aerodinâmico
no teto é outro elemento visualmente atrativo.
Interior: design atraente com alta
percepção de qualidade
O design arrojado e imponente do exterior tem
continuidade no interior do veículo, em que a qualidade é claramente
perceptível nos contornos, seleção e combinações de materiais. Todas as
superfícies de acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando em
um acabamento perfeito.
O painel com moldura Silver Wave tem duas
seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e
no tato. Granulações tridimensionais foscas e brilhantes criam um cativante
efeito luminoso. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são
integradas ao painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a
face em Black Piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três
raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é
equipamento de série.
A alta qualidade dos assentos esportivos é
ressaltada pela abertura na parte inferior do apoio de cabeça. Os painéis de
revestimento das portas têm qualidade extremamente alta. As superfícies foscas
e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios
de braços das portas têm frisos cromados. O acabamento do teto é preto e, nas
versões Vision e Vision Black Edition, destaca-se o teto solar panorâmico, com
abertura deslizante por comando elétrico.
Grande eficiência aerodinâmica
Com o GLA, mais uma série de modelos da Mercedes-Benz se
torna benchmark em sua categoria pela eficiência aerodinâmica. O coeficiente
aerodinâmico (Cd) do modelo é 0,31.
As boas características do fluxo de ar, um
importante fator para o baixo consumo de combustível em condições normais de
uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica. Elas
incluem o baixo relevo da coluna A, com uma geometria adequada, e o design
aerodinâmico dos espelhos externos. Na traseira, os recursos incluem o spoiler
do teto e o formato das lanternas. O design da traseira assegura que o
fluxo de ar seja dividido para aumentar também essa eficiência. Vedações no
para-choque dianteiro (na área do radiador e ao redor dos faróis) são outras
medidas de otimização.
A cobertura extensiva da parte inferior do
assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro e o
silenciador traseiro, facilitam o fluxo de ar sob o automóvel. Numerosas
medidas também foram tomadas para reduzir o ruído do vento no GLA, incluindo,
por exemplo, a vedação das portas em vários níveis, vedação adicional da junção
entre a tampa do porta-malas e o teto. Molduras das janelas especialmente
rígidas evitam que o fluxo de ar puxe as portas em altas velocidades, reduzindo
as vibrações. O ruído externo também foi minimizado pelo baixo relevo da coluna
A e pela fixação dos espelhos exteriores à carroceria por meio de hastes.
Motor e transmissão: liderança pelo
dinamismo
As versões do GLA trazidas para o Brasil
contam com o motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv,
combinado à transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. O automóvel traz
de série a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo está
parado, reduzindo o consumo e as emissões drasticamente nas grandes cidades,
onde as paradas em semáforos e engarrafamentos são numerosas.
O carro é mais baixo do que outros SUVs da marca, se adequado à rotina das metrópoles |
Suspensão: diversão garantida
O Mercedes-Benz GLA é mais baixo que
outros SUVs da Mercedes-Benz, adequando-se por isso perfeitamente ao uso
no dia-a-dia das cidades. O chassi do GLA dispõe de eixo dianteiro McPherson e
de uma suspensão traseira com braços múltiplos. Três braços de controle e um de
arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as
movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de
rodas e os braços de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas
não suspensas.
A direção é eletromecânica, proporciona maior
sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, já
que só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também
permite a incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade
de controle ESP (controle de estabilidade), como correções direcionais ao frear
em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução dos efeitos da
tração dianteira na dirigibilidade e compensação de ventos laterais e
inclinação da estrada.
O GLA tem uma carroceria que combina diversos
materiais de alta qualidade de forma a fornecer uma célula de sobrevivência
altamente robusta para a melhor proteção possível do ocupante, sendo 66% dos
seus componentes aços de alta e super-alta resistência. A carroceria também
apresenta características acústicas e de vibração otimizadas graças a fortes
articulações, utilizando aderentes de alta resistência e técnicas de montagem
inovadoras.
Sistemas de assistência
Vários sistemas de assistência dão apoio ao
motorista no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de
segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e
sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso:
em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos
motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.
Outras duas funções de assistência, associadas
ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA.
A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias,
como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O
automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser
pressionado.
Já o sistema HSA (Hill Start Assistance –
assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos
após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o
automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos
choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.
Conectividade e interatividade
A versão Advance traz de série o sistema Audio
20, com display de 14,7cm, entrada para CD e conectividade Bluetooth para
celular e outros dispositivos.
O sistema multimídia COMAND Online, que equipa
as versões Vision e Vison Black Edition, é operado por meio de um comando
ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são
exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20,
possui sistema de navegação GPS, permite acesso a Internet por meio de conexão
Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados, memória de 10 GB para
arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.
GLA: três diferentes versões
O GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200
Vision Black Edition são as três versões que chegam inicialmente ao mercado
brasileiro. Todas trazem uma ampla gama de equipamentos de série para maior
conforto e segurança dos usuários. O volante multifuncional esportivo forrado
em couro possui 12 teclas de comando, permitindo o controle de vários sistemas,
entre eles o piloto automático TEMPOMAT e o limitador de velocidade
Speedtronic, sem que o motorista precise retirar as mãos da direção. O volante
também inclui as borboletas para trocas de marchas.
Todas as versões contam com o sistema de
estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente
tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou
shopping centers, onde as vagas são perpendiculares.
O GLA 200 Advance traz sistema de
ar-condicionado digital Thermatic, além de molduras no interior com acabamento
Silver Wave. As rodas são de liga leve com 18 polegadas.
As versões GLA 200 Vision e Vision Black
Edition se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um
forte elemento de estilo que, não por acaso, inspira o nome da versão. O teto
solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro
escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob
luz solar. Essas duas versões também são equipadas com rodas de liga leve de 18
polegadas, com design diferenciado.
No GLA Vision e Vision Black Edition, o banco
do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o
posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco
também conta com ajustes lombares elétricos. Um importante item de conforto é o
sistema digital de ar condicionado Thermotronic, com duas zonas de temperatura
independentes.
O GLA 200 Vision Black Edition é uma edição
especial, com design ainda mais esportivo, que traz como diferencial as rodas
de liga leve na cor preta, os espelhos retrovisores pretos e pedaleiras em
alumínio com cravos de borracha.
Essas três versões estarão
disponíveis nos concessionários em outubro com os seguintes preços sugeridos:
• GLA 200 Advance – R$ 132.900,00
• GLA 200 Vision – R$ 149.900,00
• GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900,00
• GLA 200 Advance – R$ 132.900,00
• GLA 200 Vision – R$ 149.900,00
• GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900,00
Especificações técnicas
|
GLA 200 Advance / GLA 200 Vision
|
Cilindrada (cm³)
|
1.596
|
Potência (cv/rpm)
|
156 / 5.300
|
Torque máx. (Nm/rpm)
|
250 / 1.250 - 4000
|
Aceleração 0-100 km/h (s)
|
8,8
|
Velocidade máxima (km/h)
|
215*
|
Peso (kg)
|
1.435
1.4351.435
|
Pneus
|
235 / 50 R18
|
Capacidade do porta-malas (L)
|
421
|
Tanque de combustível (L)
|
50/6
|
Dimensões (mm)
Comprimento
Largura
Altura
|
4.417
2.022
1.494
|
* limitada eletronicamente
Revisões com preços fixos
A Mercedes-Benz lançou
recentemente o programa de revisão declarada para os modelos de entrada da
marca, oferecendo aos clientes maior transparência e confiança, com o objetivo
de mudar a percepção em relação aos custos de manutenção dos automóveis da
marca e assim fidelizar os clientes. O programa, que estabelece preço fixo nas
revisões, já está em vigor em toda a rede de concessionários do Brasil.
Os preços das revisões do GLA são:
1ª revisão (10 mil km ou 1 ano) – R$ 600,00
2ª revisão (20 mil km ou 2 anos) – R$ 1.250,00
3ª revisão (30 mil km ou 3 anos) – R$ 600,00
1ª revisão (10 mil km ou 1 ano) – R$ 600,00
2ª revisão (20 mil km ou 2 anos) – R$ 1.250,00
3ª revisão (30 mil km ou 3 anos) – R$ 600,00
Outra novidade na área de pós-venda é
o Mercedes-Benz Service Care, um contrato de manutenção com preço
fixo especial para até cinco revisões preventivas. O cliente pode escolher o
pacote que mais se adequa ao seu perfil.
Os preços dos contratos de manutenção
para o GLA são:
1ª e 2ª revisões – R$ 1.722,00
1ª a 3ª revisões – R$ 2.201,00
1ª a 4ª revisões – R$ 3.383,00
1ª a 5ª revisões – R$ 3.813,00
1ª e 2ª revisões – R$ 1.722,00
1ª a 3ª revisões – R$ 2.201,00
1ª a 4ª revisões – R$ 3.383,00
1ª a 5ª revisões – R$ 3.813,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário