Com linhas requintadas, modelo tem cinco portas e aliança de superfícies planas |
Luís
Alberto Alves
Com suas linhas requintadas e atléticas, o
Exalt expressa toda a potência do design da Peugeot. Esse hatch de cinco portas
possui bitolas largas e arcos de rodas poderosamente arredondados que expressam
seu estilo ao longo dos 4,70 m de comprimento. A aliança de superfícies planas
e linhas de corte definidas lhe conferem agressividade e suavidade.
O
Exalt optou pelo radicalismo, eliminando
todo e qualquer material supérfluo e conservando apenas o necessário. Ele é
composto por materiais rigorosamente selecionados visando o melhor desempenho.
Numa homenagem à arte dos automóveis franceses
dos anos 1920-1930, a carroceria em aço bruto é forjada a mão por um artesão
especialista em chapas metálicas. É uma peça única que reinterpreta os códigos
históricos que compõem a paixão automobilística: linhas alongadas e dinâmicas,
cintura de carroceria alta, para-brisa inclinado, teto baixo (apenas 1,31 m),
um perfil esguio e uma cabine volumosa, laterais curvilíneas que repousam numa
base de carroceria em fibra de basalto e rodas de 20 polegadas.
O capô alongado surge de uma face dianteira
extremamente expressiva com faróis duplos integrados ao para-choque, que
compõem a assinatura luminosa característica da Marca. No centro, a grade
robusta emerge da carroceria e acolhe o logotipo do Leão.
Contraste
Para melhorar o coeficiente de arrasto, a
parte traseira do Exalt é revestida com o eficiente material têxtilShark
Skin. Graças à sua estrutura com acabamento tecnológico, este material
aumenta sensivelmente as capacidades aerodinâmicas do veículo a fim de reduzir
o consumo. Sua utilização é realçada por um corte nítido que faz a transição
entre a porta traseira e a vigia lateral. Esta transição efetua-se num tom
sobre tom requintado, entre o aspecto natural do aço bruto e a tonalidade
cinzenta do Shark Skin. O novo contraste desse acabamento
ilustra bem a diferença da versão apresentada em Pequim.
Esse material contribui para o desempenho
aerodinâmico do Exalt – com um SCx de 0,6 – associado a outros elementos:
extrator de ar no para-choque traseiro, curvatura do teto, retrovisores
perfilados.
Com essa aerodinâmica excepcional, o impacto
do Exalt no seu meio ambiente é essencialmente visual. De fato, uma faixa
horizontal na reentrância do spoiler traseiro define a largura do carro e
confere volume à assinatura luminosa.
O
Peugeot Exalt oferece também uma
polivalência inédita para um hatch. A porta traseira é dotada de uma cinemática
inovadora com pantógrafos. Essa arquitetura proporciona uma abertura máxima
para um volume externo reduzido. A tampa do porta-malas é motorizada e o
assoalho do compartimento de carga é baixo, facilitando o acesso ao
HYbrid-kick.
Condutor
Alojado
debaixo do assoalho do porta-malas, este patinete elétrico dobrável é o
complemento ideal para a mobilidade. Sua facilidade de utilização instantânea
torna os deslocamentos urbanos mais fluídos.
O
Peugeot i-Cockpit proporciona uma experiência de condução intensa, voltada para
o prazer. O pequeno volante recoberto de couro e de tecido misto, assim como o
bloco digital de mostradores encontram-se no eixo do condutor, assegurando
manuseio e leitura intuitivos.
No prolongamento do console central, duas
telas sensíveis ao toque e escamoteáveis surgem do painel de instrumentos. A
tela superior dá acesso ao computador de bordo, ao sistema Hi-Fi e à navegação.
A segunda tela tem uma barra visível que comanda a climatização automática e o
sistema Pure Blue.
Painel traz nove Toogle Switches, destacando universo musical |
No painel de instrumentos estão implantados
nove Toggle Switches, cujo design evoca o universo musical. Eles
estão divididos em dois grupos, dois comandos à esquerda do pequeno volante e
sete à direita. Esta repartição adapta-se à capacidade do cérebro de memorizar
facilmente até sete elementos, em formação e em função. Além disso, o condutor
pode associar livremente ao Toggle Switches as funções de
acesso à navegação com um comando, parametrização do veículo com outro comando,
etc.
Visibilidade
Ele também pode escolher um dos Toggle
Switches para ativar o sistema de luz negra. Integrado aos faróis,
este sistema é especialmente eficaz nas transições entre o dia e a noite. Isso
permite uma condução segura e serena em condições de pouca visibilidade, quando
a luz negra realça a sinalização no solo.
Para maior conforto dos ocupantes, o Peugeot
Exalt é equipado com um inovador sistema de tratamento do ar, chamado Pure
Blue. Com o veículo parado e vazio, o sistema purifica as superfícies da
cabine por meio da difusão de bactericidas e fungicidas. Assim que o veículo
põe-se em movimento, um filtro ativo trata o ar no habitáculo, eliminando os compostos
orgânicos voláteis e as partículas finas. Dessa forma, os ocupantes viajam permanentemente
numa atmosfera limpa e purificada.
O Peugeot Exalt prolonga a proposta lançada
com conceito Onyx em 2012. No trabalho feito na carroceria, o aço é empregado
em estado bruto para que o material possa expressar plenamente as linhas do
veículo. Alguns elementos como as rodas também foram mantidas em estado bruto
para realçar as marcas deixadas pelas máquinas de usinagem.
O aço é mantido em estado bruto em todas as
partes que não entram em contato direto com o corpo dos quatro ocupantes. Na
altura dos cotovelos e do apoio dos braços, o Exalt é guarnecido de madeira com
tonalidades quentes. A partir da linha inferior do vidro, a madeira é
substituída por um tecido misto a base de lã natural, que reveste o interior
das portas, o painel de instrumentos e o teto. Entre esses dois materiais, uma
faixa confeccionada por impressão em 3D dissimula o sistema Hi-Fi.
Lógica
A bordo do Peugeot Exalt, todos os ocupantes
recebem um tratamento privilegiado. Os bancos dotados de uma estrutura
compósita conjugam assento e encosto em tecido misto com laterais em couro
envelhecido.
O
tecido e o couro são utilizados num processo que aproveita a gestão dos
recursos. Assim, para evitar os cortes e as sobras de produção, o tecido é
trabalhado com pinças. Este processo simples é inspirado na tradição das
grandes “maisons” de confecção masculina. Obtém-se, assim, uma superfície de
tecido sem costuras e com dobras definidas.
Normalmente, o couro utilizado nos automóveis,
para ser considerado perfeito, não deve apresentar marcas antes de ser curtido.
O Exalt, dentro da lógica de otimizar o couro, se apropria dessas imperfeições
estéticas para imprimir em cada peça uma assinatura única. Em seguida, o couro
é envelhecido naturalmente, sem utilizar produtos químicos.
Dentro da perspectiva de que o fornecimento
deve ser efetuado o mais perto possível da região de comercialização, na China
optou-se por utilizar no Exalt um tipo de ébano nativo do continente asiático.
Este material é substituído na Europa pelo Newspaper Wood, feito a partir de
jornais velhos. Este novo tipo de madeira evoluiu desde a primeira vez em que
foi utilizado, no conceito ONYX. Ele agora é obtido por meio da reciclagem de
jornais econômicos, que lhe conferem sua coloração salmão característica.
Finalmente, a fibra de carbono cede lugar à
fibra de basalto, um material compósito natural. Derivado da pedra do mesmo
nome, ele reduz a utilização de recursos petroquímicos.
Motorização eficiente
Pesando apenas 1.700 kg, o Peugeot Exalt é
dotado de um propulsor HYbrid4 plug-in com uma potência total de 340 cavalos
repartida entre as quatro rodas.
O
capô esculpido abriga o motor 1.6 L THP 270 desenvolvido pela Peugeot Sport.
Acoplado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas, este bloco de quatro
cilindros a gasolina desenvolve uma potência específica de cerca de 170 cv/l,
portanto, entre as melhores do mundo.
Na
traseira, a suspensão multibraço integra um motor elétrico de 50 kW para as
fases de funcionamento elétrico ou híbrido. Esse motor também intervém para
recarregar a bateria, através da recuperação da energia da frenagem. Quando o
condutor retira o pé do acelerador, a frenagem é efetuada pelo torque do motor
elétrico. A tecnologia HYbrid4 converte, assim, a eletricidade em energia
cinética que seria dissipada pelos discos e pastilhas.
Tecnologia
inteligente, o HYbrid4 adapta-se instantaneamente aos desejos do condutor e
seleciona o modo mais adaptado: elétrico puro, gasolina pura, hibridação
gasolina-elétrico. O condutor usufrui, dessa forma, da intensidade da viagem e beneficia
do know-how da Peugeot em matéria de comportamento na estrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário