O sono ao volante é uma das causas de acidentes nas estradas |
Luís Alberto Caju
A Volvo promove em setembro, o Seminário Volvo de
Tecnologias de Segurança e Comportamento Seguro. Durante o evento, realizado no
Hotel Pullman, em São Paulo, pesquisadores da Volvo e outros especialistas
mostram as tecnologias mais recentes de segurança para caminhões e os
dispositivos que serão utilizados no futuro.
Também foram apresentados os programas criados
pela empresa para reduzir os acidentes e a violência no trânsito. “A segurança
está no DNA da Volvo”, diz Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.
O diretor de segurança da Volvo Trucks Corporation, o sueco Carl-Johan Almqvist, falou sobre as tecnologias lançadas recentemente para aumentar ainda mais a segurança nos caminhões e que em breve se tornarão exigências legais na Europa. Um dos maiores especialistas do mundo neste segmento, Almqvist abordará ainda o que os pesquisadores do Grupo Volvo estão projetando para o futuro neste segmento.
O diretor de segurança da Volvo Trucks Corporation, o sueco Carl-Johan Almqvist, falou sobre as tecnologias lançadas recentemente para aumentar ainda mais a segurança nos caminhões e que em breve se tornarão exigências legais na Europa. Um dos maiores especialistas do mundo neste segmento, Almqvist abordará ainda o que os pesquisadores do Grupo Volvo estão projetando para o futuro neste segmento.
“A Volvo é reconhecida globalmente como uma
empresa de vanguarda no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias.
Fabricamos o caminhão mais seguro do mundo”, destacou o diretor.
A pesquisadora brasileira Nereide Tolentino, especialista em desenvolvimento comportamental, mostrou os resultados de uma pesquisa sobre o perfil do motorista brasileiro. Ela divulgou uma série de informações sobre a categoria, algumas delas preocupantes, como, por exemplo, o fato de mais de 80% dos motoristas indicarem que não gostariam que seus filhos fossem caminhoneiros, por causa da solidão e riscos da atividade, entre outros motivos.
Treinamento
Nereide falou também sobre o Transformar, programa de treinamento de motoristas baseado no gerenciamento de riscos da viagem e no cotidiano do caminhoneiro. Desenvolvido pelo Grupo Volvo América Latina, o programa tem contribuído para as empresas diminuírem o número de acidentes com caminhões. ”Um motorista consciente é fator-chave para a segurança na estrada”, disse a pesquisadora.
O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo. Calcula-se que cerca de quatro mil motoristas de caminhões morrem anualmente em acidentes no País. Somente com acidentes no transporte rodoviário de carga, estimam-se aproximadamente R$ 10 bilhões em prejuízos anuais.
A pesquisadora brasileira Nereide Tolentino, especialista em desenvolvimento comportamental, mostrou os resultados de uma pesquisa sobre o perfil do motorista brasileiro. Ela divulgou uma série de informações sobre a categoria, algumas delas preocupantes, como, por exemplo, o fato de mais de 80% dos motoristas indicarem que não gostariam que seus filhos fossem caminhoneiros, por causa da solidão e riscos da atividade, entre outros motivos.
Treinamento
Nereide falou também sobre o Transformar, programa de treinamento de motoristas baseado no gerenciamento de riscos da viagem e no cotidiano do caminhoneiro. Desenvolvido pelo Grupo Volvo América Latina, o programa tem contribuído para as empresas diminuírem o número de acidentes com caminhões. ”Um motorista consciente é fator-chave para a segurança na estrada”, disse a pesquisadora.
O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo. Calcula-se que cerca de quatro mil motoristas de caminhões morrem anualmente em acidentes no País. Somente com acidentes no transporte rodoviário de carga, estimam-se aproximadamente R$ 10 bilhões em prejuízos anuais.
“Isto não é aceitável. É um problema que
precisa ser, no mínimo, atenuado”, declara Solange Fusco, gerente de comunicação
corporativa do Grupo Volvo América Latina. “Queremos continuar sendo um
motivador para a sociedade discutir este tema, pois o custo em vidas e os prejuízos
são enormes”, complementou Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de
Segurança no Trânsito.
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