Novo JAC 6 é marca registrada da família JAC 6 no Brasil |
O novo painel traz várias novidades; o marcador de nível de combustível e marcador de água do motor são digitais |
O modelo com fileira extra de bancos não é disponível na China |
Luís Alberto Caju
O modelo, referência
do segmento de minivans no Brasil, estreia a versão 2014 ainda mais atraente.
Com mudanças na dianteira, incluindo faróis, pára-choque e grade redesenhados,
lanternas bipartidas horizontais e novo pára-choque na traseira, além do painel
de instrumentos e das laterais de portas totalmente reestilizados, o J6 só não
mudou o vasto catálogo de equipamentos de série e seus 6 anos de garantia, que
já são a marca registrada da família JAC Motors.
Com 5
lugares e o Diamond, que oferece 7 assentos, garantem o mesmo custo-benefício
que os consagraram em seu lançamento no Brasil, há pouco mais de dois anos.
Símbolo da preocupação da marca, a versão Diamond é uma invenção brasileira.
Vale lembrar que o modelo com a fileira extra de bancos não está disponível na
China e que foi desenvolvida pela equipe de engenheiros da JAC Motors do nosso
país, com a missão de atender às necessidades do consumidor brasileiro.
Mas não é só
em conforto e espaço que o chinês se baseia. Com foco em segurança, o novo J6
chega ao mercado com sistema ISOFIX na versão de 5 lugares, que é um padrão
internacional de pontos de fixação de assentos de segurança infantil. A
adaptação brasileira de fixação das chamadas “cadeirinhas” é utilizar o cinto
para segurá-las. O sistema ISOFIX, utilizado universalmente, sugere hastes em
locais estratégicos para prender melhor o assento e se certificar de que as
crianças ficarão bem no caso de um acidente.
No painel, a
JAC aposta em fácil utilização e elegância. O conta-giros e o velocímetro
ganharam as luzes brancas indiretas de intensidade ajustável. Marcador do nível
do tanque de combustível e termômetro de água do motor são digitais. Há mais
novidades entre os instrumentos: o TPMS (Tire Pressure Monitoring System, ou
Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneus) acusa por intermédio de uma
luz-espia toda vez que um dos pneus estiver 25% acima ou abaixo da calibragem
especificada.
O volante
também é novo, mas mantém os controles de áudio, agora concentrados do lado
direito. No centro, ar-condicionado digital e rádio com CD e entrada USB, em
novo design, dividem o espaço harmoniosamente. Os controles dos vidros, travas
e retrovisores elétricos, além do acabamento em black piano, ganharam novas
posições, visando melhorias de acesso. Os faróis do novo J6 ganharam a função
AUTO, que promove o acendimento automático das luzes externas de acordo com a
luminosidade ambiente.
Lista de Equipamentos
A lista de
equipamentos de série é grande, assim como o espaço e o conforto do J6. Tanto a
versão de 5 lugares quanto a Diamond vêm de série com ar-condicionado, freios
ABS com EBD, airbag duplo, pneus 205/55 aro 16”, faróis de neblina dianteiros e
traseiros e sensor de estacionamento.
Na parte
interna, o volante, ajustável em altura, possui comandos para o rádio MP3 e CD
player. Além disso, o carro vem de fábrica com direção hidráulica,
retrovisores, travas e vidros elétricos; espelho e iluminação nos para-sóis,
porta-óculos e duas tomadas de 12 volts: uma ao lado do acendedor de cigarros e
outra no console central traseiro, que também possui saídas do ar-condicionado.
Os bancos da
frente possuem regulagem de altura e os traseiros são dotados de regulagens individuais
– na versão Diamond –, ou seja, cada um dos três integrantes pode ajustar a
inclinação do encosto e a distância longitudinal do assento. Nesta versão de 7
lugares, o acesso para a terceira fileira é feita pelas portas laterais
traseiras e os ocupantes também podem reclinar o encosto.
As medidas
do J6 também garantem uma sensação confortável: ele um dos maiores modelos do
mercado. O veículo tira proveito de seu comprimento de 4,55 metros e sua
largura de 1,78 metro para dar mais espaço para os ocupantes.
O
porta-malas tem 720 litros na versão com 5 lugares. No J6 Diamond, em função da
fileira extra de assentos, o espaço é de 198 litros. Entretanto, como todos os
bancos da parte traseira podem ser facilmente removidos, o J6 passa a ter uma
capacidade de 2.200 litros.
Mantendo o
“DNA” JAC Motors, o monovolume visa oferecer o melhor custo-benefício para que
o consumidor brasileiro possa desfrutar da sensação única de ter um carro que
oferece tudo o que se pode oferecer por um preço justo.
Ficha Técnica
Com seu
motor 2.0 16V com duplo comando de válvula do cabeçote, desenvolvido pela
própria JAC Motors, o J6 assegura um desempenho compatível com sua proposta
familiar. A unidade gera 136 cv de potência a 5.500 rpm e proporciona torque
máximo de 187 Nm (19,1 kgfm) a 4.000 rpm. As relações de marcha da transmissão
de cinco velocidades não foram alteradas, embora a Engenharia da marca, em
conjunto com a ação dos técnicos brasileiros, tenha promovido alterações nos
engates, através de mudanças no trambulador. Os engates tornaram-se mais curtos
e precisos.
A velocidade
máxima da minivan é de 183 km/h, a marca
dos 100 km/h é alcançada em 13,1 segundos. Para garantir a eficiência nas
frenagens, o J6 oferece discos ventilados nas rodas dianteiras e sólidos na
traseira. Ele já vem com assistência de ABS e EBD de série.
Com o
tradicional sistema McPherson na frente e Dual Link na traseira, o J6 apresenta
um sistema de suspensão independente nas quatro rodas, que, além de pressupor
um maior conforto em diferentes tipos de piso, assegura maior neutralidade
direcional em condições extremas (curvas acentuadas ou frenagens de pânico, por
exemplo), já que a geometria das rodas é mantida com maior eficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário