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Peugeot 308 ganhou transmissão automática sequencial de seis velocidades |
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O painel de instrumentos proporciona ampla visão externa |
Luís Alberto Caju
Acaba de chegar à rede de concessionários
Peugeot de todo o Brasil uma nova versão de acabamento do 308, a Allure 2.0L
Automática. Sucesso comercial da Marca no país, o hatchback recebeu importantes
mudanças nos conjuntos mecânico e de suspensão, estendida a toda gama do
modelo, que garante ainda mais conforto à condução esportiva característica do
veículo.
A exemplo do sedã 408, a Allure
2.0L Automática estreia um novo powertrain formado pela
transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então disponível nas
versões com motorização THP do portfólio da Marca, e pelo reconhecido motor
2.0L 16V VVT Flex, de 151 CV de potência máxima quando abastecido com etanol.
Em termos de segurança e
confiabilidade, a caixa de segunda geração produzida pela Aisin, chamada
AT6, possui um moderno sistema de trava eletrônica que impede o engate de
uma marcha incompatível com a rotação do motor. Na prática, o sistema
impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R”
(marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a
transmissão.
Para otimizar o funcionamento da
caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e
de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o
conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução
mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.
Outro item de destaque da caixa
AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o
veículo está trafegando. A transmissão “segura” as marchas em descida,
acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de
torque. O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do
acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação,
garantindo maior segurança. Se o mecanismo não estivesse disponível, com a
desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os
freios.
Confiável, robusto e flexível
O propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas
Flex, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3(diâmetro
85 mm, curso 88 mm), é compacto e de liga leve. O comando de válvulas
de admissão, equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT),
tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições
de condução. Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em
baixa rotação.
O motor gera potência máxima
de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 CV a gasolina) e o torque
máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com o combustível vegetal
(20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Com tais números, a relação
peso / potência do Peugeot 308 fica abaixo dos 10 kg / CV, garantindo um
comportamento dinâmico com bom desempenho e segurança.
Melhores
Desempenho e Nível de Consumo
A implantação do câmbio AT6 junto
ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais
destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.
Nas acelerações de 0 a 100 km/h,
houve uma melhora de 0,8 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a
caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto
às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi
reduzido em 0,5s.
Com o câmbio AT6, o consumo foi
reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol
ou gasolina). Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA
Peugeot Citroën, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão
anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades.
Mais
Conforto em Favor da Dirigibilidade
No ano modelo 2014, o 308 recebeu
modificações importantes no conjunto de suspensão aplicadas a toda gama do
modelo. No eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora
estão mais macias, e colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a
carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que
também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.
Essas evoluções tiveram o
objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do
modelo Peugeot. A excelente rigidez à torção do hatch médio também permite um
rendimento máximo dos trens de rodagem.
Na dianteira, a suspensão é do
tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja
tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. Contribui para isso suas
articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina,
com alto conforto acústico no interior do veículo. A suspensãotraseira é
composta por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, que
assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado
nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.
O bem-estar a bordo do 308 é também
garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas
de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas
insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um
para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.
Dimensão Interior Generosa
Por sua arquitetura semi-alta, o painel de
instrumentos do 308 proporciona uma ampla visibilidade externa por sua forte
inclinação. Com dimensão interior generosa, o modelo se converte em um dos mais
espaçosos veículos de seu segmento.
O 308 recebeu um tratamento de
alta gama no habitáculo, permitindo uma elevada percepção de qualidade. Elegante,
o painel de instrumentos reserva uma vasta superfície para materiais nobres,
tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo slush,
macio ao toque. Promove também uma ótima integração de seus equipamentos, como
módulo de comando da climatização, sistema de som e computador de bordo, entre
outros, todos à mão do condutor.
Atrás, os passageiros desfrutam de um
habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço, atributos
ressaltados pelo teto panorâmico de vidro, agora disponível como opcional na
versão de entrada Active 1.6 e item de série no restante da gama. O
equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície
envidraçada do modelo para 4,86 m2, e proporciona aos ocupantes
ótima luminosidade interna. É possível regular a entrada de luz no interior do
308 graças ao acionamento elétrico da cortina do teto.
O hatchback da Peugeot mantém
ainda estreito compromisso com o conforto. Além da aplicação de um para-brisa
acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior, desde a versão de
entrada o modelo dispõe de ajustes de altura do banco do motorista, coluna
de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio,
direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga
leve de 16 polegadas (17 polegadas para as demais versões), volante revestido
em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com
sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.
Tecnologia a Bordo
O 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de
última geração. É o caso, em especial, do sistema multimídia com tela retrátil
colorida de sete polegadas – opcional nas versões equipadas com o motor 2.0L
16V VVT Flex e de série na Griffe THP, que integra a navegação WIP Nav, as
informações do sistema de som, a agenda de contatos do celular e, ainda,
apresenta os dados transmitidos pelos sensores de estacionamento.
O sistema de som dispõe de
rádio com tocador de CD e leitor de MP3, conexão para USB/iPod, entrada
auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe
de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo
de endereços do celular para a tela do carro, além da função
“audiostreaming”, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular
ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.
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