FH 16, com 750 CV, o caminhão mais potente do mundo, para transportar até 250 toneladas de carga |
Outro modelo de FH 16 exposto na Fenatran/2013 |
Volvo movido a Diesel e GNL |
Detalhe do motor do Volvo VM 8x2 |
Outro modelo de Volvo FH 16 |
Luís Alberto Caju
Uma das novidades da Fenatran, que termina no
dia 1 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de
São Paulo, é o lançamento do caminhão Volvo FH16, com 750 CV, o modelo mais
potente do mundo. Ele faz parte da nova linha FH lançada recentemente na
Europa. O veículo é indicado para operações que se exige grande desempenho,
principalmente no transporte de cargas de peso muito elevado, conhecidas no
setor como indivisíveis, com algumas chegando a 250 toneladas de PBTC (Peso
Bruto Total Combinado)
“Estamos
trazendo da Europa o mais potente e mais avançado caminhão neste segmento para
atender uma demanda do mercado brasileiro de transportes”, explicou o presidente
do Grupo Volvo América Latina, Roger Alm. De acordo com ele, o FH16, com 750
CV, é um caminhão excepcional, com muita potência e torque, direcionado para
atender os transportadores que precisam de um caminhão com extrema capacidade
de carga.
Na avaliação do diretor de caminhões Volvo,
Bernardo Fedalto, com a expansão econômica brasileira e o início de construção
de grandes obras por todas as regiões do País nos últimos anos, o mercado local
cada vez mais necessita de veículos com mais força e torque, durabilidade e
produtividade.
O FH16, na configuração cavalo mecânico 8x4, é
equipado com o consagradoD16G, um motor de 16 litros, 750cv de potência e que alcança
um torque de 3550Nm. “É uma invejável configuração, para
atender com folga as rigorosas exigências dos transportadores que têm veículos
especializados no carregamento de cargas indivisíveis, por exemplo,”, garantiu o
gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil, Álvaro Menoncin.
O motor de 750 CV entrega 2800Nm de torque já a
900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de
3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm.
“Isto possibilita manter
velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas e inclinações mais íngremes,
garantindo maior produtividade do transporte”, disse o gerente.
Quanto mais potência houver à disposição a
baixas rotações no início do transporte de cargas pesadas, menor o esforço
colocado sobre o motor e mais alta a eficiência em combustível. “Grande potência, alta tecnologia e um design inovador. Nos
atrevemos dizer que este é o caminhão dos sonhos de todo transportador. Ele é
único”, destacou o diretor de caminhões da Volvo, Fedalto.
Exclusividade
A cabine do FH16 traz o novo design da nova
linha FH lançada recentemente na Europa, com detalhes únicos e exclusivos.
Grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos forrados em
couro e teto solar são alguns dos itens de série neste veículo. Veja abaixo
outros itens que tornam o FH16 750cv especial e único:
-
Novo design da cabine
-
Novo painel
-
Câmera auxiliar de ré/manobras
-
Teto solar (sky window)
-
Freios EBS
-
Freios VEB + Retarder, alcançando
1180cv de potência
-
Faróis de xenônio
-
Suspensão de traseira eletrônica
ECS
-
Geladeira
-
Maior espaço interno
-
Lanternas traseiras de LED
-
Cor exclusiva perolizada (preto
FH16, mystic fjord pearl)
Máximo Desempenho
“Com
o Volvo FH 750cv podemos oferecer um caminhão com o máximo em desempenho e
eficiência em combustível”, complementou o gerente de caminhões da linha F,
Alexander Boni. O motor é otimizado para proporcionar alta potência e torque e
a consagrada caixa de câmbio eletrônica I-Shift é de série. O caminhão vem
equipado também com a direção elétrica VDS (Volvo Dynamic Steering), servo-assistida
hidraulicamente. É a mais avançada tecnologia de direção existente em
transporte comercial, que torna muito mais fácil dirigir um caminhão pesado,
com todo o conforto e a segurança possíveis.
Outros
destaques da Volvo são seus novos caminhões VM. “Atualizamos a linha VM para
reafirmar nosso compromisso de oferecer o que há de melhor nesta classe de
veículos”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM. Além dos
novos modelos 4x2, 6x2 e 6x4, agora a
Volvo produzirá os VMs nas configurações 8x2 e 8x4. Eles têm um visual
completamente diferente da geração anterior. A cabine do novo VM tem uma aparência
muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente.
A
quarta geração de caminhões da linha VM que está sendo apresentada na Fenatran
poderá, em breve, sair de fábrica equipada com a renomada caixa de câmbio
eletrônica I-Shift, reconhecida internacionalmente por proporcionar uma série
de benefícios. “É uma transmissão que experimentou um sucesso
espetacular em poucos anos”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de caminhões
Volvo no Brasil.
Os caminhões tiveram
grandes mudanças externas. Eles têm um visual completamente diferente da
geração anterior. Agora, a cabine do VM tem sua aparência muito próxima à dos
novos caminhões FH lançados recentemente na Europa e que já estão sendo
vendidos em vários mercados europeus. “Os
novos VM têm o que chamamos de “new
family look” da linha Volvo, isto é, o visual de todos modelos de caminhões da
marca evolui e mantém-se parecido”, observou o diretor de
caminhões da Volvo no Brasil, Fedalto.
“A parte frontal da cabine foi
totalmente redesenhada, a começar pelos novos faróis. As luzes diurnas (day running light) de LED são em forma
de “V”, separadas da luz baixa,
proporcionando ainda melhor visibilidade”, explicou o gerente de engenharia de
vendas da Volvo no Brasil, Álvaro Menoncin. As luzes de LED em “V” servem também como elemento de identificação visual dos
caminhões da Volvo.
Todo o módulo do para-choque que envolve os
faróis foi renovado com uma estrutura em termoplástico, uma grade e uma tampa
para engates de reboque. Ao módulo do para-choque integra-se a nova grade,
dando à cabine um aspecto ainda mais moderno e, ao mesmo tempo, de maior
robustez.
Novo Painel
O caminhão também ganhou um novo painel
frontal superior, que ficou maior e toma boa parte da porção superior da frente
do veículo, dando ao conjunto uma impressão de continuidade. É dentro do novo
painel superior que agora está afixada a logomarca da Volvo, num novo padrão de
identidade do caminhão.
I nternamente, a Volvo
decidiu manter a atual ergonomia do caminhão, já amplamente aprovada pelos
motoristas e que reconhecem no VM o melhor ambiente de trabalho entre os
veículos de carga nesta categoria. “A
padronagem dos tecidos que cobrem os bancos, do teto e dos painéis internos foi
atualizada. Mas mantivemos tudo o que o transportador aprovou e considera
importante para a operação de transporte”, Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas
do projeto do novo VM.
Financiamento
A Volvo Financial Services oferecerá diversas opções para aquisição dos
caminhões Volvo na Fenatran 2013. A VFS tem um banco voltado para a oferta de
soluções integradas aos clientes nos diversos segmentos de transporte, que
agreguem valor e facilitem o dia a dia do transportador. “Na Fenatran, teremos
opções de financiamento, seguros e consórcio”, afirmou o presidente da Volvo
Financial Services Brasil, Márcio Pedroso.
Os novos caminhões VM e toda a
oferta de veículos da marca estão amparados pela área de pós-venda. São produtos
e serviços que aumentam a disponibilidade dos veículos e a rentabilidade do
transportador. “Trabalhamos continuamente para fazer com que o caminhão fique o
máximo de tempo disponível para o trabalho, aumentando assim a produtividade da
operação”, ressaltou Reinaldo Serafim, o gerente de pós-venda comercial da
Volvo do Brasil, Reinaldo Serafim.
Entre as soluções desenvolvidas pelo pós-venda
estão: programas de manutenção, peças e lubrificantes genuínos, peças
remanufaturadas Volvo (Reman) e o Volvo Atendimento Rápido (Voar) e o serviço
de atendimento emergencial da marca.
GNL
e Diesel
A Volvo ainda está expondo, também, o primeiro caminhão movido a GNL (Gás Natural
Liquefeito) e a diesel que está sendo testado no Brasil: um FM 460 CV, movido com aproximadamente 70% GNL e o restante a diesel. “Esta é uma
tecnologia viável. O gás liquefeito é uma
importante alternativa para os atuais combustíveis”,
declarou o diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América
Latina, Sérgio Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário