Schacman modelo TT 440 6x4 |
Luís Alberto Caju
Na Fenatran, que termina em 1 de novembro no
Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, a Metro-Shacman
apresentou o primeiro conceito do caminhão da marca que será produzido no
Brasil a partir do segundo semestre de 2014. É um cavalo mecânico modelo TT 440
6x4, com processo de nacionalização resultado da parceria da fabricante com
mais de 40 empresas brasileiras para desenvolvimento e fornecimento de
componentes nacionais.
Um dos destaques do conceito Schacman é o
trabalho conjunto entre a engenharia da Metro-Shacman e dos fornecedores,
permitindo a elevação da potência do motor Cummins ISM 11P7 para 440 CV,
instalação de transmissão automatizada e manual, eixos dianteiros e traseiros,
suspensão e freios, além de incorporar uma série de componentes, sistemas e
peças de outras importantes empresas que formaram parceria com a Metro-Schacman
para produção de caminhões no Brasil.
No estande da montadora há um display drive-line
que, sem a cabine e o chassi, exibe toda a base mecânica do veículo, formada
pelo motor, transmissão, eixos, cardã, freios, rodas e pneus. Com exceção do
chassi e da cabine, os demais componentes são fabricados no País.
A linha de caminhões mostradas na Fenatran é
composta pelos cavalos mecânicos Shacman TT 420 6x4 e TT 440 6x4, pintados na
cor branca, Shacman TT 385 4x2, na cor verde e ainda pelo Shacman LT 385 6x4,
com caçamba basculante, decorado em amarelo.
O caminhão Shacman TT 440 6x4 será produzido
com duas opções de transmissão: automatizada Eaton (modelo Ultrashift Plus MXP)
de 18 velocidades à frente e 4 à ré ou transmissão manual ZF Ecosplit 16 S 2520
TO, de 16 velocidades à frente e duas à ré. Ambas com possibilidade de instalação
opcional de retarder ou intarder.
Já o sistema de embreagem é Eaton, de disco
duplo, acionamento com atuador automático, diâmetro de 395 mm e material de
fricção cerâmico para a transmissão automatizada e Sachs, monodisco com mola
diafragma, de acionamento hidráulico, servo-assistido, de material de fricção
orgânico para transmissão manual ZF Ecosplit. O sistema de direção é
hidráulico, servo-assistida, do tipo rosca sem fim, esferas recirculantes e
raio de giro mínimo de 15 metros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário