Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fenatran/2013: Shacman mostra o conceito do seu primeiro caminhão produzido no País



 
Cavalo mecânico  Shacman LT 385 6x4

Schacman modelo TT 440 6x4


Luís Alberto Caju

 Na Fenatran, que termina em 1 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, a Metro-Shacman apresentou o primeiro conceito do caminhão da marca que será produzido no Brasil a partir do segundo semestre de 2014. É um cavalo mecânico modelo TT 440 6x4, com processo de nacionalização resultado da parceria da fabricante com mais de 40 empresas brasileiras para desenvolvimento e fornecimento de componentes nacionais.

 Um dos destaques do conceito Schacman é o trabalho conjunto entre a engenharia da Metro-Shacman e dos fornecedores, permitindo a elevação da potência do motor Cummins ISM 11P7 para 440 CV, instalação de transmissão automatizada e manual, eixos dianteiros e traseiros, suspensão e freios, além de incorporar uma série de componentes, sistemas e peças de outras importantes empresas que formaram parceria com a Metro-Schacman para produção de caminhões no Brasil.

 No estande da montadora há um display drive-line que, sem a cabine e o chassi, exibe toda a base mecânica do veículo, formada pelo motor, transmissão, eixos, cardã, freios, rodas e pneus. Com exceção do chassi e da cabine, os demais componentes são fabricados no País.
 A linha de caminhões mostradas na Fenatran é composta pelos cavalos mecânicos Shacman TT 420 6x4 e TT 440 6x4, pintados na cor branca, Shacman TT 385 4x2, na cor verde e ainda pelo Shacman LT 385 6x4, com caçamba basculante, decorado em amarelo.

 O caminhão Shacman TT 440 6x4 será produzido com duas opções de transmissão: automatizada Eaton (modelo Ultrashift Plus MXP) de 18 velocidades à frente e 4 à ré ou transmissão manual ZF Ecosplit 16 S 2520 TO, de 16 velocidades à frente e duas à ré. Ambas com possibilidade de instalação opcional de retarder ou intarder.


 Já o sistema de embreagem é Eaton, de disco duplo, acionamento com atuador automático, diâmetro de 395 mm e material de fricção cerâmico para a transmissão automatizada e Sachs, monodisco com mola diafragma, de acionamento hidráulico, servo-assistido, de material de fricção orgânico para transmissão manual ZF Ecosplit. O sistema de direção é hidráulico, servo-assistida, do tipo rosca sem fim, esferas recirculantes e raio de giro mínimo de 15 metros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário