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O conforto do motorista não foi esquecido pela Iveco no modelo Tector Economy |
Cabine do caminhão top do linha no segmento de semipesado |
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O Tector pode ser usado em entregas urbanas e interurbanas |
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O motor FPT N67 tem 300 CV de potência e a nova curva de torque de 1.050 Nm |
Luís Alberto Caju
Na abertura ontem (27),
exclusiva à imprensa, da 19ª Fenatran (Salão Internacional do Transporte), mais
importante evento do segmento do transporte rodoviário de cargas da América do
Sul, organizado pela Reed Exhibitios Alcantara Machado no Pavilhão de
Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo a Iveco apresentou a
nova geração Tector Economy, reforçando seu principal lançamento de 2013, o
extrapesado Stralis Hi-Way.
O Tector Economy tem
redução de até 5% no consumo de combustível em duas novas versões do
semipesado: 15 toneladas e Stradale, com motor de 300 CV. Segundo o diretor de
Plataforma e Desenvolvimento da Iveco, Marcello Motta, o Tector Attack 150E21
Economy 4x2 tem um PBT técnico (Peso Bruto Total) de 16. 250 kg e motor FPT NEF
4 (batizado de N45 pela FPT Industrial), com quatro cilindros e tecnologia SCR,
entregando 206 CV de potência e 720 Nm de torque. O modelo marca a entrada da
gama Tector no segmento de médios, que abrange veículos de 9 a 15 toneladas de
PBT.
Junto com a transmissão mecânica Eaton de seis
marchas, o motor de 15 toneladas entrega mais rentabilidade: “O N45 teve um
aumento em suas cilindradas em relação à versão anterior (de 3,9 para 4,5
litros), resultando em mais potência e torque. Porém, conseguimos uma redução que
vai até 5% no consumo de combustível”, explicou Motta. O percentual de redução
é em relação à tecnologia anteriormente utilizada e varia de acordo com a
aplicação de transporte.
De acordo com ele, o desempenho do 150E21 o
torna ideal para percorrer curtas distâncias, e poderá ser utilizado em
entregas urbanas e interurbanas, visto que se trata de um produto com excelente
custo-benefício tanto para autônomos quanto para frotistas.
O desenvolvimento do Tector de 15 toneladas
ocorreu no Brasil, com base no CDP de Sete Lagoas e suporte das Engenharias da
Iveco italiana, da FPT e de fornecedores parceiros. Cerca de 120 pessoas, entre
engenheiros, técnicos e pilotos de teste, aplicaram mais de 60 mil horas para
definir este novo produto. Foram feitos mais de 100 testes de campo, rodando um
total de 550 mil km.
Entre os destaques do trabalho de
desenvolvimento Tector 15 toneladas, vale ressaltar o desenvolvimento do acionamento
do câmbio a cabo que permite um aumento no conforto e na precisão da troca de
marchas. “Também conseguimos uma melhoria no conforto com a instalação de novas
molas parabólicas na suspensão (para a suspensão posterior da cabine, foram
utilizadas molas helicoidais)”, afirmou.
O modelo exposto na Fenatran é o Tector Attack
150E21 Economy com cabine curta e entre-eixos de 4.815 mm, além de um tanque de
275 litros, ar-condicionado, banco pneumático e vidro elétrico.
Tector
Stradale Economy
O “Top de Linha” do segmento semipesado, o Tector
240E30S Stradale Economy mantém elevado o nível de conforto para o motorista, e
aumenta ainda mais a potência e torque de seu trem de força: agora, o motor FPT
N67 possui 300 cavalos de potência e a nova – e mais forte – curva de torque de
1.050 Nm (na faixa de 1.250 rpm a 1.850 rpm).
Desde seu lançamento, o Stradale se destacou por
ser o caminhão mais completo de série do seu segmento com
cabine leito teto alto,
ar condicionado, faróis de neblina, dois tanques de alumínio (um total de 700
litros), CD
Player, banco pneumático, climatizador, trava elétrica, vidro elétrico e espelho retrovisor
elétrico, posicionando-se
como um semipesado “top” do mercado.
Com motor FPT N67, o Tector Stradale foi
desenvolvido por uma equipe com 80 profissionais, entre engenheiros, técnicos e
pilotos de teste. “Em mais de 40 mil horas de análises e testes de campo
(especialmente nas aplicações vocacionais com betoneira), foram rodados mais de
150 mil km para chegarmos à configuração atual do produto. Ele entrega o maior
desempenho, diminuição no consumo do combustível e maior vida útil do motor,
devido a sua robustez”, frisou.
O torque
de 1.050 Nm e a calibração especial, desenvolvida no Brasil, fez com a Iveco
obtivesse uma nova curva de entrega mais plana e ampla. “Essas alterações deram
mais elasticidade aos motores, permitindo uma condução mais tranquila e a
manutenção de velocidades médias mais elevadas”, destacou. Com o torque em
faixa mais ampla, as arrancadas do Stradale foram melhoradas e seu desempenho,
otimizado nas manobras em baixa velocidade e em trechos com subidas.
A nova motorização é outro destaque no seu
rendimento. Tanto o N67 quanto o N45 contam com óleo sintético em vez do
mineral, o que prolonga os intervalos de troca e reduz as possibilidades de
danos por carbonização do motor. Com o óleo sintético, as trocas podem ser
feitas a cada 60 mil km, enquanto com o óleo mineral elas eram realizadas a
cada 40 mil km.
Outros destaques da Iveco nesta Fenatran foram
os lançamentos de três novos caminhões: o Tector Attack 280, o off-road Trakker de entrada e o Stralis
Ecoline de 9 litros com câmbio automatizado de série. Complementando, há também
o leve Daily e o médio Vertis HD.
Segundo o vice-presidente da montadora para a
América Latina, me médio prazo, a meta da Iveco é estar entre as três maiores
fabricantes de caminhões do Brasil. “Os produtos expostos em nosso estande
mostram não só o que trazemos, mas o que temos de mais moderno na Europa para o
mercado brasileiro, além de continuarmos investindo em pesquisa e tecnologia
para criar novos produtos com o rosto dos nossos clientes”, finalizou.
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