O modelo 9800i pode ser usado em diversas aplicações, inclusive como bitrem |
Luís Alberto Caju
A International Caminhões
trouxe para Fenatran, que termina em 1 de novembro, no Pavilhão de Exposições
do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, os modelos vendidos no Brasil;
DuraStar e 9800i. Fabricados em Canoas, Rio Grande do Sul, possuem mais de 65%
de índice de nacionalização e atendem, integralmente, a política de
financiamento estabelecida pelo Finame e ao programa do governo Inovar Auto.
A unidade industrial de caminhões da
International foi projetada seguindo os rigorosos sistemas de manufatura e
qualidade estabelecidos mundialmente pela empresa. De início, a nova linha tem
capacidade de produção de 5 mil caminhões por ano, em três turnos de trabalho.
O modelo 9800i é um projeto maduro com desenho
clássico, enfatizando robustez. É oferecido nas versões 6x2 e 6x4. Usa motor
Cummins ISM, de 11 litros, apresentando um dos melhores índices de consumo de
combustível, além de contar com transmissão sincronizada Eaton FTS-20112L de 13
velocidades, combinando robustez de uma transmissão pesada com a suavidade de
engate de um caminhão leve, possibilitando melhor arranque em condições
severas.
Sua cabine é de alumínio e o chassi tratado
termicamente, propiciando mais leveza e durabilidade ao modelo. Tem teto alto e
a maio cama do mercado, oferecendo grande conforto ao motorista. Possui
suspensão traseira a ar, freios ABS de série, eixos traseiros sem redução no
cubo, possibilitando menor ruído em estrada e maior economia de combustível.
O 9800i com transmissão automatizada oferece18
marchas, além de parada em rampa e módulo em descida de serra, reduzindo o uso
do freio motor. Em ambas as versões podem ser utilizadas como semirreboque,
bitrem, rodotrem, bitrenzão, prancha, porta-container, tanque e basculante.
Já o International DuraStar é um caminhão
semipesado, de cabine semi-avançada, disponível nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. É
um dos modelos mais vendidos na América do Norte, tem PBTC de 26 toneladas (4x2
e 6x2) e 42 toneladas (6x4). Usa o motor MWM MaxxForce 7.2H de 274 CV,
apresentando excelente desempenho e economia de combustível, transmissão Eaton
de 6 marchas sincronizadas com eixo traseiro de dupla velocidade (de série) nas
versões 4x2 e 6x2. Conta com sistema de freios com grande área de frenagem,
garantindo menor tendência de fadiga e maior durabilidade de lonas e tambores.
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