Parada não planejada afeta o transporte de cargas |
Luís Alberto Alves
O
número de paradas não planejadas dos caminhões pode ser reduzido em 80%. Foi
isso que revelou um estudo realizado pela Volvo Trucks. No longo prazo, a meta
é a eliminação de todas as paradas não planejadas. Nesta direção, a
conectividade dos novos caminhões da linha F cria um novo escopo para o
trabalho de manutenção preventiva.
Uma parada não planejada é um dos problemas
mais sérios que podem afetar as empresas de transporte de cargas. Além da
inconveniência para o motorista, cria custos adicionais de reparos, perda de
receita e, no pior dos casos, danos à reputação junto aos clientes.
“Uma parada não planejada tem um forte impacto
na transportadora. Portanto, temos que melhorar o entendimento dos motivos que
levam a paradas não planejadas e ajudar nossos clientes a aumentar a
produtividade e a rentabilidade do negócio” disse Hayder Wokil, diretor de
Qualidade e Disponibilidade da Volvo Trucks.
Para identificar os motivos que levam a paradas
inesperadas e evitá-los, a Volvo Trucks realizou uma pesquisa baseada em dados
de 3.500 caminhões Volvo em um período de mais de cinco anos. Com essa base de
estatísticas reais, a empresa pode realizar simulações avançadas e gerar uma
gama de possíveis situações de manutenção para analisar como, porque e quando
os caminhões têm paradas não planejadas.
“O estudo mostrou claramente que monitorar o
uso do caminhão e a condição de diferentes componentes chave do veículo,
possibilita planejar melhor a manutenção. Acreditamos que podemos reduzir o
número de paradas não planejadas em 80% se a manutenção do caminhão for
realizada dentro dos prazos ou em resposta às necessidades reais,” explica
Hayder Wokil.
Caminhões conectados são o caminho para zero
paradas não planejadas. Um dos principais pré-requisitos para a redução do
número de paradas não planejadas é ter condições de prever as necessidades em
serviços e manutenção, e de customizar o atendimento para cada caminhão
individualmente.
No Brasil, a Volvo vem trabalhando
intensamente para aumentar ainda mais a tradicional disponibilidade dos
caminhões Volvo. “Estamos trabalhando nosso plano de manutenção Ouro, com foco
intensivo no processo de atendimento aos nossos clientes e na ampliação da
capacidade de atendimento da Rede de Concessionárias Volvo no país”, afirma
Reinaldo Serafim, gerente comercial de pós-venda da Volvo no Brasil.
Apesar dos progressos nesta área ainda há muito espaço para a ampliação da manutenção preventiva. “Temos um potencial considerável nesta área para aumentar a disponibilidade dos caminhões. Veículos conectados são o caminho para zero paradas não planejadas no futuro”, reforça Serafim.
Um exemplo de conectividade já disponível para
a nova linha F no Brasil é o Voar Oncall, que facilita a conexão do motorista
com o Voar (Volvo Atendimento Rápido) por meio de um simples toque em um botão
disponível no painel do caminhão. Ao acionar o botão, todas as informações
sobre o caminhão e o foco do motivo da parada relatado pelo motorista podem ser
acessados por técnicos da Volvo remotamente.
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