Luís Alberto Alves
Manter os filtros de cabine em dia é muito
importante para a saúde respiratória. Preocupados com a disseminação do
conhecimento com os motoristas, profissionais de oficinas e revendedores, a MANN+HUMMEL®, produtora dos filtros
MANN-FILTER, convidou o professor da Uniderp-Anhanguera e médico pneumologista,
Dr. Henrique Ferreira de Brito, para dar algumas dicas de saúde sobre filtros
de cabine.
Na opinião do especialista, a manutenção
adequada do filtro de cabine pode evitar problemas como infecção de vias aéreas
superiores, rinite alérgica e outras complicações respiratórias importantes.
Confira a entrevista:
MANN+HUMMEL - Que tipos de problemas
respiratórios podem ser causados ou potencializados por conta de um filtro de
cabine saturado (sujo)?
Dr. Henrique Ferreira de Brito - Diversos problemas respiratórios tais como infecção de vias aéreas
superiores, rinite alérgica, hiperreatividade brônquica, crise asmática,
pneumonia e diversos outros tipos de inflamações das vias aéreas inferiores.
MANN+HUMMEL - Qual a importância de manter o ar
dentro da cabine dos veículos o mais puro possível, levando em consideração a
produção de dióxido de carbono (CO²) pelo sistema respiratório do corpo humano?
Dr. Henrique - A função
primordial do sistema respiratório é realizar a troca (entrada) de oxigênio
(O²) e saída de gás carbônico (CO²). O filtro de cabine, além de
atuar contra as mais diversas impurezas do ar (e por isso protegendo o sistema
respiratório), atua contra gases tóxicos provenientes do exterior. É importante
lembrar que, em um ambiente fechado (como uma cabine) a concentração de CO²
aumenta (pela produção do nosso organismo) e, portanto, manter o ar mais puro
proporciona um melhor funcionamento e alívio das vias respiratórias.
MANN+HUMMEL - Além do filtro de cabine, que outras
ações o condutor pode ter para aumentar a segurança respiratória dentro de um
carro?
Dr. Henrique - Manter o
interior sempre limpo e conservado (utilizando produtos de qualidade), não
fumar e não utilizar o ar condicionado em temperaturas muito baixas, além de
sempre manter os filtros limpos.
Os
filtros de cabine começaram a chegar ao Brasil em 1996. Atualmente, 70% dos
veículos montados para o mercado nordestino e 40% dos veículos montados para
outros estados vêm com este item.
Por
conta da saturação, o filtro da cabine pode impedir que o ar do ventilador
tenha uma vazão adequada. Ou ainda ficar saturado por conta do excesso de
umidade do ar condicionado. A sugestão é que se desligue o ar condicionado
alguns minutos antes de se desligar o veículo.
A
substituição do filtro de cabine varia conforme as condições de uso do veículo
e às recomendações do manual. Geralmente, a substituição se dá entre seis meses
e um ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário