O carro é líder de vendas no seu segmento |
Luís Alberto Alves
A Toyota apresenta a linha 2016 do sedã médio
Corolla, líder de vendas em seu segmento em 2014, no mercado brasileiro, e o
veículo mais vendido na história da indústria automobilística mundial, com mais
de 40 milhões de unidades comercializadas nos cinco continentes, desde 1966,
ano do lançamento de sua primeira geração.
Entre as novidades, está o quinto integrante
da família, o Corolla GLi Upper, que chega ao mercado brasileiro por R$
75.600,00. O modelo agrega acabamento interno das versões superiores,
proporcionando mais conforto e conveniência aos passageiros. Somam-se também as
características reconhecidas no mercado brasileiro, como o design elegante e
moderno.
Baseado no conceito Keen Look, as linhas do
Corolla refletem a nova identidade visual dos veículos Toyota, que é a
expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes de
uma competição. Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e
convexas, criando um desenho arrojado.
Além disso, o líder do segmento de sedãs
médios reúne qualidade construtiva única, powertrain de última geração, pacote
de equipamentos exclusivo, amplo espaço interno e itens de segurança que
excedem os parâmetros encontrados em veículos da mesma categoria. Tudo
reforçado pelo alto padrão Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.
A linha 2016 está disponível nas
concessionárias da Toyota, em cinco versões:
-
Corolla GLi 1.8L com transmissão manual
-
Corolla GLi 1.8 L com transmissão Multi-Drive
-
Corolla GLi Upper 1.8 L com transmissão Multi-Drive
-
Corolla XEi 2.0 L com transmissão Multi-Drive
-
Corolla Altis 2.0 L com transmissão Multi-Drive
NOVIDADES
O Corolla GLi Upper agrega acabamento interno,
antes exclusivos somente nas versões XEi e Altis, que eleva o conforto e o
bem-estar dos ocupantes. Para maior comodidade, o interior conta com padrão
couro na cor cinza nos bancos dianteiros e traseiros, nas quatro portas e no
descanso de braço dianteiro.
Na parte traseira, o novo GLi oferece descanso
de braço central com porta-copos e acesso ao porta-malas através do rebatimento
60/40 dos bancos. As versões mais básicas, GLi com transmissão manual de seis
velocidades e com transmissão Multi-Drive, permanecem com acabamento interno em
tecido cinza.
O lançamento da Toyota também traz de série
direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual, chave
do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos
nas portas e no console central, computador de bordo com sete funções (consumo
médio e instantâneo, indicador Eco-Drive, autonomia, velocidade média, tempo
percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de
direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital,
sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares e dispositivo
Bluetooth®, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante
multifuncional, entre outros.
Como itens de segurança, além da carroceria
com deformação programada e do desenho frontal projetado para minimizar os
danos a pedestres em caso de acidentes, o modelo traz, de série, cinco air bags
nas três versões GLi e na XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos
dianteiros e um de joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para
cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas
a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força, freios
ABS nas quatro rodas e sistemas auxiliares EBD com distribuição eletrônica de
força de frenagem.
Além dos itens presentes nas versões de
entrada e intermediária, o Corolla Altis agrega mais dois air bags, do tipo
cortina, totalizando sete bolsas de proteção.
No exterior, a novidade são as rodas de liga
leve 16’’ com acabamento fosco. As versões mais básicas, GLi com transmissão
manual de seis velocidades e com transmissão Multi-Drive, têm rodas 16” em aço
estampado.
NOVA LINHA COROLLA 2016
Além da inclusão de uma versão, os demais
modelos da linha Corolla 2016 apresentam novidades.
A versão intermediária XEi passa a contar com
espelhos retrovisores eletrorretráteis, para-sol com espelho e luz de cortesia
para motorista e passageiro dianteiro e acendimento automático dos faróis. A
versão topo de linha, Altis, tem como item de série limpador de para-brisa
variável e intermitente com ajuste de velocidade.
Aos novos equipamentos somam-se, na versão
XEi, ar-condicionado automático digital, computador de bordo, acionamento dos
vidros elétricos por um toque nas quatro portas, bancos traseiros bipartidos
(60/40), com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de
cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico.
Também está disponível, a partir da versão
XEi, sistema Multimídia, com tela de 6.1”, com todas as funções do áudio,
dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares,
dispositivo Bluetooth®, reprodutor de DVD e TV Digital.
A versão topo de linha Altis agrega, ainda,
luzes auxiliares em LED, sistema smart entry, sistema de partida sem chave,
tipo Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores
externos eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis.
MOTOR
A linha Corolla 2016 conta com dois tipos de
motorização. Todas as versões GLi estão equipadas com motor 1.8L Flexfuel, Dual
VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm, quando
abastecido com gasolina, e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque
máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com
etanol), sempre a 4.200 rpm.
As versões XEi e Altis têm motor 2.0L
Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência a 5.600
rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros,
com etanol. O torque máximo é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e
20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).
Ambos os motores possuem sistema de partida a
frio, para utilização do etanol em baixas temperaturas, dispensando o tanque de
combustível auxiliar e, consequentemente, seu reabastecimento periódico com
gasolina. No dispositivo da Toyota, os bicos injetores são dotados de um
sistema que preaquece o etanol no momento da partida, quando o motorista vira a
chave de ignição (GLi e XEi) ou aperta o botão de partida (Altis).
TRANSMISSÕES
O line up do Corolla está equipado com dois
tipos de transmissão, uma manual de seis velocidades, na versão de entrada GLi,
e a exclusiva transmissão automática Multi-Drive de sete velocidades, nas
demais.
A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia
CVT e foi adotada para atender ao gosto do consumidor brasileiro, que
privilegia desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de
combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento que simula sete
marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição
Drive. O resultado é uma sensação agradável ao dirigir, com o benefício da
percepção das trocas de marchas, mas de uma maneira suave, sem os choques
característicos das transmissões automáticas convencionais.
A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece ao
motorista a possibilidade de trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas
na alavanca de câmbio. Nas versões superiores XEi e Altis, as mudanças
sequenciais podem ser praticadas também por meio das borboletas localizadas
atrás do volante. Estas duas versões do sedã possuem a tecla “Sport Mode” que,
quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão
e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.
DESEMPENHO E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
Nos modelos equipados com a transmissão
Multi-Drive, o Corolla precisa de 9,6 segundos para ir da imobilidade a 100
km/h, quando abastecido com etanol. Os testes divulgados pela Toyota foram
conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e as condições simularam um uso
regular do veículo, ou seja, ar-condicionado ligado e dois passageiros a bordo.
Na avaliação do Programa de Etiquetagem
Veicular do INMETRO, o Corolla recebeu a nota A em todas as versões de
motorização e transmissão.
PREÇOS
-
Corolla GLi 1.8L com transmissão manual – R$ 69.690,00
-
Corolla GLi 1.8 L com transmissão Multi-Drive – R$ 69.990,00
-
Corolla GLi Upper 1.8 L com transmissão Multi-Drive – R$ 75.600,00
-
Corolla XEi 2.0 L com transmissão Multi-Drive – R$ 86.900,00
-
Corolla Altis 2.0 L com transmissão Multi-Drive – R$ 99.990,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário