![]() |
Caminhão preparado para andar em qualquer tipo de terreno |
Luís Alberto Alves
As versões do Unimog “extreme off-roader”, U
4023 e U 5023 "nariz curto", foram submetidas a uma renovação
total, apresentando o conceito do motor no meio do veículo. O motor foi
posicionado um metro para trás, o que ajuda não somente a acomodar os conjuntos
necessários para atender o Euro 6, como permite a instalação da tomada de força
diretamente no motor. Isso significa que os dispositivos podem operar
independentemente do veículo estar sendo conduzido. Além disso, conforme a
configuração do Unimog, continua disponível a tomada de força na transmissão.
O veículo se beneficia de sua proximidade com
os modelos de série dos caminhões Mercedes-Benz. Ao compartilhar os
processos de produção na fábrica de Wörth, na Alemanha, obtém uma produção
extremamente eficiente, com alta qualidade garantida e acesso rápido às peças
de reposição.
Mais espaço
A cabina do Unimog é clássica – ela define a
aparência do veículo desde 1974 e isso se repete com o "extreme
off-roader". A nova versão de série é 120 mm mais longa do que sua
precedente e é também um pouco mais alta. Juntamente com a mudança dos
controles da transmissão do console central para a alavanca da coluna da
direção, isso resulta em condições generosas de espaço, substancialmente
maiores dentro da cabina.
Por dentro o Unimog exibe uma nova gama de
equipamentos, incluindo um volante de direção multifuncional, coluna de direção
ajustável, botões multifuncionais, painel de instrumentos com tela grande e um
sistema de aquecimento e ventilação aprimorado. Esse conjunto de elementos cria
condições ideais de trabalho para o motorista.
O reposicionamento de muitos controles no
console de teto torna muito mais fácil o movimento de passagem do banco do
motorista para o do copiloto. A posição de assento na área de baixa vibração
atrás do eixo dianteiro, juntamente com o novo conceito de montagem da cabina,
asseguram maior comodidade de direção nas condições off-road. Assim, o
motorista e os acompanhantes podem desfrutar de um conforto superior no novo
Unimog, o que não é uma característica comum em veículos especializados dessa
natureza.
Transmissão
A transmissão do Unimog foi otimizada e
aprimorada, o que resulta em menores tempos de mudança, além do prolongamento
da vida útil. A transmissão é operada por meio de alavanca na coluna da
direção, que também é usada para controlar uma função eletrônica de ré rápida
(EQR). Como na versão anterior, estão disponíveis 8 marchas para frente e 6
para trás. Também há um grupo opcional para uso off-road com velocidades entre
2,5 e 35 km/h.
A segurança também foi aprimorada: o novo
freio motor é um freio de descompressão de dupla velocidade que, no caso do OM
934, desenvolve uma potência de frenagem de até 180 kW. Cada cilindro do motor
possui sua própria unidade de freio motor. A alta eficiência de frenagem reduz
consideravelmente o desgaste dos sistemas de freios das rodas, melhorando muito
a economia geral. O ABS off-road é item de série.
Como ocorre com todos os veículos comerciais Mercedes-Benz,
as novas designações de modelos do Unimog incluem o valor do hp: 230 nesse
caso. Os primeiros dois dígitos da designação referem-se ao tipo de veículo. As
maiores diferenças entre os dois modelos vem da forma dos eixos e quadros, que
assim afetam as cargas dos eixos e o peso bruto do veículo. No caso do U 4023,
trata-se de um máximo de 10,3 toneladas e para o U 5023, um máximo de 14,5
toneladas.
Pressão
correta
O sistema “Tirecontrol plus” de controle de
pressão dos pneus foi totalmente redesenhado. A pressão dos pneus
pré-configurada para o tipo de uso agora pode ser ajustada simplesmente e de
maneira confortável pelo mostrador no painel de instrumentos, selecionando-se
os programas adequados: modos "Road" (estrada), "Sand"
(areia) e "Rough Terrain" (terreno irregular).
Externamente, a grade do radiador com design
moderno e dinâmico, bem como os novos parachoques com faróis de alta
tecnologia, indicam claramente que uma nova geração do Unimog está operando
ali. As luzes não só proporcionam uma excelente aparência ao veículo. Mais do
que isso, asseguram melhor visibilidade, graças a um ângulo de iluminação mais
amplo. Além disso, se desejado pelo cliente, um novo sistema de monitoramento
por câmera também pode otimizar a visibilidade de todo o entorno, especialmente
na região diretamente à frente do veículo – um acréscimo especialmente útil,
por exemplo, quando se está operando um guincho ou conectando implementos na
parte dianteira.
O conceito de acesso à cabina também foi
totalmente revisado e isso agora pode ser feito com segurança e conforto por
meio de dois ou três degraus, dependendo das necessidades do cliente. A cabina
do Unimog pode ser basculada para serviços de manutenção e reparos. Na nova
série de modelos, o Unimog continua disponível de fábrica com a característica
"crewcab" (cabina da tripulação), que oferece espaço para até sete
pessoas.
Ótimo
desempenho
A capacidade de operação em terrenos severos
do Unimog continua inigualável.
Em alguns aspectos, seus pontos fortes foram ainda mais estendidos. Por exemplo, o fato do quadro e da travessa tubular do Unimog serem soldados garante sua excepcional robustez e flexibilidade de torção de até 600 mm, quando se está conduzindo em condições off-road.
Em alguns aspectos, seus pontos fortes foram ainda mais estendidos. Por exemplo, o fato do quadro e da travessa tubular do Unimog serem soldados garante sua excepcional robustez e flexibilidade de torção de até 600 mm, quando se está conduzindo em condições off-road.
![]() |
Apesar da dureza exterior, a cabine é confortável |
Os eixos portantes, o baixo centro de
gravidade e ângulos extremamente bons de entrada e de saída (44 graus na
dianteira e 51 graus na traseira), bem como o amplo ângulo de rampa (34 graus)
e sua capacidade de subida de aclives (45 graus), contribuem para tornar o
Unimog um verdadeiro profissional fora de estrada.
Esse novo Unimog se destaca também por cruzar
regiões alagadas numa profundidade máxima de 1,20 m, além de um ângulo de
inclinação lateral de até 38 graus. Na condução em situações extremas, com o
sistema de tração em todas as rodas acionado, o veículo é apoiado pelos
bloqueios selecionáveis do diferencial e do sistema de controle de pressão.
Pneus simples sempre fizeram parte do conceito
do Unimog – as rodas traseiras seguem precisamente as trilhas das rodas
dianteiras e assim conseguem tirar vantagem de uma superfície mais firme,
compactada pelas rodas dianteiras.
Transporte
de carga
O Unimog da Mercedes-Benz é um
veículo robusto e confiável, projetado para longa vida útil em serviço. O
quadro totalmente soldado e os componentes do chassi encapsulados indicam que
ele foi projetado para enfrentar os mais altos níveis de esforço e fadiga. Os
eixos são reforçados e todos os principais conjuntos são protegidos ou
localizados em áreas protegidas – e isso também é verdade para a capacidade de
passar por regiões alagadas até uma profundidade de 1,20 m. Além disso, se o
ambiente esquentar demais, como nas situações de combate a incêndios, a
proteção contra calor, disponível como opcional, entra em ação, preservando o
veículo. Ela protege todos os tubos importantes, o tanque de AdBlue, o
catalisador, as baterias e os conjuntos de freios contra as altas temperaturas.
Condições
extremas
Tudo isso explica por que o Unimog
"extreme off-roader" desfruta de uma reputação excelente em todo o
mundo. O uso em condições extremas fora de estrada é a ordem do dia para esses
veículos. Eles encaram todo tipo de desafio: limpeza de neve pesada, combate a
incêndios florestais, ajuda em catástrofes, operações de guindastes,
construções de dutos, expedições, missões de resgate e por último, mas não
menos importante, no transporte de passageiros.
O habitat natural do U 4023 e do U 5023 começa
onde as estradas dão lugar às trilhas irregulares e campo aberto. Um
conjunto de equipamentos desenvolvido por especialistas e fabricantes de
carroçarias significa que o Unimog consegue dominar as mais difíceis tarefas,
mesmo em terrenos severos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário