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O motor 1.0 16V Hi Power é um dos destaques do Novo Logan |
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Espaço e conforto não ficaram sem segundo plano no carro da Renault |
Luís Alberto Caju
Quando chegou ao Brasil em 2007, o Renault
Logan rapidamente caiu no gosto dos consumidores. O modelo inovou em seu
segmento e quebrou paradigmas, mostrando que é possível um produto oferecer
amplo espaço interno, robustez mecânica, baixo custo de manutenção e três
anos de garantia sem precisar que se pague a mais por isso. Agora na linha
2014, e mantendo as características que o consagraram, chega a nova geração do
Logan, com a nova identidade mundial da marca, sofisticação, inovação
acessível e mais conforto.
Com linhas arredondadas na dianteira,
traseira e lateral, o Novo Logan está mais sofisticado e segue a nova
estratégia de design da Renault, lançada em 2010 sob o comando de Laurens van
derAcker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault. Essa estratégia
é construída em torno da noção do ciclo de vida. Cada um dos cinco
carros-conceito (DeZir, Captur, Frendzy, R-Space e Twin’Z) apresenta um
aspecto deste ciclo: quando as pessoas se apaixonam, descobrem o mundo,
formam uma família, trabalham, têm momentos de lazer e adquirem sabedoria.
Foi a partir desses carros-conceito que a nova identidade visual da marca
começou a chegar aos carros de série.
Já em seu interior, o modelo chega com
inovações no seu segmento, como o sistema Media NAV 1.2, com tela de 7”
integrada ao painel, e o ar-condicionado automático. Além desses itens,
piloto automático, limitador de velocidade, sensor de estacionamento e indicador
de trocas de marchas são outras novidades do modelo.
“Estamos lançando um produto novo,
sofisticado e inovador, mantendo os pontos fortes da geração anterior, que
fizeram do Logan um sucesso no mercado”, explicou presidente da Renault do
Brasil, Olivier Murguet.
Nova identidade visual
O design do Novo Logan teve a participação
do Renault Design América Latina (RDAL), o primeiro estúdio de desenho e
estilo da marca no continente americano que fica em São Paulo. A exemplo do
que aconteceu com o Clio, em novembro, o Novo Logan agora passa a ter a nova
identidade visual da marca, criada por Laurens van der Arcker e adotada
também em outros produtos no mundo todo.
Na dianteira, tudo novo e formas mais arredondadas.
Visto de frente, o sedã ganhou imponência, com a adoção de um para-choque
mais encorpado e envolvente. O conjunto óptico traz na mesma peça faróis de
duplos refletores e luzes indicativas de direção. Na grade frontal,
destaca-se um friso cromado e o símbolo da Renault com mais evidência. Na
parte inferior da grade dianteira, a versão Dynamique reforça o design
sofisticado com uma moldura cromada, envolvendo os faróis de neblina. O capô
agora tem dois frisos que descem em direção a cada um dos faróis, garantindo
um visual harmônico e equilibrado ao sedã.
A traseira é marcada por lanternas que
avançam sobre as laterais do veículo com elementos geométricos que realçam as
luzes de ré e de freio. O logotipo da Renault está no centro da tampa do
porta-malas e logo abaixo dele está inscrito o nome “Logan”, o que também
alinha o estilo do carro ao da nova identidade de marca. A tampa do
porta-malas é caracterizada ainda por um vinco na horizontal que dá a
impressão de tratar-se de um aerofólio.
A nova carroceria não alterou o espaço
interno, um dos pontos fortes do sedã da Renault. O Novo Logan apresenta uma
importante vantagem em relação aos competidores diretos: as suas amplas
medidas internas e externas. São 2,63m de distância entre-eixos, 4,35 m de comprimento,
1,73 m de largura (sem retrovisores) e 1,52 m de altura.
Mais sofisticação
O interior do Novo Logan é composto por
novos materiais, cores e texturas que deixam claro a sofisticação do veículo.
O painel, totalmente novo, tem visual mais moderno e agora é feito de
material mais agradável ao tato. O volante, de três raios, tem empunhadura
anatômica, traz a logomarca da Renault cromada no centro, e, na versão
Dynamique, pode vir com os comandos do piloto automático e do limitador de
velocidade.
“O principal objetivo foi melhorar a
qualidade do acabamento e aumentar o nível de sofisticação do modelo. Isso
responde ao maior nível de exigência dos consumidores brasileiros, que dão
muita importância ao interior do veículo e valorizam o acabamento”, descreveu
o vice-presidente comercial da Renault, Gustavo Schmidt.
O novo quadro de instrumentos agora traz iluminação
na cor branca para melhor visualização do condutor. São três mostradores
redondos: conta-giros e velocímetro analógicos e um mostrador digital, com
indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e
computador de bordo multifunções. O motorista tem acesso, por exemplo, a
dados relativos ao consumo médio e instantâneo, à autonomia, à quantidade de
combustível consumida, à velocidade média e à quilometragem total e parcial.
Para auxiliá-lo na redução de consumo, o Novo Logan ganha indicador de troca
de marcha.
Porta-objetos estão espalhados por toda a
cabine no Novo Logan. São de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. Nas
laterais das portas dianteiras e traseiras, por exemplo, estão porta-mapas e
porta-garrafas. Nos compartimentos dianteiros estão recipientes de até 1,5
litro. O porta-luvas, por sua vez, é amplo e tem capacidade de 5,7 litros. As
latas e copos podem ser armazenados em espaços específicos no console
central, logo à frente da alavanca de câmbio, e atrás do freio de mão, entre
os bancos do motorista e do passageiro.
Outro detalhe importante nesta nova geração
do sedã é o encosto rebatível do banco traseiro, o que aumenta a
versatilidade de uso do espaço interno. Na versão Dynamique, o banco é
rebatível bipartido (1/3 e 2/3) e na versão Expression é 1/1. A versão
Dynamique traz luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores,
dando um toque mais sofisticado ao modelo.
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Encosto rebatível do banco é outro destaque no modelo Dynamique |
Inovação
acessível
Com o Novo Logan chega também o Media NAV 1.2, uma evolução do sistema
lançado em 2012 que tem tela touchscreen de 7” integrada ao
painel com as funções GPS, Bluetooth e rádio, que agora ganha duas novas
funções: Eco-Scoring e Eco-Coaching, além da visualização da temperatura
externa.
A função Eco-Scoring avalia a condução do
motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a
troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem
percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que dá uma série de
dicas para o condutor dirigir de modo mais econômico e ecológico.
O Media NAV 1.2 oferece conexão Bluetooth,
na qual o motorista pode realizar ligações telefônicas para os contatos, ter
acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema,
tudo com visualização pelo display. A transmissão de voz é feita
pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao condutor que
precisa utilizar o celular enquanto dirige.
Outra ferramenta oferecida pelo Media NAV
1.2é o GPS. Para permitir que o motorista chegue ao seu destino sem ter
problemas com o caminho, o sistema de navegação tem uma fácil programação de
destinos e vasta lista de pontos de interesse. É possível programar e salvar
a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. O sistema fornece a hora
programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade
média e outras informações.
O Media NAV 1.2 tem entradas auxiliares (uma
do tipo jacke outra para conexão USB/iPod) e pode funcionar em conjunto como
comando satélite na coluna de direção para que o motorista não precise tirar
a mão do volante para trocar de música, atender chamadas e mudar as estações
do rádio.
No centro do painel, ficam agrupados o
equipamento de som e os comandos do sistema de climatização. Opcionalmente na
versão Dynamique, o Novo Logan oferece ar-condicionado automático, item
inédito no segmento, com um seletor da temperatura de fácil manuseio.
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Ajustes de altura do assento do motorista e da coluna de direção propiciam mais conforto no Novo Logan |
Espaço
interno e conforto
Cinco pessoas viajam confortavelmente, com folgas para os joelhos,
ombros e cabeça, graças principalmente à boa distância entre-eixos de 2,63m,
que supera a medida dos seus principais concorrentes. O amplo espaço interno
também é percebido no porta-malas, de 510 litros, que leva sem problemas
bagagens de uma família inteira.
Encontrar uma boa posição de dirigir no Novo
Logan é tarefa fácil, graças também aos ajustes de altura do assento do
motorista e da coluna de direção. Todos os bancos são novos e na versão Dynamique
foram confeccionados com a tecnologia CCT (Cover Carving Technology),
que apresenta espumas mais espessas entre 5mm e 20mm, com formato que
“abraça” o corpo, garantindo mais conforto e ergonomia.
O porta-malas e a tampa do tanque do
combustível, por sua vez, podem ser abertos internamente. Com isso não é mais
necessário entregar a chave do carro para o frentista, facilitando o processo
de abastecimento do veículo.
Outra grande diferença do Novo Logan em
relação ao modelo anterior está na melhoria acústica. O desenvolvimento do
novo modelo incluiu um minucioso trabalho de modelagem acústica, com a adição
de novos itens criados para aumentar o nível de silêncio interno do veículo.
O trabalho de engenharia para o isolamento
do ruído do motor envolveu a adoção de mantas e revestimentos isolantes em
pontos estratégicos da carroceria e também no interior do carro. A sensação
de conforto dos ocupantes é aumentada com o baixo índice de vibrações
transmitido pelo motor e pela suspensão à carroceria.
A preocupação da equipe técnica da Renault
com o conforto do modelo fica evidenciada nos braços da suspensão dianteira,
que estão instalados em um chassi auxiliar, fixado por coxins ao monobloco, o
que evita o seu contato direto com a carroceria, proporcionando maior isolamento.
Já as buchas que fixam os braços da suspensão à carroceria garantem, além do
isolamento acústico, rigidez e apoio necessários para manter o equilíbrio do
carro em curvas.
Motores
Dois diferentes motores fazem parte do
portfólio da nova gama Logan: o novo 1.0 16VHi-Power, que equipa o Novo Clio
e é nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e o 1.6 8V
Hi-Power, adotado na linha em agosto de 2012.
Os propulsores são frutos do know-how adquirido
pela Renault na Fórmula 1, na qual participam quatro equipes com motores da
marca, e do trabalho do Renault Tecnologia Americas (RTA), centro de
engenharia que fica em São José dos Pinhais (PR) cuja missão é desenvolver
produtos voltados aos consumidores latino-americanos.
O Novo Logan é o único da categoria a contar
com propulsor de quatro válvulas por cilindro. Presente nas versões
Authentique e Expression, o motor 1.0 16VHi-Power, traz uma série de
inovações mecânicas. São 71 peças novas, como os pistões adequados para a
nova taxa de compressão, que passou de 10:1 para 12:1, bomba de óleo, bielas
e junta do cabeçote.
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Novo Logan, modelo Dynamique |
O propulsor 1.0 16VHi-Power desenvolve 80 cv
(com etanol no tanque) e 77cv (abastecido com gasolina), sempre a 5.750 rpm.
São 10,5 kgfm (etanol) e 10,2kgfm de torque máximo a 4.250 rpm (gasolina). No
ciclo urbano, faz 8,1 km/l (etanol) e11,9 km/l (gasolina). E na estrada, a
média de consumo fica em 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).
Com esses resultados o Novo Logan atingiu a
nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Coordenado pelo
(Inmetro) Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial,
o programa permite que os consumidores conheçam a eficiência energética dos
carros comercializados no Brasil, por meio de etiqueta afixada nos veículos.
O Novo Logan é equipado com indicador de
troca de marcha, um dispositivo no painel que mostra o momento em que o
condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, levando-se em conta sempre a
economia de combustível e o estilo de condução de cada motorista.
A segunda opção de motor disponível no Novo
Logan é o 1.6 8VHi-Power. São 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv
quando abastecido com gasolina. Em relação ao torque são 15,5 kgfm com etanol
e 14,5 kgfm com gasolina.
Vale ressaltar que cerca de 85% do torque já
estão disponíveis a 1.500 rotações, o que significa para o consumidor
arrancadas e retomadas mais ágeis, diferença que pode ser sentida no trânsito
urbano e também em estrada, numa ultrapassagem, por exemplo.
Nova plataforma
As mudanças não foram apenas estéticas. É um
carro completamente novo desde a carroceria, suspensões, direção, freios e
sistema elétrico. A bitola dianteira, por exemplo, aumentou 27 mm e a
traseira está 19 mm maior. A direção ganhou nova assistência variável. Tudo
para dar mais precisão e estabilidade.
As suspensões do Novo Logan, dianteira e
traseira, foram desenvolvidas de acordo com as condições de rodagem das ruas
e estradas brasileiras. O conjunto dianteiro é do tipo MacPherson, com braços
triangulares e amortecedores integrados às molas helicoidais – nas versões
equipadas com motor 1.6 Hi-Power, a suspensão dianteira ganha barra
estabilizadora. Atrás, funciona um sistema semi-independente, composto por
barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
telescópicos verticais com barra estabilizadora.
Segurança
O Novo Logan sai de fábrica com airbag de série para motorista e
passageiro em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, com
distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). O sistema CAR, que trava
automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h, também contribui
para a segurança.
Os bancos dianteiros possuem o chamado efeito antimergulho que impedem
que a pessoa passe sob o cinto em caso de colisão frontal. Os cintos de
segurança retráteis de três pontos têm regulagem de altura (dianteiros) e
limitadores de esforço integrado. Esse dispositivo, presente em todos os
modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto em caso de
colisão. Com isso, evita-seque o corpo da pessoa seja arremessado
demasiadamente à frente, reduzindo ferimentos causados pela excessiva pressão
do cinto contra o corpo.
As estruturas dianteira e traseira do monobloco do Novo Logan têm
zonas de deformação progressiva, que amortecem os impactos. Na cabine, a
coluna central e a travessa do teto são reforçadas; todas as portas possuem
barras de proteção contra colisões laterais – as traseiras vêm com travas de
segurança extras que impedem sua abertura por crianças.
A coluna de direção, retrátil e
dobrável, é posicionada a fim de evitar o seu contato com os joelhos do
motorista. Em caso de batida frontal, suportes pendulares impedem a invasão
do motor na cabine e o sistema de servofreio se deforma, movendo a pedaleira
para baixo, evitando que os pedais atinjam os pés do condutor.
Linha
de acessórios
Juntamente com o Novo Logan está chegando ao mercado uma linha
completa de acessórios, desenvolvida exclusivamente para o sedã. Todos os
componentes têm homologação de fábrica. A lista inclui itens como alarme,
engate traseiro, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, rodas em
liga leve de 15”, sensor de estacionamento e uma ampla gama de rádios CD/MP3.
Um dos destaques é o Kit Sport, que é
composto por saias laterais, spoiler dianteiro, spoiler traseiro e aerofólio
na tampa traseira.
Além de personalizar e/ou aumentar os níveis
de conforto do Novo Logan, o cliente que instala qualquer um dos itens da
linha de acessórios original mantém inalterados todos os benefícios da
garantia do veículo, que é de três anos.
Versões e equipamentos
O Novo Logan está chegando ao mercado
nacional em quatro versões: três de acabamento e duas de motorização. São
elas:
· Authentique 1.0
16VHi-Power: airbag duplo, ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de
frenagem), brake light, rodas 15’’, retrovisor na cor preta, maçanetas
externas na cor preta, retrovisor com regulagem interna, para-sol com espelho
cortesia, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível.
Principais opcionais: direção hidráulica e ar-condicionado.
· Expression 1.0
16VHi-Power e 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Authentique
mais ar-condicionado (1.6 8V Hi-Power), direção hidráulica, rádio CD MP3 2
DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das
portas, alarme perimétrico, computador de bordo, banco traseiro rebatível
1/1, ar quente, desembaçador traseiro, retrovisor na cor carroceria,
maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto.
Principais opcionais: ar-condicionado (1.0 16VHi-Power), Media NAV 1.2 e
sensor de estacionamento.
· Dynamique 1.6
8VHi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com
tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos
traseiros, piloto automático, limitador de velocidade, luzes indicadoras de
direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco
rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro. Principais opcionais: Media
NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor
de estacionamento.
Todas as versões saem de fábrica
com pneus 185/65 de 15 polegadas.
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