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Com design bem renovado, o consagrado Camaro/2014 chega ao Brasil |
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Luxuoso, o carro da GM é um sonho sobre rodas |
Luís Alberto Caju
A Chevrolet traz o Camaro linha
2014 com um design bastante renovado. O consagrado motor V8 6.2L Small Block e
a transmissão de seis velocidades GR6 compõem com o veículo um conjunto de
muito desempenho e de grande sucess O esportivo tem previsão de vendas para o
final do próximo mês de novembro exclusivamente na versão topo de linha SS.
“É um ícone mundial, um sonho sobre rodas, um carro que desperta a
paixão em todos que o dirijam ou simplesmente olhem para ele”, destacou o
vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz.
Tecnologia
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O motor do Camaro tem desligamento automático dos cilindros |
Além da elevada potência e
torque, o motor do Camaro oferece muita tecnologia. O seu motor é equipado com
o sistema AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos
cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma
estrada, o sistema de gerenciamento do motor comanda o desligamento de parte
dos cilindros, da injeção de combustível, e o fechamento das válvulas de
admissão e escape, utilizando uma válvula eletrônica, que atua sobre o comando
hidráulico dos tuchos, comandando o fechamento das válvulas.
A tecnologia do motor Chevrolet
Small Block V8 6.2L não para por aí, o motor possui comando de válvulas
continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da
faixa de rotação do motor. As válvulas de admissão e escape possuem massa reduzida
em função da haste ser oca, favorecendo o aumento da rotação do motor. O módulo
de gerenciamento do motor é desenvolvido e calibrado pela Chevrolet (sistema
“S2”), o que permite controle preciso do motor, maior integração com o veículo,
garantindo assim uma melhor experiência ao dirigir.
Em conjunto com os mais de 400 cv
de potência do motor e 56,7 kgfm de torque, trabalha a transmissão
sequencial/automática de seis velocidades GR6, exclusiva da versão SS. Com ela,
o motorista pode desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas da
transmissão automática, que são extremamente rápidas e fluídas, como também é
possível fazer trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do
volante “Paddle Shift”, que permite fazer as trocas de marchas, sem a
necessidade de se tirar as mãos do volante.
Prazer de dirigir
Dentro de um Camaro a experiência
é única, desde o momento que se a aciona a partida de imediato ouve-se o motor,
ouvimos o som grave característico do motor V8 6.2L Small Block, que certamente
superará em muito as expectativas do motorista. O painel de instrumentos e os
diversos mostradores do console se iluminam, ganhando vida e complementando a
experiência de dirigir o Camaro.
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O dispositivo Paddle Shift facilita trocas de marchas sem tirar as mãos do volante |
Utilizando os seletores no
volante “Paddle Shift”, é possível fazer trocas de marchas mais esportivas, sem
a necessidade de tirar as mãos do volante. O sistema utilizado no Camaro que é
desenvolvido pela Chevrolet, possui um requinte de software e calibração, que
permite fazer uso do “Paddle Shift” com o seletor na posição “D” Drive.
O Camaro oferece controle
eletrônico de tração e de estabilidade, que atua sobre os freios, e auxilia o
motorista em uma direção mais segura. É possível desativar ambos os sistemas.
Pressionando-se o botão apenas uma vez, ele desabilita o controle de tração, e
pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo “Dinâmico”,
permitindo uma condução mais esportiva sem tantas intervenções, mas mantendo o
elevado nível de segurança. Trabalhando em conjunto com o sistema eletrônico de
tração o Camaro conta também com controle de tração mecânico, que utiliza
diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD).
A direção ficou ainda mais
confortável para o uso carro no dia-a-dia, porque o sistema, que era
hidráulico, passou a ser elétrico, permitindo desenvolver uma calibração que
tivesse um menor esforço em manobras em baixas velocidades.
Ao contrário de seus concorrentes
em outros mercados, o Chevrolet Camaro vem equipado com suspensões
independentes nos dois eixos. Tanto na dianteira quanto na traseira o Camaro
utiliza suspensão do tipo Multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos.
Outro item importante que aumenta
a flexibilidade de uso do superesportivos é o fato do motor ter sido calibrado
para utilizar a gasolina brasileira. Para assegurar a estabilidade superior, o
superesportivo vem equipado com rodas de alumínio de 20 polegadas de tala 8’ na
dianteira e 9’ na traseira. Calçando as rodas estão os pneus de medida 245/45
ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira.
O conjunto de rodas e pneus deixa
à mostra os enormes discos de freios (com 35,5 cm de diâmetro e 3,2 cm de
espessura na dianteira e 36,5 cm de diâmetro e 2,8 cm de espessura na traseira)
e as pinças Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros
de F1, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
Design Renovado
O Camaro 2014 apresenta uma
evolução do design, sem perder o conceito original que retrata a herança de sua
primeira geração, produzida de 1967 a 1969. Ele apresenta uma nova e maior
grade frontal, que favorece o fluxo de ar. A adição de saída de ar no capô,
melhora a exaustão de calor, e o novo para-choque compõe o visual da frente do
Camaro. Novo difusor de ar e aerofólio que foram otimizados em túnel de vento,
e nova lanterna, compõem o design da traseira do superesportivo.
Internamente o Camaro recebe
bancos com regulagem elétrica, e as laterais das portas ganharam iluminação em
LEDs na cor ice blue. Os mostradores do painel, a projeção de dados no para-brisa,
bem como os mostradores no console central, apresentam um visual retrô e
sofisticado ao mesmo tempo.
“Renovar o design do Camaro,
ícone da esportividade da marca Chevrolet, que possui um design tão bem
resolvido, foi um grande desafio”, comentou o diretor executivo de design da GM
do Brasil, Carlos Barba.
Veículo recebe MyLink
O Camaro a partir do ano modelo
2014 recebe exclusivo sistema de multimídia Chevrolet MyLink, que permite ao
usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro
do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da
tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas
funções do veículo de acordo com as suas preferências.
Os usuários que desejarem
utilizar os aplicativos precisam fazer o download em um smartphone compatível com o MyLink, por
meio de lojas como App Store e Google Play. Além dos atributos conhecidos, como
tela touch screen, de sete polegadas, MP3, USB, entrada auxiliar, Bluetooth,
também conta com reconhecimento de voz para agenda e ligações telefônicas.
Outras novidades: comandos de voz para navegação e áudio, configurações do
veículo, câmera de ré integrada, e função áudio streaming utilizando o
aplicativo Stitcher.
Outra comodidade viabilizada pelo
sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio
de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da
visualização de demais informações tradicionais do celular, como, agenda de
contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o
sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para
arquivos MP3/WMA.
O sistema de áudio ainda conta
com um sistema Premium sound de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com
nove alto-falantes. O Camaro também oferece travas elétricas das portas e
vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o motorista quanto para o
passageiro.
Um outro item muito importante é
o Head-Up Display (HUD), um sistema que projeta algumas informações no
para-brisa do veículo. A ideia é a de que, em um veículo superesportivo, o
motorista não desvie o olhar da estrada, por isso as informações ficam
projetadas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM
executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações
projetadas, o motorista pode visualizar a velocidade, a rotação do motor e a
até a estação de rádio. O condutor ainda pode personalizar a altura e a
intensidade das imagens.
História
A primeira geração do Camaro foi
apresentada em 1966, já como modelo 67. Ele começou a ser vendido nos Estados
unidos em 29 de setembro de 1966. Ele teve oito diferentes opções de motor.
Duas delas, de seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de
3.8 litros e chegavam até impressionantes 7.0 litros. Ele era comercializado em
três diferentes versões, a RS, a SS e a Z28, mais esportiva ainda. Em seu
primeiro ano de vida, o Camaro vendeu 100.255 carros. A primeira geração do
Camaro foi vendida até 1969, totalizando quase 270.000 esportivos vendidos em
apenas três anos de venda. Um verdadeiro sucesso.
A segunda geração foi introduzida
em fevereiro de 1970 e foi produzida até o modelo de 1981. Ela chegava com um
novo visual, ainda mais marcante para a época, que ainda receberia alterações
estéticas nos modelos 1974 e 1978. Em relação à primeira geração, o Camaro foi
fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda
era vendido em três diferentes versões, a RS, SS e Z28. Esta última foi
descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltaria
com força total, em 1977. A segunda geração do Camaro estreou, em 1980, um novo
motor: o V6 de 3.8 litros, em substituição ao de seis em linha, de 4.1 litros.
Em 1982, a Chevrolet apresentava
a terceira geração do Camaro. Totalmente remodelada, ela inaugurava também a
era dos motores com injeção eletrônica de combustível. Além de mais moderno, o
Camaro também passou por um forte regime: ele estava 227 quilos mais leve que o
modelo anterior.
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