As rodas lançadas pela Alcoa demoraram dois anos para ser desenvolvidas |
Luís Alberto Caju
A Alcoa, criadora das rodas de alumínio
forjado e líder mundial nesse ramo, lançou nos Estados Unidos a MagnaForce™, a
mais avançada liga de alumínio para rodas já desenvolvida. O novo material possibilita
que elas sejam mais leves, robustas e com as mesmas características de
resistência à corrosão que a liga padrão do setor, também fabricada pela Alcoa.
A companhia espera lançar uma roda de última geração com essa liga no início de
2014.
Ela é 16,5% mais resistente do que o padrão do setor, a liga 6061 da Alcoa, em aplicações similares. A Alcoa usará o material para fabricar rodas para transporte comercial, setor em que há uma alta demanda de produtos mais leves que aumentem a eficiência em termos de consumo de combustível.
“A Alcoa está fazendo história no ramo de rodas de caminhão, com o desenvolvimento de soluções inovadoras em alumínio”, afirmou Tim Myers, presidente de Rodas e Produtos de Transporte da Alcoa. “Nenhum fabricante produziu uma roda com uma liga superior ao material 6061 da Alcoa’, disse. Segundo Myers a liga MagnaForce™ abre portas para a produção das rodas mais resistentes e leves a fim de aumentar a carga útil das frotas, elevar a eficiência no consumo de combustível e incrementar a sustentabilidade.
De acordo com a Alcoa, a liga MagnaForce™ demorou dois anos para ser desenvolvida pelos cientistas e engenheiros do Centro Técnico da Alcoa, maior centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de metais leves, localizado em Pittsburgh (EUA).
A empresa é líder do setor, desde que inventou a roda de alumínio forjado, em 1948, usando uma liga que havia desenvolvido para o setor aeroespacial. Em 1968, a companhia definiu novamente o padrão do setor ao lançar sua liga 6061 para rodas de alumínio forjado. O produto oferece uma liga robusta, durável e resistente à corrosão, utilizado até hoje pelos principais fabricantes de rodas de alumínio forjado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário