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sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Fenatran/2013: FPT participa dos principais lançamentos do setor de caminhões




FPT 10,3L, que equipa o Ford Cargo 2042 e 2842
Cursor 13 560 CV para o Iveco Hi Way


Luís Alberto Caju


 De 28 de outubro a 1º de novembro, durante a Fenatran, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, a FPT Industrial exibiu os motores que equipam os principais lançamentos do segmento de caminhões de 2013.

 Seguindo seu propósito de crescimento, desenvolvimento tecnológico e consolidação no mercado latino americano, a FPT Industrial levou como destaques ao evento o motor FPT 10,3L para o Ford Cargo 2842 e 2042, que reforça seu foco comercial no mercado aberto, e o Cursor 13 560cv para o Iveco Hi-Way. Além disso, lançou dois novos motores; o N45 e N67, que equipam os novos Iveco Tector.  Para completar a ampla exposição em soluções, o Cursor 9 para o Iveco Trakker e o F1A que equipa o Fiat Ducato também estarão em exposição.

 “Por meio de nosso conhecimento, tecnologia e qualidade proporcionamos aos nossos clientes os custos operacionais mais competitivos do mercado. Estamos confiantes de que essa será uma grande contribuição para o nosso crescimento contínuo", disse o presidente da FPT na América Latina, José Luís Gonçalves.

                               Presença nos principais lançamentos

  O motor Cursor 13 com 560 cv, que equipa o novo Iveco Hi-Way, é o mais potente do portfólio da FPT Industrial para aplicações veiculares e oferece alto rendimento, com uma curva de torque plana, característica ideal para as condições das estradas latino-americanas. Tudo isso é oferecido com consumo de combustível reduzido e baixo nível de emissões.  Gonçalves acrescentou: "A alta tecnologia do motor, aliada ao seu baixo custo operacional, confirma o compromisso da FPT Industrial em satisfazer as necessidades do cliente de um mercado exigente". Além da versão de 560 cv, a família Cursor 13 também possui potencias de 440 cv e 480 cv.

 Outra importante parceria é o acordo com a Ford Motor Company para a utilização do FPT 10,3 litros de 460 cv nas versões 2842 e 2042 do Ford Cargo de até 56 toneladas, produzidos no Brasil e na Europa. O motor turbodiesel FPT 10,3 litros com 6 cilindros em linha possui gerenciamento eletrônico e sistema SCR para redução de emissões. “A parceria com a Ford é mais um passo que confirma o compromisso de crescimento da FPT Industrial  na América Latina e a consolidação no mercado brasileiro”, destaca Gonçalves.

                                 Nova geração Iveco Tector Economy

  Mais potência e menor consumo; esses foram os requisitos básicos para o desenvolvimento dos novos motores N45 e N67 da FPT, projetados para equipar a nova geração Iveco Tector Economy de 15t e 23t. Ambos os motores serão apresentados pela FPT Industrial no evento, comprovando o pioneirismo tecnológico e a diversidade de soluções da empresa em atender as necessidades do cliente.

  Os novos N45 e N67 são motores criados a partir das versões NEF 4 e NEF 6, e tiveram aumento em suas cilindradas em relação às suas versões anteriores (de 3,9litros para 4,5litros e de 5,9litros para 6,7litros), resultando em aumento de potência e torque, além de redução de consumo de combustível. Os dois modelos possuem tecnologia SCR, que utiliza o Arla 32.

 O N45, com potência de 206 cv e torque de 720 Nm, entre 1.250 e 1.800 rpm, apresenta rendimento que o torna ideal para equipar caminhões projetados para percorrer curtas distâncias, utilizados em entregas urbanas e interurbanas. 

 Já o N67, com as novas e mais robustas cilindradas, possui duas curvas de potência, uma versão de 280 cv e 300 cv com 950 Nm de torque entre 1.250 para 1.600 rpm, e 1.050 Nm entre 1.250 e 1.890 rpm, respectivamente.   Esses motores foram construídos para oferecer ao condutor maior potência, sendo ideal para longas distâncias.

 "Em nosso centro de P&D no Brasil conseguimos desenvolver uma calibração específica para atender às necessidades do cliente brasileiro. Obtivemos uma nova curva de torque, mais plana e mais ampla. Com essas alterações, os motores ganharam elasticidade, o que permite uma condução mais tranquila e velocidades médias mais elevadas. O torque em faixa mais ampla melhora as arrancadas, ajuda nas manobras em baixa velocidade e apresenta bom desempenho em subidas”, enfatizou o diretor de engenharia de produto da FPT Industrial, Helton Lage.

 Estruturalmente, os motores passaram por alterações em algumas peças, como a biela e o pistão, por exemplo, para suportar maiores pressões em decorrência do aumento do deslocamento. Os injetores foram otimizados, garantindo maiores pressões de injeção, com consequente melhora no rendimento do motor. 

                                     Cursor 9 para o Iveco Trakker

 O motor Cursor 9 de 8,9 litros e 6 cilindros em linha que equipa o Iveco Trakker apresenta sistema de injeção Common Rail de última geração.   As maiores pressões de injeção garantem o melhor desempenho da categoria aliado à redução do consumo de combustível.


                                     Motor F1A equipa o Fiat Ducato

   O motor F1A da FPT Industrial, de 2,3 litros com 4 cilindros em linha que equipa o Fiat Ducato, utiliza recirculação dos gases de escape (EGR) para cumprir as legislações de emissões da América Latina. Especificamente para essa aplicação de baixa potência e deslocamento, a tecnologia possibilita a redução dos custos de operação ao proprietário e se mostra a escolha mais adequada. "O F1A, com a tecnologia desenvolvida pela FPT Industrial, apresenta excelente desempenho, além de menor ruído e emissões de NOx (óxidos de nitrogênio)", afirma Lage.

Ficha Técnica Cursor 13
Cilindrada: 12,9l
Combustível: Diesel
Diâmetro x curso: 135 mm x 150 mm
Taxa de compressão: 16.5:1
Potência máxima: 560 cv @ 1.900 rpm
Torque máximo: 2.500 Nm @ 1.000-1.600 rpm
Emissões: Proconve P7 / Euro V
Turbo VGT: Turbina de geometria variável

Ficha Técnica FPT 10,3L
Cilindrada: 10,3l
Combustível: Diesel
Diâmetro x curso: 125 mm x 140 mm
Taxa de compressão: 16.5:1
Potência máxima: 420 cv @ 2.100 rpm
Torque máximo: 1.900 Nm @ 1.050 rpm
Emissões: Proconve P7 / Euro V
Turbo VGT: Turbina de geometria variável


Ficha Técnica N67 – 300 cv
N° de cilindros: 6    
Combustível: Diesel
Potência máxima: 300 cv @ 2.500 rpm
Torque máximo: 1.050 Nm @ 1.300 rpm
Diâmetro x curso: 104 x 132 mm
Sistema de aspiração: Turbocharger com Waste Gate
Taxa de compressão: 17:1
Sistema de injeção: Common Rail
Emissões: Proconve P7 / Euro V

Ficha Técnica N67 – 280 cv
N° de cilindros: 6
Combustível: Diesel
Potência máxima: 280 cv @ 2.500 rpm
Torque máximo: 950 Nm @ 1.250 rpm
Diâmetro x curso: 104 mm x 132 mm
Sistema de aspiração: Turbo Charger com Waste Gate e After Cooler
Taxa de compressão: 17:1
Sistema de injeção: Common Rail
Emissões: Proconve P7

Ficha Técnica N45
N° de cilindros: 4
Combustível: Diesel
Potência máxima: 206 cv @ 2.500 rpm
Torque máximo: 720 Nm @ 1.300 rpm
Diâmetro x curso: 104 mm x 132 mm
Sistema de aspiração: Turbocharger com Waste Gate
Taxa de compressão: 17:1
Sistema de injeção: Common Rail
Emissões: Proconve P7 / Euro V

Ficha Técnica Cursor 9
Cilindrada: 8,7l
Combustível: Diesel
Diâmetro x curso: 117 mm x 135 mm
Taxa de compressão: 16:1
Potência máxima: 360 cv @ 2.200 rpm
Torque máximo: 1.500 Nm @ 900-2.300 rpm
Emissões: Proconve P7 / Euro V
Turbo WG


Especificações F1A
Cilindrada: 2.287 (2,3l)
Combustível: Diesel
Diâmetro x curso: 88 mm x 94 mm
Taxa de compressão: 16.2:1
Potência máxima: 127 cv (93,5 kW)
Torque máximo: 320 Nm
Emissões: Proconve L6 / Euro V




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