FPT 10,3L, que equipa o Ford Cargo 2042 e 2842 |
Cursor 13 560 CV para o Iveco Hi Way |
Luís Alberto Caju
De 28 de outubro a 1º de novembro, durante a
Fenatran, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São
Paulo, a FPT Industrial exibiu os motores que equipam os principais lançamentos
do segmento de caminhões de 2013.
Seguindo seu propósito de crescimento,
desenvolvimento tecnológico e consolidação no mercado latino americano, a FPT
Industrial levou como destaques ao evento o motor FPT 10,3L para o Ford Cargo
2842 e 2042, que reforça seu foco comercial no mercado aberto, e o Cursor 13
560cv para o Iveco Hi-Way. Além disso, lançou dois novos motores; o N45 e N67,
que equipam os novos Iveco Tector. Para
completar a ampla exposição em soluções, o Cursor 9 para o Iveco Trakker e o
F1A que equipa o Fiat Ducato também estarão em exposição.
“Por meio de nosso conhecimento, tecnologia e
qualidade proporcionamos aos nossos clientes os custos operacionais mais
competitivos do mercado. Estamos confiantes de que essa será uma grande
contribuição para o nosso crescimento contínuo", disse o presidente da FPT
na América Latina, José Luís Gonçalves.
Presença nos
principais lançamentos
O motor Cursor 13 com 560 cv, que equipa o
novo Iveco Hi-Way, é o mais potente do portfólio da FPT Industrial para
aplicações veiculares e oferece alto rendimento, com uma curva de torque plana,
característica ideal para as condições das estradas latino-americanas. Tudo
isso é oferecido com consumo de combustível reduzido e baixo nível de
emissões. Gonçalves acrescentou: "A alta tecnologia do motor, aliada ao seu baixo custo
operacional, confirma o compromisso da FPT Industrial em satisfazer as
necessidades do cliente de um mercado exigente". Além da versão de 560 cv,
a família Cursor 13 também possui potencias de 440 cv e 480 cv.
Outra importante parceria é o acordo com a
Ford Motor Company para a utilização do FPT 10,3 litros de 460 cv nas versões
2842 e 2042 do Ford Cargo de até 56 toneladas, produzidos no Brasil e na
Europa. O motor turbodiesel FPT 10,3 litros com 6 cilindros em linha possui
gerenciamento eletrônico e sistema SCR para redução de emissões. “A parceria
com a Ford é mais um passo que confirma o compromisso de crescimento da FPT
Industrial na América Latina e a consolidação no mercado brasileiro”,
destaca Gonçalves.
Nova geração
Iveco Tector Economy
Mais potência e menor consumo; esses foram os
requisitos básicos para o desenvolvimento dos novos motores N45 e N67 da FPT,
projetados para equipar a nova geração Iveco Tector Economy de 15t e 23t. Ambos
os motores serão apresentados pela FPT Industrial no evento, comprovando o
pioneirismo tecnológico e a diversidade de soluções da empresa em atender as
necessidades do cliente.
Os novos N45 e N67 são motores criados a
partir das versões NEF 4 e NEF 6, e tiveram aumento em suas cilindradas em
relação às suas versões anteriores (de 3,9litros para 4,5litros e de 5,9litros
para 6,7litros), resultando em aumento de potência e torque, além de redução de
consumo de combustível. Os dois modelos possuem tecnologia SCR, que utiliza o
Arla 32.
O N45, com potência de 206 cv e torque de 720
Nm, entre 1.250 e 1.800 rpm, apresenta rendimento que o torna ideal para
equipar caminhões projetados para percorrer curtas distâncias, utilizados em
entregas urbanas e interurbanas.
Já o N67, com as novas e mais robustas
cilindradas, possui duas curvas de potência, uma versão de 280 cv e 300 cv com
950 Nm de torque entre 1.250 para 1.600 rpm, e 1.050 Nm entre 1.250 e 1.890
rpm, respectivamente. Esses motores
foram construídos para oferecer ao condutor maior potência, sendo ideal para
longas distâncias.
"Em nosso centro de
P&D no Brasil conseguimos desenvolver uma calibração específica para
atender às necessidades do cliente brasileiro. Obtivemos uma nova curva de
torque, mais plana e mais ampla. Com essas alterações, os motores ganharam
elasticidade, o que permite uma condução mais tranquila e velocidades médias
mais elevadas. O torque em faixa mais ampla melhora as arrancadas, ajuda nas
manobras em baixa velocidade e apresenta bom desempenho em subidas”, enfatizou
o diretor de engenharia de produto da FPT Industrial, Helton Lage.
Estruturalmente, os motores passaram por
alterações em algumas peças, como a biela e o pistão, por exemplo, para
suportar maiores pressões em decorrência do aumento do deslocamento. Os
injetores foram otimizados, garantindo maiores pressões de injeção, com
consequente melhora no rendimento do motor.
Cursor 9
para o Iveco Trakker
O motor Cursor 9
de 8,9 litros e 6 cilindros em linha que equipa o Iveco Trakker apresenta
sistema de injeção Common Rail de última geração. As maiores pressões de injeção garantem o
melhor desempenho da categoria aliado à redução do consumo de combustível.
Motor F1A equipa o Fiat Ducato
O motor F1A da FPT Industrial, de 2,3 litros com 4 cilindros em linha
que equipa o Fiat Ducato, utiliza recirculação dos gases de escape (EGR) para cumprir as
legislações de emissões da América Latina. Especificamente para essa aplicação
de baixa potência e deslocamento, a tecnologia possibilita a redução dos custos
de operação ao proprietário e se mostra a escolha mais adequada. "O
F1A, com a tecnologia desenvolvida pela FPT Industrial, apresenta excelente
desempenho, além de menor ruído e emissões de NOx (óxidos de nitrogênio)",
afirma Lage.
Ficha Técnica Cursor 13
Cilindrada:
12,9l
Combustível:
Diesel
Diâmetro
x curso: 135 mm x 150 mm
Taxa
de compressão: 16.5:1
Potência
máxima: 560 cv @ 1.900 rpm
Torque
máximo: 2.500 Nm @ 1.000-1.600 rpm
Emissões:
Proconve P7 / Euro V
Turbo
VGT: Turbina de geometria variável
Ficha Técnica FPT 10,3L
Cilindrada:
10,3l
Combustível:
Diesel
Diâmetro
x curso: 125 mm x 140 mm
Taxa
de compressão: 16.5:1
Potência
máxima: 420 cv @ 2.100 rpm
Torque
máximo: 1.900 Nm @ 1.050 rpm
Emissões:
Proconve P7 / Euro V
Turbo
VGT: Turbina de geometria variável
Ficha Técnica N67 – 300 cv
N°
de cilindros: 6
Combustível:
Diesel
Potência
máxima: 300 cv @ 2.500 rpm
Torque
máximo: 1.050 Nm @ 1.300 rpm
Diâmetro
x curso: 104 x 132 mm
Sistema
de aspiração: Turbocharger com Waste Gate
Taxa
de compressão: 17:1
Sistema
de injeção: Common Rail
Emissões:
Proconve P7 / Euro V
Ficha Técnica N67 – 280 cv
N°
de cilindros: 6
Combustível:
Diesel
Potência
máxima: 280 cv @ 2.500 rpm
Torque
máximo: 950 Nm @ 1.250 rpm
Diâmetro
x curso: 104 mm x 132 mm
Sistema
de aspiração: Turbo Charger com Waste Gate e After Cooler
Taxa
de compressão: 17:1
Sistema
de injeção: Common Rail
Emissões:
Proconve P7
Ficha Técnica N45
N°
de cilindros: 4
Combustível:
Diesel
Potência
máxima: 206 cv @ 2.500 rpm
Torque
máximo: 720 Nm @ 1.300 rpm
Diâmetro
x curso: 104 mm x 132 mm
Sistema
de aspiração: Turbocharger com Waste Gate
Taxa
de compressão: 17:1
Sistema
de injeção: Common Rail
Emissões:
Proconve P7 / Euro V
Ficha Técnica Cursor 9
Cilindrada:
8,7l
Combustível:
Diesel
Diâmetro
x curso: 117 mm x 135 mm
Taxa
de compressão: 16:1
Potência
máxima: 360 cv @ 2.200 rpm
Torque
máximo: 1.500 Nm @ 900-2.300 rpm
Emissões:
Proconve P7 / Euro V
Turbo
WG
Especificações F1A
Cilindrada:
2.287 (2,3l)
Combustível:
Diesel
Diâmetro
x curso: 88 mm x 94 mm
Taxa
de compressão: 16.2:1
Potência
máxima: 127 cv (93,5 kW)
Torque
máximo: 320 Nm
Emissões:
Proconve L6 / Euro V
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