![]() |
Sedã da Nissan para o público que gosta de muito luxo e status |
![]() |
O Nissan Altima tem assento "gravidade zero" para reduzir fadiga nos ocupantes |
Luís Alberto Caju
A Nissan, atenta aos consumidores de sedãs
grandes, que buscam requinte, sofisticação, desempenho, conforto, tecnologia e
status, vai lançar a partir da terceira semana de novembro, o Nissan Altima, quando
passará a disputar o segmento de sedãs grandes no mercado interno. O produto
que vai marcar esse novo passo da empresa no país é a quinta geração do Altima.
Um carro global - vendido em vários países da
Ásia, Oceania, Oriente Médio e Américas do Norte, Central e do Sul - e que é o
modelo mais vendido da Nissan nos Estados Unidos, segundo maior mercado de
automóveis do mundo. Com preço sugerido de R$ 99.800, o novo Nissan Altima é
produzido na fábrica de Smyrna, Tennesse, nos Estados Unidos, com o padrão de
qualidade japonês da Nissan. O modelo reúne os equipamentos e as soluções mais
modernas da empresa, que tornarão a vida a bordo mais confortável, tecnológica
e segura.
Totalmente reformulado, em sua quinta geração,
o Altima é equipado com o motor QR25DE de 2.5 litros e quatro cilindros, que
desenvolve 182 cavalos, e traz de série a última geração do inovador câmbio
XTRONIC CVT®; suspensão traseira multilink normalmente utilizada em modelos de
segmentos superiores; o inovador assento "gravidade zero", inspirado
em estudos da agência espacial norte-americana (Nasa) para reduzir a fadiga dos
ocupantes, e o Safety Shield, sistema que reúne diversos
equipamentos em um só para tornar o Altima um dos automóveis mais seguros do
segmento.
Entre
eles, o Blind Spot Warning (Monitoramento de pontos cegos), oLane
Departure Warning (Monitoramento de mudança de faixa) e o Moving
Object Detection (detetor de objetos em movimento), além da câmera de
ré que, no Altima, possui a opção de visão expandida.
"O desenvolvimento dessa quinta geração
do Altima previa que ela fosse a melhor construída até então. Tinha de oferecer
requinte, sofisticação e avançados sistemas de segurança disponíveis somente em
veículos de segmentos superiores. E a Nissan foi muito feliz no resultado. Os
consumidores brasileiros agora terão uma amostra do que a marca oferece de
melhor no mundo em tecnologia e uma opção diferenciada no segmento",
afirmou o diretor de marketing da Nissan do Brasil, Murilo Moreno.
SEGURANÇA E
TECNOLOGIA
O novo Nissan Altima é um veículo que oferece
segurança acima do padrão do segmento. Para atingir esse patamar, a engenharia
incorporou ao modelo três novos sistemas, geralmente reservados a modelos de
segmentos superiores. Isso foi possível com a atualização do Rear View
Monitor, equipamento que oferece visão expandida do que está ao redor por
meio de uma pequena câmera instalada na região da placa do veículo. Assim foi
possível utilizar sistemas modernos como o Blind Spot Warning (BSW),
o Lane Departure Warning (LDW) e o Moving Object
Detection(MOD), dispensando o emprego de diversos sensores pelo carro. Bom
exemplo de como a Nissan pensa diferente, de forma inteligente, para trazer
inovação para mais e mais consumidores.
![]() |
Pequena câmara possibilita o motorista ver o que acontece ao redor do automóvel |
O Lane Departure Warning (LDW ou
monitoramento de mudança de faixa) usa a câmera para monitorar
constantemente as faixas de rolamento do pavimento. Se o Altima sai
involuntariamente da faixa de rolamento da via sem a seta estar acionada, a 60
km/h ou mais, um aviso sonoro chama a atenção do condutor em conjunto com um
alerta no quadro de instrumentos, que piscará continuamente. Caso deseje, o
motorista pode desligar temporariamente o recurso por meio do botão localizado
no painel, à esquerda do volante, ou totalmente, na configuração acessada pelo
computador de bordo.
No caso de algo se mover atrás do carro
enquanto ele está dando marcha ré, oMoving Object Detection (MOD ou detector
de objetos em movimento) alerta por meio de um sinal sonoro ao
motorista. Novidade no Altima, o Blind Spot Warning (BSW ou
monitoramento de ponto cego) emite um aviso luminoso no espelho
retrovisor quando outro veículo está em uma área de ponto cego. Se a luz de
direção estiver acionada, esse alerta vem junto com um aviso sonoro para
reforçar a proximidade.
A notificação do BSW também é mostrada na tela
do Drive-Assist, avançado sistema intuitivo localizado no painel de
instrumentos. O sistema Drive-Assist concentra, no painel do Altima, as
informações mais importantes para sua conveniência, apresentadas através de um
intuitivo design em 3D com mostrador de inclinação projetado para melhorar a
visualização.
Localizado entre o odômetro e o velocímetro, o
display colorido de quatro polegadas do Drive-Assist é mais
próximo e fácil de visualizar que os monitores tradicionais centrais. É
personalizável e ajustável pelos botões no volante. Ali estão informações do
sistema de áudio, consumo instantâneo, computador de bordo, sistema de
monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e dados do GPS. No total, são nove
informações diferentes, sendo que seis delas podem aparecer ou não no display,
de acordo com a seleção feita pelo condutor. O avançado sistema também está
integrado aos recursos de segurança do Safety Shield.
O TPMS com o sistema "easy-fill"
emite um aviso da pressão dos pneus para o condutor quando um deles está com a
pressão abaixo do recomendado pela fábrica. Ao parar em um posto de gasolina e
iniciar a calibração, o motorista receberá a confirmação de que os pneus estão
no nível adequado com um toque de buzina. Caso a pressão colocada ultrapasse a
recomendada, serão emitidos três toques de buzina e as luzes do carro piscarão.
O Drive-Assist mostrará na tela a pressão de cada um
deles.
Para frenagens seguras, o Nissan Altima traz
de série freios a discos nas quatro rodas com sistema antitravamento ABS, que
trabalha em conjunto com o controle eletrônico de frenagem (EBD) e a
assistência de frenagem (BA)
O novo Nissan Altima conta ainda com um botão
no interior do porta-luvas que permite trancar a tampa do porta-malas quando o
carro é deixado com manobristas. O acesso ao compartimento é barrado inclusive
na área do banco traseiro rebatível. Segurança para deixar objetos pessoais sem
preocupação.
CARROCERIA
E DESIGN
Criado pelo estúdio de design da Nissan de San
Diego, na Califórnia, o desenho da carroceria foi pensado para reafirmar o
posicionamento superior do Altima. A aerodinâmica recebeu atenção especial com
o objetivo de colaborar na redução do consumo de combustível. Por isso, o
desenvolvimento do novo Altima, produzido na plataforma D (utilizada também
pelo crossover Murano e pela nova geração do utilitário esportivo Pathfinder),
é considerado um grande passo da Nissan na criação de uma nova referência no
segmento.
![]() |
Amplo espaço e conforto são outros destaques do sedã da Nissan |
Suas linhas inspiradas mudaram, mas mantiveram
a personalidade do principal modelo da Nissan no mercado norteamericano. O
design é novo, moderno, mas claramente se percebe que é o campeão de vendas da
marca japonesa. A grade larga caracteriza a identidade atual da Nissan, que
inspirou também o Novo Sentra, aliada ao parachoque encorpado e que abriga os
faróis de neblina. Os vincos nas laterais são fortes, com uma linha de cintura
marcada que sai dos faróis e vai até o fim da tampa do porta-malas. As
lanternas, assim como os faróis, têm desenhos que lembram setas.
Mantendo as mesmas dimensões básicas da
geração anterior - ele mede 4,86 m de comprimento e 1,83 de largura -, o Altima
tem, logo abaixo do capô, barra antitorção, como as utilizadas em veículos
esportivos. Na traseira, a suspensão é multilink, totalmente redesenhada e com
um novo sistema de buchas, que levaram o comportamento dinâmico do Altima a um
novo patamar. Além disso, o modelo conta com maior quantidade de aço avançado
de alta resistência Advanced High Tensile Strength Steel (AHTSS),
tecnologia patenteada pela Nissan que ajuda a reduzir o peso total ao mesmo
tempo em que aumenta a rigidez da estrutura.
O AHTSS é um aço avançado ultra resistente de
até 1,2 GPa (Gigapascal - unidade padrão de medição da resistência à tensão),
com alta capacidade de moldagem. Foi desenvolvido pela Nissan em parceria com a
Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation e a Kobe Steel, Ltd., e traz como
principais diferenciais o alto índice de elasticidade e maiores resistência e
maleabilidade. Esses atributos permitem que ele seja utilizado na produção de
componentes com formatos complexos, algo difícil de ser realizado até então,
principal motivo para sua criação. Seu desenvolvimento é parte do plano
ambiental "Nissan Green Program 2016", que visa a redução, até o
final do ano-fiscal 2016 (em março de 2017), de até 35% nos níveis de consumo
de combustível de seus modelos em relação aos valores de 2005.
Como a qualidade se sente também pelo
silêncio, a Nissan teve a preocupação de tornar ainda mais silencioso o
interior do novo Altima. Os passageiros notarão o excelente isolamento
acústico. Ele é obtido por meio de intervenções em diferentes pontos:
carroceria mais rígida, design dos retrovisores e das colunas, funcionamento
mais suave do motor, do escape e do sistema de aquecimento, ar-condicionado e
ventilação. A ideia da Nissan foi primeiro "selar" a carroceria para
interceptar os ruídos e, em seguida, absorvê-los com um significativo aumento
na quantidade de materiais fonoabsorventes no teto, painel dianteiro e tapetes.
Assim criam-se melhores condições acústicas para se desfrutar de uma boa
conversa e do sistema de áudio.
O novo design do Nissan Altima permitiu ainda
a redução do coeficiente de arrasto (Cx) em 5%, trazendo-o para 0,307. Esta
evolução foi obtida com a suavização do fluxo de ar na carroceria e com a
adição de seis defletores e dois painéis inferiores grandes.
MOTOR
E CÂMBIO
Com o objetivo de obter no novo Altima um dos
melhores consumos de combustível da categoria, a Nissan aperfeiçoou o motor
QR25DE, propulsor utilizado também no X-Trail, Rogue e na picape Frontier
vendida no mercado norteamericano. Ele está cinco quilos mais leve e com sete
cavalos a mais que a versão anterior, desenvolvendo 182 cavalos a 6 mil rpm e
entregando torque de 24,78 kgfm a 4 mil rpm. Entre as melhorias nessa versão
estão o acréscimo de comando variável de válvulas na admissão e no escape e um
novo coletor de admissão com geometria variável, que abre as válvulas em
rotações maiores para ajudar a manter a curva de torque mais plana. Além disso,
o propulsor recebeu uma tampa de alumínio no coletor de escape (antes era de
aço), um motor de arranque mais eficiente e as cabeças dos cilindros estão com
as paredes mais finas.
![]() |
O motor desenvolve 182 CV a 6 mil rpm; está cinco quilos mais leve do que a versão anterior |
Esse motor trabalha em conjunto com a última
geração do câmbio XTRONIC CVT®, transmissão continuamente variável na qual a
Nissan é líder mundial com mais de nove milhões de unidades vendidas nos
últimos 20 anos. A nova transmissão CVT® combina respostas de aceleração
imediatas com eficiência no consumo. E com a vantagem de ter menos fricção e
contato com outras partes do veículo. Sempre funcionando na marcha ideal, seja
em ultrapassagens, conversões ou mudanças de faixa.
O novo Altima foi um dos primeiros modelos da
Nissan a utilizar essa última geração do CVT®, que está mais compacta,
eficiente e silenciosa. Esse câmbio representa importante passo no objetivo da
Nissan de melhorar a eficiência de consumo e o desempenho de seus veículos. No
caso do Altima 2.5, a Nissan obteve redução de 15% no consumo em comparação à
geração anterior.
Avaliado pelo Programa Brasileiro de
Etiquetagem (PBE), do Inmetro, por exemplo, o sedã grande da Nissan recebeu
nota "A" na categoria e também o selo "Conpet" de
Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais
eficientes que participam voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem
Veicular (PBEV). Nos Estados Unidos, o Altima foi certificado este ano como o
"modelo mais eficiente em consumo de combustível do seu segmento"
pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).
Com cerca de 60% dos
componentes novos, o novo CVT® está 13% mais leve e produzindo 40% menos
atritos em comparação com a geração anterior. A menor fricção das peças é
decorrente também da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, do uso de óleo
de baixa viscosidade especialmente formulado para o câmbio e da redução de
perdas do lubrificante e de pressão.
O novo CVT® teve a relação de transmissão
expandida, com uma "primeira marcha" mais curta e uma última mais
alongada. A nova lógica de controle e da relação de marchas ajudou a torná-lo
mais silencioso e a reduzir o consumo de combustível, além de melhorar a
dirigibilidade e a capacidade de resposta. Assim, durante a condução, a relação
mais longa reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro na estrada para
se obter um rodar mais silencioso e menor nível de vibrações na comparação com
as transmissões automáticas tradicionais.
Com a adoção do Adaptive Control Shift
(ACS), sistema que se adequa ao estilo de cada motorista e pavimento,
a nova geração do XTRONIC CVT® melhorou suas respostas em saídas e baixas
velocidades, além de manter a rotação do motor reduzida durante conduções em
altas velocidades, o que minimiza ruídos e consumo. O ACS reconhece a
velocidade, como cada motorista acelera e suas escolhas na condução. Com base
nisso, seleciona a relação ideal para as condições específicas e intenções do
motorista. Oferece também uma sensação mais direta da aceleração por meio da
coordenação da rotação do motor com a velocidade do veículo assim que a
aceleração aumenta.
O avançado projeto do novo XTRONIC CVT® eleva
o padrão da categoria mais uma vez, proporcionando uma experiência de condução
superior e aceleração gratificante, que evoca a sensação de um sedã de classe
superior.
A nova lógica inteligente do CVT® também
inclui a função que mantém a relação de transmissão se o pedal do acelerador é
liberado momentaneamente e, rapidamente, é acionado em seguida, como ao parar
para entrar em uma avenida movimentada, pois o câmbio já está em relações mais
baixas. Com o modo pré-programado de fábricaSport, as relações do câmbio
são encurtadas e o módulo simula a "troca de marcha" para ampliar a
esportividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário