Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Fiat: Montadora convoca donos de Punto Essence e Essence Dualogic e Idea para troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio




Idea Adventure está entre os modelos convocados para realizar troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio

Luís Alberto Alves
 A Fiat convoca os proprietários dos veículos Punto Essence e Essence Dualogic, chassi 1194449 a 1296320, e Idea Adventure, Idea Sporting e Idea Sporting Dualogic, chassi 2207059 a 2263214, todos fabricados entre os dias 1º de fevereiro de 2012 a 22 de fevereiro de 2014, para realizarem a troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio, visando adequá-los às especificações previstas no Manual de Uso e Manutenção.
 Também estão convocados os proprietários dos veículos Punto T-Jet, chassi 1194671 a 1295853, Doblo Adventure, chassi 1091042 a 1113929, Idea Adventure Dualogic, Idea Essence, Idea Essence Dualogic, chassi 2207056 a 2263233, Bravo Essence, Bravo Essence Dualogic, Bravo Sporting, Bravo Sporting Dualogic, Bravo Absolute e Bravo Absolute Dualogic, chassi 9014646 a 9034364, todos fabricados entre os dias 1º de fevereiro de 2012 a 22 de Fevereiro de 2014, para que realizem a troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio, bem como a substituição de componentes da engrenagem da primeira marcha, exclusivamente para veículos que apresentarem quilometragens superiores a 40 mil km. Tais medidas visam evitar o processo prematuro de desgaste de componentes relacionados à primeira marcha e a substituição preventiva daqueles componentes da caixa de câmbio após o uso superior a 40 mil km.

 Acima dessa quilometragem, caso o defeito se manifeste, o condutor poderá ter dificuldade em engrenar a primeira marcha e, consequentemente, de arrancar o veículo, o que, em casos extremos, poderá acarretar acidentes com eventuais riscos de danos físicos e materiais ao condutor, aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros.

 No comunicado do Recall veiculado amplamente ao público através das mídias TV, jornais, rádio e sites, a Fiat esclarece que o serviço é gratuito e a troca será feita a partir de 22 de setembro com o prévio agendamento, em toda a rede de concessionárias do território brasileiro, ou através da CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT, pelo telefone 0800 707 1000.

 A troca de óleo, exclusivamente, será realizada em até uma hora. Se for necessária a substituição dos componentes, o atendimento poderá ser feito em até 10 (dez) horas, podendo ocorrer variações conforme o fluxo de atendimento da concessionária no momento da solicitação do serviço.
Com esta atitude a Fiat Automóveis demonstra o profundo respeito que dedica aos seus consumidores.

Mercedes-Benz: Esportivo GLA chega ao Brasil



Mercedes GLA visa ampliar ainda mais participação da marca no mercado premium

 Luís Alberto Alves
 A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil do GLA, quinto SUV da marca. Com esse lançamento, a perspectiva da Mercedes-Benz é ampliar ainda mais sua participação no mercado premium. Inicialmente importado, o GLA será produzido futuramente no Brasil, na nova fábrica da Mercedes-Benz em construção em Iracemápolis (SP) 
 “Com suas características marcantes, o GLA incorpora nosso pensamento evolutivo e cativa por seu design esportivo e dinâmico, além de possuir proporções que conferem praticidade ao modelo”, explicou o diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil, Dimitriz Psillakis. “Nós acreditamos que o modelo irá fascinar tanto aqueles que já são clientes da marca, quanto um novo público ainda mais jovem e conectado”.
 Ágil na cidade, dinâmico e eficiente na estrada, o veículo tem acabamento de alta qualidade, desenvolvido com a atenção aos detalhes característica da marca. O mesmo cuidado se reflete no interior simultaneamente sofisticado e funcional, onde o encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, praticamente dobrando a capacidade de carga do SUV de 421 para 836 litros. O generoso compartimento de bagagem pode ser carregado sem dificuldade graças à soleira baixa e à larga porta de acesso. 
                                                       Design: dinâmico e expressivo
 Jovialidade e modernidade, expressos por linhas harmônicas, constituem a filosofia de design da Mercedes-Benz. O pacote de acabamento externo e interno com diversos detalhes cromados reforçam o aspecto premium e o impacto visual desse automóvel. 
 O GLA traz os genes marcantes dos SUVs da Mercedes-Benz, mas é mais jovem e escultural. As linhas laterais longas, as grades do radiador e o desenho dos faróis integrados ao veículo dão a ele um forte apelo visual.
 A dianteira vertical, proeminente e autoconfiante, com a estrela ao centro dá ao GLA uma impressão de superioridade e força. O capô é estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina, que reforçam a impressão de largura. A expressividade da dianteira é realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs, que criam a assinatura luminosa exclusiva do veículo. 
 O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta, reforçando as características SUV do GLA.  Esses reforços começam bem baixo no para-choque dianteiro e protegem contra impactos.
 Da mesma forma, as laterais do GLA transmitem força e dinamismo. Seguindo a filosofia de design da marca, a linha descendente nasce no farol e se estende até o arco da roda traseira. O friso da linha de cintura sobe gradualmente desde a porta traseira até a coluna C. O contorno da curvatura, captando a luz, e a linha de contraponto na altura da saia lateral criam um conjunto de linhas que dá ao veículo um dinamismo fluido. A proteção lateral segue os contornos dos arcos das rodas e dos painéis das saias laterais até o para-choque traseiro. Frisos no teto completam o visual.
O design arrojado e imponente aliado ao luxo interior é outro destaque do modelo 
 Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são ressaltados ainda mais pelo afinamento das colunas C. Em combinação com as lanternas traseiras, elas ressaltam a largura da parte posterior do automóvel, impressão aumentada pela janela traseira curvada e pela maçaneta cromada curva posicionada entre as lanternas. Graças às proporções traseiras típicas de SUVs, a abertura de carga é bastante larga. O grande e funcional spoiler aerodinâmico no teto é outro elemento visualmente atrativo. 
                         Interior: design atraente com alta percepção de qualidade
 O design arrojado e imponente do exterior tem continuidade no interior do veículo, em que a qualidade é claramente perceptível nos contornos, seleção e combinações de materiais. Todas as superfícies de acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando em um acabamento perfeito. 
 O painel com moldura Silver Wave tem duas seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato. Granulações tridimensionais foscas e brilhantes criam um cativante efeito luminoso. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em Black Piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série. 
 A alta qualidade dos assentos esportivos é ressaltada pela abertura na parte inferior do apoio de cabeça. Os painéis de revestimento das portas têm qualidade extremamente alta. As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados. O acabamento do teto é preto e, nas versões Vision e Vision Black Edition, destaca-se o teto solar panorâmico, com abertura deslizante por comando elétrico.
                                                  Grande eficiência aerodinâmica
 Com o GLA, mais uma série de modelos da Mercedes-Benz se torna benchmark em sua categoria pela eficiência aerodinâmica. O coeficiente aerodinâmico (Cd) do modelo é 0,31.   
 As boas características do fluxo de ar, um importante fator para o baixo consumo de combustível em condições normais de uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica. Elas incluem o baixo relevo da coluna A, com uma geometria adequada, e o design aerodinâmico dos espelhos externos. Na traseira, os recursos incluem o spoiler do teto e o formato das lanternas.  O design da traseira assegura que o fluxo de ar seja dividido para aumentar também essa eficiência. Vedações no para-choque dianteiro (na área do radiador e ao redor dos faróis) são outras medidas de otimização. 
 A cobertura extensiva da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro e o silenciador traseiro, facilitam o fluxo de ar sob o automóvel. Numerosas medidas também foram tomadas para reduzir o ruído do vento no GLA, incluindo, por exemplo, a vedação das portas em vários níveis, vedação adicional da junção entre a tampa do porta-malas e o teto. Molduras das janelas especialmente rígidas evitam que o fluxo de ar puxe as portas em altas velocidades, reduzindo as vibrações. O ruído externo também foi minimizado pelo baixo relevo da coluna A e pela fixação dos espelhos exteriores à carroceria por meio de hastes.
                                                      Motor e transmissão: liderança pelo dinamismo
 As versões do GLA trazidas para o Brasil contam com o motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv, combinado à transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. O automóvel traz de série a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, reduzindo o consumo e as emissões drasticamente nas grandes cidades, onde as paradas em semáforos e engarrafamentos são numerosas.
O carro é mais baixo do que outros SUVs da marca, se adequado à rotina das metrópoles

                                                      Suspensão: diversão garantida
 O Mercedes-Benz GLA é mais baixo que outros SUVs da Mercedes-Benz, adequando-se por isso perfeitamente ao uso no dia-a-dia das cidades. O chassi do GLA dispõe de eixo dianteiro McPherson e de uma suspensão traseira com braços múltiplos. Três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas. 
 A direção é eletromecânica, proporciona maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, já que só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade de controle ESP (controle de estabilidade), como correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução dos efeitos da tração dianteira na dirigibilidade e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.  
 O GLA tem uma carroceria que combina diversos materiais de alta qualidade de forma a fornecer uma célula de sobrevivência altamente robusta para a melhor proteção possível do ocupante, sendo 66% dos seus componentes aços de alta e super-alta resistência. A carroceria também apresenta características acústicas e de vibração otimizadas graças a fortes articulações, utilizando aderentes de alta resistência e técnicas de montagem inovadoras. 
                                              Sistemas de assistência
 Vários sistemas de assistência dão apoio ao motorista no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.
 Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado. 
 Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.  
                                                   Conectividade e interatividade
 A versão Advance traz de série o sistema Audio 20, com display de 14,7cm, entrada para CD e conectividade Bluetooth para celular e outros dispositivos. 
 O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Vison Black Edition, é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, possui sistema de navegação GPS, permite acesso a Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados, memória de 10 GB para arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.
                                                      GLA: três diferentes versões
 O GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200 Vision Black Edition são as três versões que chegam inicialmente ao mercado brasileiro. Todas trazem uma ampla gama de equipamentos de série para maior conforto e segurança dos usuários. O volante multifuncional esportivo forrado em couro possui 12 teclas de comando, permitindo o controle de vários sistemas, entre eles o piloto automático TEMPOMAT e o limitador de velocidade Speedtronic, sem que o motorista precise retirar as mãos da direção. O volante também inclui as borboletas para trocas de marchas.
 Todas as versões contam com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares. 
 O GLA 200 Advance traz sistema de ar-condicionado digital Thermatic, além de molduras no interior com acabamento Silver Wave. As rodas são de liga leve com 18 polegadas.
 As versões GLA 200 Vision e Vision Black Edition se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo que, não por acaso, inspira o nome da versão. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar. Essas duas versões também são equipadas com rodas de liga leve de 18 polegadas, com design diferenciado. 
 No GLA Vision e Vision Black Edition, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos. Um importante item de conforto é o sistema digital de ar condicionado Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes.
 O GLA 200 Vision Black Edition é uma edição especial, com design ainda mais esportivo, que traz como diferencial as rodas de liga leve na cor preta, os espelhos retrovisores pretos e pedaleiras em alumínio com cravos de borracha.
Essas três versões estarão disponíveis nos concessionários em outubro com os seguintes preços sugeridos:
• GLA 200 Advance – R$ 132.900,00
• GLA 200 Vision – R$ 149.900,00
• GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900,00
                                                      Especificações técnicas

GLA 200 Advance / GLA 200 Vision
Cilindrada (cm³)
1.596
Potência (cv/rpm)
156 / 5.300
Torque máx. (Nm/rpm)
250 / 1.250 - 4000
Aceleração 0-100 km/h (s)
8,8
Velocidade máxima (km/h)
215*
Peso (kg)
1.435
1.4351.435
Pneus
235 / 50 R18
Capacidade do porta-malas (L)
421
Tanque de combustível (L)
50/6
Dimensões (mm)
Comprimento
Largura
Altura

4.417
2.022
1.494
* limitada eletronicamente
                                                     Revisões com preços fixos
A Mercedes-Benz lançou recentemente o programa de revisão declarada para os modelos de entrada da marca, oferecendo aos clientes maior transparência e confiança, com o objetivo de mudar a percepção em relação aos custos de manutenção dos automóveis da marca e assim fidelizar os clientes. O programa, que estabelece preço fixo nas revisões, já está em vigor em toda a rede de concessionários do Brasil. 
Os preços das revisões do GLA são:
1ª revisão (10 mil km ou 1 ano) – R$ 600,00
2ª revisão (20 mil km ou 2 anos) – R$ 1.250,00
3ª revisão (30 mil km ou 3 anos) – R$ 600,00
Outra novidade na área de pós-venda é o Mercedes-Benz Service Care, um contrato de manutenção com preço fixo especial para até cinco revisões preventivas. O cliente pode escolher o pacote que mais se adequa ao seu perfil. 
Os preços dos contratos de manutenção para o GLA são:
1ª e 2ª revisões – R$ 1.722,00
1ª a 3ª revisões – R$ 2.201,00
1ª a 4ª revisões – R$ 3.383,00
1ª a 5ª revisões – R$ 3.813,00

Volvo: Montadora inaugura primeira pista de testes em tamanho integral



A pista fica em Boras, Suécia e tem 2 milhões de metros quadrados


 Luís Alberto Alves

 O Grupo Volvo inaugurou recentemente a AstaZero, a primeira pista de testes em tamanho integral para segurança automotiva ativa localizada na cidade de Borås, Suécia. Os dois milhões de metros quadrados da área de teste simulam cidades, além de autoestradas com mais de uma pista. É neste complexo que o Grupo Volvo testará e desenvolverá as futuras soluções em segurança para veículos pesados.

 O campo de AstaZero foi construído e desenvolvido em cooperação com o Grupo Volvo com a finalidade de testar inovações em segurança ativa em ambiente de teste e em escala real. A área lembra um gigantesco estúdio cinema, com quase seis quilômetros de estradas rurais, cruzamentos, semáforos e pontos de ônibus. Os ambientes urbanos podem ser testados em cenários autênticos, envolvendo outros veículos em situações de trânsito pesado, ciclistas e pedestres, uma autoestrada com várias pistas e uma área para testes em alta velocidade. A infraestrutura permite que os veículos se comuniquem entre si e também com o ambiente.

 “O Grupo Volvo é líder em fornecimento de soluções de segurança para veículos pesados, e AstaZero nos dá uma vantagem ímpar no futuro do desenvolvimento de sistemas de segurança. Ao usar o equipamento sofisticado da pista, além de seus ambientes avançados de testes, nos tornaremos melhores ainda na mitigação de acidentes na vida real”, disse o diretor de segurança do Grupo Volvo, Peter Kronberg. “A cooperação entre a indústria, o setor público e a academia está ficando cada vez mais importante para a Suécia. É ao combinar nossos recursos que conseguiremos resolver os problemas atuais da sociedade”, complementa o executivo.

 Durante a inauguração, o Grupo Volvo fez uma demonstração de como seu sistema de estabilização eletrônico ajudará a evitar que composições longas tombem ao fazer curvas em velocidade, e como a frenagem automática poderá ajudar a evitar colisões entre caminhões e carros de passageiros.

 O complexo de AstaZero é propriedade da SP Technical Research Institute da Suécia e de Chalmers University of Technology. O Grupo Volvo é um dos parceiros industriais das instalações.

 Quando se trata de segurança, a visão do Grupo Volvo é não ter nenhum veículo da marca envolvido em acidentes de tráfego. Os peritos em segurança do Grupo vêm estudando dados de acidentes de trânsito desde os anos 1960. As análises demonstram que muitos acidentes podem ser evitados ou mitigados antes mesmo de ocorrerem – ao usar os sistemas de segurança ativos.

 Os sistemas de segurança ativos evitam acidentes ao dar suporte para o motorista, por exemplo, ao fornecer informação ou reagir antes que o condutor o faça. Exemplos de sistemas ativos de segurança desenvolvidos pelo Grupo Volvo incluem sistemas de aviso de colisão com freio de emergência e suporte para troca de pista.


Allison Transmission: Empresa apresenta vários produtos em exposição na Alemanha



A Allison vai apresentar diversos produtos na Commercial Vehicle Exposition da Alemanha

Luís Alberto Alves

A Allison Transmission apresentará a mais ampla gama de transmissões de sua história no IAA Commercial Vehicle Exposition, que será realizado de 25 setembro a 2 outubro, em Hannover, na Alemanha. Os produtos vão desde as Séries 1000/2000™, para veículos comerciais leves, às Series 3000™ e 4000™, para veículos médios e pesados, além da Série 6000™ voltada para modelos fora-de-estrada.

 No estande de dois andares da Allison (N65, área externa sul) também estarão presentes as transmissões cross-drive para veículos militares de esteira, o modelo TC10™, altamente eficiente para cavalos-mecânicos rodoviários e a Série Torqmatic®, especialmente projetada para ônibus urbanos e intermunicipais. Os sistemas híbridos paralelos H 40/50 EP™ e H 3000™ também estarão presentes.

 A Allison vem desenvolvendo produtos que oferecem vantagens competitivas e que estão aliados a alta eficiência e benefícios ambientais. Modernas unidades de propulsão complementam tecnologias com gás natural ou sistemas híbridos avançados e fazem com que esses veículos tenham eficiência e desempenho superiores.

Allison no IAA: produtos e recursos que geram resultados
• Pacote FuelSense® para eficiência de combustível 
• Sistemas híbridos para ônibus e caminhões 
• Tecnologia do conversor de torque que beneficia motores a gás natural 
• Tecnologia stop-start para emissões ultrabaixas de carbono

FuelSense® - economia automática

 Recentemente a Allison Transmission apresentou o FuelSense, novo pacote de economia de combustível que proporciona significativa redução de consumo de combustível para frotas - até 20%, dependendo da aplicação e configuração. Combinado com a 5ª Geração de Controles Eletrônicos, o FuelSense encontra automaticamente a marcha mais adequada ao torque do motor maximizando a eficiência da transmissão, tomando por base a carga transportada, a topografia do percurso e o ciclo de trabalho. Eficiente também para veículos com motores movidos a gás natural, os visitantes IAA poderão ter uma melhor noção do potencial de economia proporcionada pela tecnologia em uma área exclusiva de apresentação do FuelSense.

Híbridos - para o bem do meio ambiente

 Os sistemas híbridos paralelos H 40/50 EP e H 3000 também se destacam pelo seu grande potencial de economia. Atualmente, cerca de 5.000 ônibus urbanos equipados com as unidades híbridas Allison H 40/50 EP estão operando em mais de 230 cidades em todo o mundo. O sistema H 3000 para caminhões médios e pesados, baseado na transmissão Allison da Série 3000, foi projetado para proporcionar uma redução no consumo de combustível de até 25 por cento, dependendo da aplicação e do ciclo de trabalho.

Motores a gás natural - também no Euro 6 Econic NGT

 As transmissões automáticas Allison também combinam perfeitamente com os motores a gás natural em uma extensa lista de aplicações. A tecnologia patenteada do conversor de torque melhora a resposta do acelerador nos motores a gás natural, multiplicando seu torque e transferindo potência para as rodas de tração do veículo de forma suave e constante. Como resultado, com o uso do biogás renovável ou gás natural derivado de combustíveis fósseis, as transmissões Allison proporcionam maior desempenho e menor consumo de combustível.

 Na Daimler, estande C02 corredores 14/15, os visitantes poderão ver o novo Mercedes-Benz Econic NGT Euro 6 com tecnologia amigável a gás natural, que está equipado com uma transmissão totalmente automática da Série 3000 e pacote FuelSense de última geração.

Tecnologia Stop-start - para emissões de carbono ultrabaixas

Em julho, a Allison Transmission apresentou a integração da nova tecnologia stop-start em conjunto com o Projeto "ETHOS." Em parceria com a Comissão de Energia da Califórnia, a Cummins desenvolveu um motor que utiliza E85 (uma mistura de alta octanagem do etanol e gasolina) como combustível visando reduzir significativamente o gás de efeito estufa (GHG). O motor Cummins ETHOS de 2,8 l está acoplado a uma transmissão Allison 2550 totalmente automática - para uma operação stop-start suave e eficiente. Até agora, o ETHOS 2,8 l provou ser capaz de ultrapassar as metas de redução de CO2 estabelecidas inicialmente pelo projeto em mais de 50%.




sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Continental: Software ContiCostCalculator permite dimensionar o custo das frotas com pneus



Redação

 A Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, acaba de disponibilizar em seu website o ContiCostCalculator (foto), uma ferramenta gratuita desenvolvida pela companhia e que permite ao frotista acompanhar de forma detalhada o custo do pneu em sua operação de negócios por meio da realização de um comparativo entre o portfolio de modelos da Continental e de seus principais concorrentes no Brasil.

 O ContiCostCalculator comprova para o usuário o peso do pneu no custo total da frota não considerando apenas o quilômetro rodado ou seu valor de aquisição, mas também pelo consumo de combustível, que é diretamente influenciado pela resistência ao rolamento dos pneus quando em contato com o solo. Vale lembrar que hoje os pneus respondem pelo segundo maior custo de uma frota, atrás apenas do combustível.

 “O ContiCostCalculator não é apenas um importante instrumento de decisão no momento da aquisição dos pneus, mas também uma valiosa ferramenta de auxílio no cálculo dos custos operacionais de uma frota”, destacou o gerente de vendas de pneus para veículos comerciais da Continental Pneus Mercosul, Glen Carson.

 Segundo ele, a Continental, como empresa que atua globalmente, sabe da importância da economia de combustível para a lucratividade de uma frota. “Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento de nossas ferramentas de suporte ao negócio, como o ContiCostCalculator”, complementou.

 Para efetuar o comparativo, basta o frotista preencher os diversos campos do formulário, incluindo as informações sobre o número de caminhões e de reboques, o layout do veículo, dados sobre os pneus. Informações sobre o consumo médio de combustível, marca e modelo dos pneus utilizados, custo e números relativos ao desempenho também são preenchidos pelo interessado.

 A ferramenta realiza um comparativo utilizando os dados inseridos e fornece um cálculo teórico, baseado nos dados de resistência ao rolamento, da economia que a adoção dos pneus da marca alemã pode gerar para o frotista. O resultado final pode ser enviado para um endereço eletrônico para análise ou salvo em arquivo PDF.

 O ContiCostCalculator foi desenvolvido pela Continental para uso, inicialmente, no exigente mercado norte-americano, um país de dimensões continentais como o Brasil e com grandes distâncias percorridas pelas frotas. “Trata-se de um mercado maduro que entende a importância do pneu na equação de cálculo do gasto de combustível”, afirmou o coordenador de desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus Mercosul, Fernando Peruzzo.

 Ele cita como exemplo a legislação vigente no estado da Califórnia e que só permite o tráfego de caminhões calçados com pneus aprovados pelo SmartWay Technology, que se caracterizam por menor resistência ao rolamento, maior eficiência no consumo de combustível e uma menor emissão de CO². Confira todos os recursos do ContiCostCalculator  visitando http://www.conti-online.com/www/transporte_br_pt/temas/calculator.html 


Peugeot: Marca apresenta conceito Quartz em Paris



Modelo conceito foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris



Luís Alberto Alves

A Peugeot vem consolidando sua liderança no mercado dos crossovers desde 2009. Com o conceito Quartz, a Marca revela sua nova visão para o segmento, associando a expressão de uma nova geração de SUVs com os seus modelos de alto desempenho.

 Tanto o exterior quanto o habitáculo ostentam um aspecto esportivo original, reforçado por um design marcante e materiais inovadores, como pedra de basalto, tecidos obtidos por tecelagem digital e couro antigo.

“Com os conceitos Exalt e Quartz, a Marca apresenta sua visão dos veículos de alta gama. A Peugeot está empenhada em desenvolver conceitos exclusivos para seus clientes por meio da excelência do design, do uso de materiais inovadores e de sensações ao volante incomparáveis”, disse o diretor-geral da marca, Maxime Picat.

 “A força do estilo da Peugeot reside em sua capacidade de desenvolver com a mesma eficiência um sedã, um hatch ou um crossover, criando aquele tipo de carro elegante que as pessoas realmente gostariam de possuir”, afirmou o diretor de Estilo, Gilles Vidal.

                                                        Crossover superesportivo

 O estilo forte, poderoso e esportivo do conceito Quartz é totalmente evidente. Seu design escultural associa o exterior de um SUV e o espaço interno de um sedã.

 A capacidade de aderência à estrada já se evidencia na dianteira, que se estende por 2,06 metros de largura e se apoia em largos pneus de 305 mm. O conjunto de luzes é caracterizado por LEDs que o tornam mais eficiente. Os faróis sem lente são sublinhados por uma guia luminosa que surge da lateral da carroceria para dividir o fluxo de ar. O emblema do leão fica no centro da grade, que proporciona um efeito diferenciado de acordo com o ângulo de visão.
As linhas elegantes da sua lateral transmitem sensação de movimento


 As linhas elegantes da sua lateral transmitem a sensação de movimento. Os pneus e as rodas de liga de 23 polegadas estão alojados em caixas de rodas generosamente arredondadas. A distância entre o centro da roda e as extremidades é extremamente curta, de modo que os 4,5 metros de comprimento da carroceria sejam, na medida do possível, utilizados em benefício dos ocupantes.

 O motor, no entanto, ocupa um lugar privilegiado sob o longo capô realçado pelas lâminas da grade que otimizam a entrada de ar. A soleira eletronicamente retrátil contribui para as laterais inspiradas em estilos característicos da indústria têxtil, com vincos que ajustam o material à estrutura ao mesmo tempo em que conferem volume às caixas de rodas.

 A parte superior do habitáculo sugere um bloco único no qual foram modeladas as diferentes funções. Os arcos metálicos alojam e fixam as janelas de policarbonato à carroceria, realçados por formas esculpidas que captam a luz.

 À medida em que flui para a traseira, o teto de vidro toma a forma de dois spoilers que acentuam ainda mais o  estilo aerodinâmico. Eles estão ajustados com a linha de separação que delimita os dois acabamentos do Quartz: cinza mineral na frente – inspirado em cristais de rocha – e preto fosco nos para-lamas traseiros, com pontos vermelhos ocasionais.

 O desempenho do Quartz é evidenciado pela precisão de cada componente. Os raios das rodas de liga de 23 polegadas foram reduzidos ao mínimo possível em função da resistência dos materiais e são recobertos por lâminas de material compósito. Além de contribuírem para o estilo, essas lâminas também otimizam o fluxo aerodinâmico e o resfriamento dos freios  através das entradas de ar, para garantir uma resistência maior ao calor.

“Em sua concepção, o Peugeot Quartz alia a parte inferior de um SUV com a superior de um sedã. O estilo reflete a função de cada parte. A carroceria esculpida do Quartz e seus materiais inovadores causam impactoe garantem a sua eficiência”, disse o gerente de Estilo do Peugeot Quartz, Matthias Hossann.

                                                        Materiais inovadores e eficientes

 Graças a um novo processo de fabricação, foi possível eliminar a coluna B e instalar portas em “tesoura” para facilitar o acesso a bordo. O Quartz utiliza a plataforma EMP2 com estrutura em material compósito e painéis colados. Além da redução de peso, essa solução apresenta uma excelente rigidez que possibilita a eliminação do reforço estrutural representado pela coluna B.

 Uma soleira retrátil contribui para o conforto dos quatro ocupantes do veículo.  No interior, diversos materiais inusitados, naturais ou reciclados, contribuem para a experiência sensorial e criam um impressionante efeito visual e tátil.
Soleira retrátil contribui para o conforto dos passageiros

 A força e a leveza do basalto, fortemente presente no console central, simbolizam o Quartz. O basalto se forma quando o magma esfria rapidamente e entra em contato com os elementos. Suas propriedades são idênticas em qualquer lugar do mundo, facilitando muito o abastecimento dos diversos mercados de destino. No Quartz, o basalto foi deixado em estado bruto para contrastar com os outros materiais utilizados.

 O Quartz é o primeiro veículo a utilizar tecidos produzidos digitalmente. Esse processo inovador possibilita a produção de peças grandes e complexas que podem ser utilizadas assim que saem da máquina. Como nenhum recorte é necessário, não há desperdício. O material é tecido com fibra de poliéster proveniente da reciclagem do plástico utilizado na confecção de garrafas de água. Com esse processo é possível produzir peças bastante espessas, o que as torna mais macias e permite reduzir a utilização de espuma.

 O couro está naturalmente presente, em linha com a grande tradição do setor automotivo. Para aumentar a sensação de esportividade, o piso, as laterais e o teto são confeccionados em couro preto, enquanto pontos de maior contato, como os assentos e encostos dos bancos, em couro em tons de castanho, proveniente de velhos móveis ou peças de vestuário.

 Para completar o visual, as molduras das portas são usinadas a partir de um bloco de material compósito e os sulcos deixados pela máquina são preenchidos com uma tonalidade avermelhado. O padrão de linhas resultante deste processo cria um material com efeito cinético, que muda constantemente de aparência.

                                                    Focado no condutor

 A bordo, cada um dos quatro passageiros dispõe de um banco concha, possibilitando a otimização do espaço interno. A estrutura do banco é aparente e acolhe um cinto retrátil com quatro pontos de fixação, com assentos e encostos confeccionados em couro castanho, proporcionando um excelente nível de conforto.

 Todos os comandos no habitáculo i-Cockpit do Quartz estão ao alcance da mão do motorista. O volante multifuncional compacto é inspirado nos modelos de competição e proporciona máxima eficiência. O condutor pode facilmente acionar os comandos, os diferentes modos de condução e, ainda, trocar de marcha. O head-up display é composto por uma grande tela parametrizável, com uma lâmina de policarbonato inclinada 45º no centro, que mostra informações adicionais e cria um efeito de profundidade.

 O painel de instrumentos é posicionado em ambos os lados do pequeno volante e do head-up display, orientado na direção do condutor de modo a garantir um acesso fácil ao Toggle Switches. Ao acionar um desses comandos, o condutor vê a informação percorrer a fibra ótica correspondente.

                                                        Powertrain de alto desempenho

 A estética do conceito Quartz requer um motor excepcional. Com uma potência total de 500 CV, o powertrain(full-hybrid plug-in) é composto por um motor térmico e dois motores elétricos.

O capô com ondulações sugestivas aloja o motor 1.6L THP 270 desenvolvido pela PEUGEOT Sport. Associado a um câmbio automático de seis marchas, o propulsor de quatro cilindros tem um torque de 33,6 kgfm, com uma potência específica de cerca de 170 CV por litro, configurando um dos melhores desempenhos mundiais. O eixo dianteiro é acionado por um motor elétrico de 115 CV e acionamento direto.

 Ele recarrega a bateria de 400 V durante as fases de desaceleração e auxilia o motor a combustão nas trocas de marchas. No eixo traseiro, um outro motor elétrico de 115 CV auxilia a propulsão e o carregamento da bateria. Um ESP específico gerencia a distribuição da frenagem entre as quatro rodas para garantir a estabilidade do veículo e otimizar o carregamento da bateria.

 Existem três modos de condução: em modo ZEV, o veículo pode percorrer até 50 km utilizando apenas a energia elétrica, graças à bateria plug-in; no modo Road, o motor de combustão e o motor elétrico dianteiro funcionam conjuntamente para intensificar o prazer de conduzir e maximizar o carregamento da bateria durante as fases de desaceleração; o modo Race aproveita a potência dos três motores para tirar o máximo proveito do chassi e dos sistemas de suspensões equipados com diferencial de deslizamento limitado. Desta forma, o torque pode ser repartido entre as rodas, em função da aderência específica de cada uma delas.

 A fim de tirar o máximo proveito do potencial do sistema, o Quartz é equipado com suspensão McPherson específica na dianteira e com sistema multibraços na traseira, incluindo o motor elétrico embarcado. A suspensão pneumática ajusta automaticamente a distância do solo numa faixa entre 300 e 350 mm. Essa função é controlada por um sistema ótico que literalmente lê a estrada, usando câmeras ligadas a um sistema de navegação que antecipar qualquer mudança na superfície da pista.

 O conceito Quartz proporciona sensações de condução excepcionais. Desempenho, reatividade e instintividade garantem um prazer incomparável ao volante. O Quartz apresenta a nova visão da Peugeot para modelos esportivos de topo de gama.