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O Volvo FH16 750cv tem motor de 16 litros, é o mais potente do mundo atualmente |
Luís Alberto Alves
A Volvo entregou no início de julho para um grupo de transportadores
brasileiros as primeiras unidades do FH16 750cv, o caminhão mais potente do
mundo. Com um motor de 16 litros e 750cv, é um veículo indicado principalmente para o transporte de
cargas indivisíveis e operações em que se exige grande desempenho do veículo.
“Estas empresas irão transportar máquinas,
equipamentos e componentes com grandes dimensões e peso, como grupos geradores,
transformadores, pás eólicas, vigas, pré-moldados, entre outras peças, normalmente
utilizadas nas indústrias ou em obras de infraestrutura”, afirmou o diretor de
caminhões da Volvo, Bernardo Fedalto.
“Estamos trazendo da Europa o
mais potente e mais avançado caminhão do mundo para atender uma demanda
específica do mercado brasileiro de transportes. Os transportadores de cargas especiais têm agora a
oportunidade de adquirir um caminhão com capacidade de tração de até 250
toneladas, motor de 750 cv de potência, torque de 3550 Nm, freio motor VEB mais
retarder com potência de frenagem de até 1180cv, e uma caixa de câmbio
inteligente I-Shift, entre outros importantes atributos”, complementou
Alexander Boni, gerente comercial de caminhões da linha F.
“O FH16 750cv vai proporcionar um aumento de
cerca de 20% na capacidade de tração em relação aos caminhões mais potentes de
nossa frota”, comemorou Alfonso Gonzalez, diretor de logística e infraestrutura
da Transpes, uma das maiores empresas de transporte de cargas indivisíveis do
Brasil, que adquiriu oito unidades do FH16 750cv.
“E ainda teremos muito mais segurança nas
viagens por conta de uma potência de frenagem auxiliar de mais de 1 mil cv de
potência”, diz o empresário, ao lembrar que sua frota percorre trechos com
topografia bastante acidentada em diferentes regiões do Brasil, em muitos casos
com serras com mais de 45 quilômetros de extensão.
Potente,
mas econômico
“Com maior potência de frenagem auxiliar
poderemos poupar componentes do sistema de freios e diminuir gastos com
manutenção”, diz Gonzalez, que comanda a Transpes, uma das mais tradicionais
transportadoras deste segmento, com 1,1 milhão de toneladas transportadas e 30
milhões de quilômetros percorridos anualmente.
As empresas que estiveram no complexo industrial da Volvo em Curitiba
são a Transpes, de Belo Horizonte; Transdata, de São Paulo; Grupo Santin, de
Araraquara; Transportes Pesados Blumenau, de Blumenau; Transportes Gislon,
também de Blumenau; e Opencargo, de Porto Alegre.
O FH16, na configuração cavalo mecânico 8x4, é equipado com o
consagrado D16G, um motor de 16 litros, e a mais moderna e segura cabine do
mundo. “É uma invejável configuração,
para atender com folga as rigorosas exigências dos transportadores que têm
veículos especializados no carregamento de cargas indivisíveis, por exemplo”,
afirmou o gerente de
engenharia de vendas da Volvo no Brasil, Álvaro Menoncin.
O motor de 750cv entrega 2800Nm de torque já a 900
rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550
Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm. “Isto possibilita manter velocidades médias mais
altas, mesmo nas subidas e inclinações mais íngremes, garantindo maior produtividade
do transporte”, disse o gerente.
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