Novo modelo é uma evolução em termos de design |
Luís Alberto Alves
A primeira geração do Sandero, lançada
mundialmente no Brasil há sete anos, foi criada levando em conta o gosto e as
necessidades do consumidor daqui. Por isso, o desenvolvimento do carro foi
realizado por designers e engenheiros sediados no país. As vendas que já somam
cerca de 500 mil unidades comprovam o sucesso do modelo no mercado.
O Sandero participa do principal segmento do
mercado brasileiro, o de hatches compactos, que corresponde a 50% das vendas de
automóveis de passeio. Sendo um segmento tão grande no Brasil, o seu leque de
público é bastante diverso. Referência em robustez, em espaço interno e com o
maior porta-malas da categoria, o Sandero agrada tanto às famílias como aos
jovens solteiros, que procuram um carro bonito, prático e bem equipado. Graças
ao Media NAV, o Sandero também chama a atenção dos mais conectados que não
abrem mão de tecnologia.
“O Novo Sandero é uma evolução em termos de
design e inovação acessível de um produto que sempre foi reconhecido pelo maior
espaço interno do segmento e pela sua robustez”, disse o presidente da Renault
do Brasil, disse Olivier Murguet.
Tornar acessíveis as novas tecnologias também
é uma preocupação da Renault. O Novo Sandero traz para o segmento
ar-condicionado automático e geração 1.2 do Media NAV (central multimídia que
oferece GPS, sistema de som, Bluetooth e as funcionalidades Eco-Coaching e
Eco-Scoring) e piloto automático (controlador e limitador de velocidade), entre
outras tecnologias, que tornam mais agradável o dia a dia do motoristas e dos
passageiros.
O novo Sandero tem dispositivo que trava acelerador ao tentar ultrapassar velocidade permitida no local |
O Novo Sandero é construído sobre uma nova
plataforma, ou seja, nova estrutura, novo sistema elétrico, novo sistema de
freios, de direção e novas suspensões, além de novo design e reformulação total
do interior. Ao mesmo tempo, o carro mantém inalteradas as características que
o tornaram um dos modelos de maior sucesso no mercado brasileiro: o espaço
interno inigualável e robustez, além de baixo custo de manutenção e garantia
total de três anos.
“O Sandero
é um produto desenvolvido para o mercado brasileiro e representa 40% das vendas
da Renault. Com o Novo Sandero vamos dar continuidade a essa importante
história de sucesso”, diz Gustavo Luis Schmidt, vice-presidente comercial da
Renault do Brasil.
Um visual mais dinâmico e sofisticado
caracteriza o Novo Sandero. As linhas do carro seguem a nova identidade de
design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente
sênior de Design do Grupo Renault.
A evolução do projeto se manifesta também no
interior do carro, reforçada pela aplicação de materiais de alta qualidade e
por componentes que aumentam ainda mais o conforto dos ocupantes. O amplo
espaço interno – uma das qualidades mais celebradas do Sandero – se mantém como
ponto forte do carro.
Outra novidade é o novo motor 1.0 16V
Hi-Power, que estreou no Clio e é oferecido também no Novo Logan. Com quatro
válvulas por cilindro e potência máxima de 80 cv (abastecido com etanol), ele
oferece mais economia. Prova disso é que o Novo Sandero recebeu nota A no
Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que classifica os automóveis
produzidos no país de acordo com a economia de consumo.
O motor 1.0 16V Hi Power é outro destaque |
Design
moderno
A nova identidade visual da marca foi
instituída com base na noção do ciclo da vida, apresentada através de cinco
carros-conceito: DeZir, Captur, Frendzy, R-Space e Twin’Z. Cada um deles
representa uma etapa desse complexo ciclo: a fase da paixão, a descoberta do
mundo, a formação da família, a relação com o trabalho, os momentos de lazer e
a experiência que leva à sabedoria.
Partindo desses carros-conceito, a nova
identidade visual definida pelos designers da Renault foi levada aos carros de
série. Como ocorreu com o Novo Logan, o design do Novo Sandero foi desenvolvido
com a participação do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São
Paulo, primeiro estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.
Um dos destaques da nova identidade é o grande
logo da Renault na parte central da grade frontal, com os frisos cromados que
se estendem até os faróis. Na versão Dynamique, a grade inferior tem desenho
esportivo tipo colmeia e molduras cromadas nos faróis de neblina, reforçando o
design sofisticado do modelo. Lateralmente, a silhueta é marcada pela linha
superior contínua que parte do capô, passa pelo para-brisa e segue até a
traseira do carro, sem quebra de fluidez.
A aparência de cintura elevada gera uma forte
percepção de robustez, acentuada pelas linhas e o imponente volume dos
para-lamas (dianteiros e traseiros) com curvas bem definidas. As maçanetas
externas são alinhadas à superfície das portas e a coluna B, possui um
“stripping” na cor preta nas versões Expression e Dynamique, que criam uma
percepção de superfície única na área envidraçada. A versão Dynamique reforça o
seu visual mais sofisticado com luzes indicadoras de direção incorporadas aos
retrovisores.
Da mesma forma, na traseira, a proporção entre
a área envidraçada e as superfícies sólidas, juntamente com a linha de cintura
alta, sinaliza para o grande espaço disponível internamente. O design exclusivo
das lanternas traseiras e o volume saliente do para-choque contribuem para a
impressão de força e robustez do modelo.
Maior
espaço interno
O amplo espaço e conforto a bordo continuam
sendo alguns dos pontos mais fortes na concepção do Sandero. Um novo design
interno torna o carro ainda mais acolhedor e agradável para o motorista e os
passageiros. Esta nova qualidade de vida a bordo é reforçada pelos novos
materiais, acabamentos aperfeiçoados e novas cores e texturas, que elevaram a
sensação de bem estar no interior.
Posição dos bancos traseiros evita que ocupantes deslizem por baixo dos cintos de segurança em colisões frontais |
Totalmente novo, o painel tem design mais
moderno e agora é feito de material mais agradável ao tato. O volante de três
raios, com empunhadura anatômica, traz a logomarca da Renault cromada no
centro. Na versão Dynamique, ele vem com os comandos do piloto automático
(limitador e controlador de velocidade).
O quadro de instrumentos tem iluminação branca com três mostradores redondos: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente.
A posição correta para dirigir é facilmente encontrada, graças às novas regulagens contínuas dos bancos e do apoio para o pé esquerdo. Estes também são completamente novos, e na versão Dynamique, possuem a inédita tecnologia CCT (Cover Carving Technology), que o Novo Logan estreou mundialmente. Além de um desenho mais esportivo, contam com coberturas de espuma mais espessas, variando entre 5 e 20 milímetros.
O interior do Novo Sandero pode oferecer de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. As laterais das portas dianteiras e traseiras dispõem de porta-mapas e porta-garrafas – na frente, é possível levar recipientes de até 1,5 litro. O grande porta-luvas tem capacidade de 5,7 litros. Latas de refrigerante e copos têm espaços específicos no console central, à frente da alavanca do câmbio, e atrás do freio de mão.
Uma novidade que aumenta a praticidade é o comando interno de abertura do porta-malas, que é o maior da categoria, com 320 litros de capacidade com o banco traseiro em posição normal. De série, o Novo Sandero permite rebater o banco traseiro e a capacidade do porta-malas se eleva até aos 1.196 litros.
O quadro de instrumentos tem iluminação branca com três mostradores redondos: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente.
A posição correta para dirigir é facilmente encontrada, graças às novas regulagens contínuas dos bancos e do apoio para o pé esquerdo. Estes também são completamente novos, e na versão Dynamique, possuem a inédita tecnologia CCT (Cover Carving Technology), que o Novo Logan estreou mundialmente. Além de um desenho mais esportivo, contam com coberturas de espuma mais espessas, variando entre 5 e 20 milímetros.
O interior do Novo Sandero pode oferecer de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. As laterais das portas dianteiras e traseiras dispõem de porta-mapas e porta-garrafas – na frente, é possível levar recipientes de até 1,5 litro. O grande porta-luvas tem capacidade de 5,7 litros. Latas de refrigerante e copos têm espaços específicos no console central, à frente da alavanca do câmbio, e atrás do freio de mão.
Uma novidade que aumenta a praticidade é o comando interno de abertura do porta-malas, que é o maior da categoria, com 320 litros de capacidade com o banco traseiro em posição normal. De série, o Novo Sandero permite rebater o banco traseiro e a capacidade do porta-malas se eleva até aos 1.196 litros.
Inovação
A Renault investe continuamente em novas tecnologias para que elas estejam ao alcance de seus clientes de todos os segmentos. O ar-condicionado automático, por exemplo, é inédito no segmento.
A Renault investe continuamente em novas tecnologias para que elas estejam ao alcance de seus clientes de todos os segmentos. O ar-condicionado automático, por exemplo, é inédito no segmento.
Para oferecer o máximo de conforto, o ajuste
do ar-condicionado é feito por um computador, utilizando sensores que regulam a
temperatura do fluxo através do circuito de climatização da cabine.
O Novo Sandero conta também com o Media NAV 1.2. Com tela touchscreen de sete polegadas integrada ao painel, o Media Nav 1.2 dispõe das funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
Com a conexão Bluetooth, é possível fazer ligações telefônicas para os contatos registrados no celular, ter acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema, tudo com visualização pelo display. A transmissão de voz é feita pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao condutor que precisa utilizar o celular enquanto dirige.
Outra ferramenta oferecida pelo Media NAV 1.2 é o GPS. O sistema de navegação tem fácil programação e dispõe de uma ampla relação de pontos de interesse. É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. O sistema mostra a hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações.
O Media NAV 1.2 tem entradas auxiliares (plug e conexão USB/iPod) e pode ser operado pelo comando satélite localizado na coluna de direção para que o motorista não precise tirar a mão do volante para trocar de música, atender chamadas ou mudar as estações do rádio. No centro do painel, ficam agrupados o equipamento de som e os comandos do sistema de climatização.
O Media Nav é um equipamento de sucesso na gama Renault. No ano passado, 55% dos Sandero vendidos saíram de fábrica com o sistema multimídia. No Novo Logan, que estreou o sistema 1.2, esse percentual subiu para 75% das vendas.
Outros equipamentos oferecidos para o Novo Sandero incluem o piloto automático (limitador e controlador de velocidade). O limitador evita que o motorista, inadvertidamente, ultrapasse a velocidade máxima permitida na via. Mesmo que o acelerador continue pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor. Em caso de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
O Novo Sandero conta também com o Media NAV 1.2. Com tela touchscreen de sete polegadas integrada ao painel, o Media Nav 1.2 dispõe das funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
Com a conexão Bluetooth, é possível fazer ligações telefônicas para os contatos registrados no celular, ter acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema, tudo com visualização pelo display. A transmissão de voz é feita pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao condutor que precisa utilizar o celular enquanto dirige.
Outra ferramenta oferecida pelo Media NAV 1.2 é o GPS. O sistema de navegação tem fácil programação e dispõe de uma ampla relação de pontos de interesse. É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. O sistema mostra a hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações.
O Media NAV 1.2 tem entradas auxiliares (plug e conexão USB/iPod) e pode ser operado pelo comando satélite localizado na coluna de direção para que o motorista não precise tirar a mão do volante para trocar de música, atender chamadas ou mudar as estações do rádio. No centro do painel, ficam agrupados o equipamento de som e os comandos do sistema de climatização.
O Media Nav é um equipamento de sucesso na gama Renault. No ano passado, 55% dos Sandero vendidos saíram de fábrica com o sistema multimídia. No Novo Logan, que estreou o sistema 1.2, esse percentual subiu para 75% das vendas.
Outros equipamentos oferecidos para o Novo Sandero incluem o piloto automático (limitador e controlador de velocidade). O limitador evita que o motorista, inadvertidamente, ultrapasse a velocidade máxima permitida na via. Mesmo que o acelerador continue pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor. Em caso de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
O computador de bordo possui seis funções: Litros
consumidos, Consumo médio, Consumo instantâneo, Autonomia, Distância percorrida
e Velocidade média.
Segurança
O Novo Sandero conta com airbag de série para motorista e passageiro da frente em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, de nona geração, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). O sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h, também contribui para a segurança.
O design dos bancos dianteiros é feito de forma que dificulta que o ocupante escorregue por baixo do cinto de segurança em colisões frontais (efeito antimergulho). Com os passageiros bem colocados no banco, todos os dispositivos de segurança podem atuar corretamente. Os cintos de segurança retráteis de três pontos têm regulagem de altura (dianteiros) e limitadores de esforço integrado. Esse dispositivo, presente em todos os modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto reduzindo eventuais lesões causadas pela excessiva pressão do cinto contra o corpo em caso de colisão.
As estruturas dianteira e traseira do monobloco do Novo Sandero têm zonas de deformação progressiva, que amortecem os impactos. A cabine tem construção rígida para proteger os ocupantes, com a coluna central e a travessa do teto reforçadas. É o conceito de célula de sobrevivência, que resiste dando espaço aos passageiros depois do embate, minimizando lesões. Todas as portas têm travas de segurança que impedem a abertura por dentro, evitando acidentes com crianças.
A coluna de direção, retrátil e dobrável, é posicionada de forma a reduzir o risco de contato com os joelhos do motorista. Em caso de batida frontal, suportes pendulares impedem a invasão do motor na cabine e a pedaleira se desloca para baixo, evitando que os pedais atinjam os pés do condutor.
O Novo Sandero conta com airbag de série para motorista e passageiro da frente em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, de nona geração, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). O sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h, também contribui para a segurança.
O design dos bancos dianteiros é feito de forma que dificulta que o ocupante escorregue por baixo do cinto de segurança em colisões frontais (efeito antimergulho). Com os passageiros bem colocados no banco, todos os dispositivos de segurança podem atuar corretamente. Os cintos de segurança retráteis de três pontos têm regulagem de altura (dianteiros) e limitadores de esforço integrado. Esse dispositivo, presente em todos os modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto reduzindo eventuais lesões causadas pela excessiva pressão do cinto contra o corpo em caso de colisão.
As estruturas dianteira e traseira do monobloco do Novo Sandero têm zonas de deformação progressiva, que amortecem os impactos. A cabine tem construção rígida para proteger os ocupantes, com a coluna central e a travessa do teto reforçadas. É o conceito de célula de sobrevivência, que resiste dando espaço aos passageiros depois do embate, minimizando lesões. Todas as portas têm travas de segurança que impedem a abertura por dentro, evitando acidentes com crianças.
A coluna de direção, retrátil e dobrável, é posicionada de forma a reduzir o risco de contato com os joelhos do motorista. Em caso de batida frontal, suportes pendulares impedem a invasão do motor na cabine e a pedaleira se desloca para baixo, evitando que os pedais atinjam os pés do condutor.
A assistência da direção também foi
aprimorada: o sistema atua com menos intensidade quando o volante é movimentado
pouco, para assegurar o controle do carro em altas velocidades. Já em manobras,
quando a movimentação do volante é maior, o sistema oferece maior assistência,
exigindo menor esforço em manobras e ao estacionar. Outra qualidade do Novo
Sandero é o pequeno diâmetro de giro, de 10,6 metros, que também facilita
manobrar em espaços apertados e ao estacionar.
Economia
O Novo Sandero é oferecido com duas opções de
motorização: 1.0 16 V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, ambos conhecidos pelo bom
desempenho e eficiência no consumo de combustível. Os dois motores são
flexíveis, consumindo tanto gasolina como etanol, ou qualquer mistura de ambos.
Os motores do Novo Sandero são diretamente
beneficiados pelo “know-how” adquirido pela Renault nas pistas da Fórmula 1,
onde os motores da marca equipam os carros de quatro equipes e conquistaram os
últimos quatro campeonatos mundiais com o piloto Sebastian Vettel da equipe Red
Bull Racing Renault. O desenvolvimento específico para o Brasil é realizado no
centro de engenharia Renault Tecnologia Américas (RTA), localizado junto à
fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
O novo 1.0 16 V Hi-Power, que estreou no Clio
e também é oferecido no Novo Logan, destaca-se pela economia: recebeu nota A no
Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com
a parceria do Conpet – programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de
Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras. Com
quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv utilizando etanol ou 77 cv quando
abastecido apenas com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina)
a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm.
O motor 1.0 16V Hi-Power é oferecido para as
versões Authentique e Expression. O consumo no ciclo urbano é de 8,1 km/l
(etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l
(etanol).
A outra opção de motor é oferecida para as
versões Expression e Dynamique. O 1.6 8V Hi-Power gera 106 cv quando abastecido
com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5
kgfm com gasolina. Um fator importante é a disponibilidade de 85% do torque a
partir de 1.500 rpm, garantindo a agilidade do carro, em especial no trânsito
urbano, além de retomadas de velocidade mais rápidas, qualidade importante na
estrada.
Para potencializar o comportamento econômico
do motor, o Novo Sandero é equipado com indicador de troca de marchas, que
sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor
aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.
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