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Na sua terceira geração, modelo passou por completa renovação |
Luís Alberto Alves
O modelo será fabricado na planta de Sumaré
(SP) e, a partir do próximo ano, também na nova unidade de Itirapina (SP), dobrando a capacidade produtiva da Honda no
Brasil. O lançamento ocorre logo após a comemoração da marca histórica
alcançada em março pelo Fit no Brasil, com mais de 500 mil unidades produzidas desde
o lançamento no país, em 2003.
Globalmente, o monovolume é um dos
veículos mais vendidos da história da Honda, próximo à expressiva marca de 5,2
milhões de unidades comercializadas em todo o mundo desde a sua apresentação
oficial, em junho de 2001, no Japão. Atualmente, o carro é vendido em mais de
120 países e fabricado em 11 unidades localizadas no Japão (2), China (2), Taiwan,
Tailândia, Malásia, Indonésia, Reino Unido, México e Brasil.
O novo Fit apresenta uma evolução em seus
principais atributos como espaço interno aprimorado, versatilidade dos bancos
traseiros, economia no consumo de combustível e design totalmente renovado e
arrojado com uma inspiração esportiva – além das vantagens de uma motorização
mais eficiente.
Em sua terceira geração, o Novo Fit deve
revolucionar o seu segmento no Brasil. Completamente redesenhado, o modelo tem
atributos que agradam ao público mais exigente, como combinação de estilo e
desempenho, aliados a uma alta tecnologia que ratifica o conceito “máximo para
o homem, mínimo para a máquina”, em que há a maximização do espaço disponível
para os ocupantes e a minimização do espaço necessário para os componentes
mecânicos.
O modelo será comercializado em quatro
versões, todas com motor 1.5L
i-VTec FlexOne. As duas de entrada (DX e LX) contam com a transmissão manual de cinco velocidades e a nova CVT (Continuously Variable Transmission) geração Earth Dreams, enquanto as top de linha (EX e EXL) dispõem exclusivamente da transmissão CVT. A previsão é de que o veículo comece a ser comercializado no início deste mês, com expectativa de vendas para o mercado interno de cinco mil unidades mensais.
i-VTec FlexOne. As duas de entrada (DX e LX) contam com a transmissão manual de cinco velocidades e a nova CVT (Continuously Variable Transmission) geração Earth Dreams, enquanto as top de linha (EX e EXL) dispõem exclusivamente da transmissão CVT. A previsão é de que o veículo comece a ser comercializado no início deste mês, com expectativa de vendas para o mercado interno de cinco mil unidades mensais.
Conceito
O dinamismo do design, a praticidade e
versatilidade dos bancos, a excelente dirigibilidade e o baixo custo de
manutenção fazem do Honda Fit 2015 um dos mais importantes lançamentos da
indústria automobilística. É o veículo ideal para quem valoriza estilo,
conforto, agilidade, segurança e espaço interno amplo e flexível, e também
quer sentir máximo prazer ao dirigir um automóvel.
O Brasil é o único país onde a Honda
produz e comercializa o sistema Flex, com a exclusiva tecnologia FlexOne.
A iniciativa alinha-se ao empenho da Honda em inovar a mobilidade
sustentável e concilia alta eficiência, menor consumo de combustível e baixa
emissão de poluentes para todas as gerações de produtos. Inicialmente
implantado nos modelos Civic 2014 com motorização 2.0, o conceito Flex One foi
estendido no ano passado à linha CR-V e agora chega também ao novo Honda Fit
2015. Gradativamente, será agregado aos demais automóveis Honda comercializados
no mercado nacional.
Design
O novo Fit 2015 inaugura uma nova identidade
visual que será aplicada para os futuros lançamentos da Honda, com o conceito
“Solid Wing Face” bem evidenciado na parte frontal dos veículos. O conceito se
compõe basicamente do conjunto óptico e a grade frontal. O design do novo Honda
Fit 2015 se tornou ainda mais sofisticado, moderno e dinâmico.
Se, por um lado, o layout original da
Honda de tanque centralizado permite ao Fit a maior eficiência de espaço da
categoria, privilegiando o conforto dos passageiros, por outro as suas linhas
esportivas unem perfeitamente beleza e eficiência.
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Nas laterais, a carroceria tem linha de "cintura alta" e vinco levemente angulado para baixo |
Nas laterais, a carroceria tem linha de
"cintura alta" e um vinco levemente angulado para baixo, da porta
dianteira até o início das lanternas traseiras, que trouxe mais elegância e
diferenciação ao modelo. Destaque ainda para o refletivo que passa a acompanhar
a linha da coluna traseira. O conjunto forma linhas harmônicas de grande
modernidade e confere maior personalidade e estilo.
Os retrovisores também exibem um design
exclusivo e estão equipados com repetidores para as setas (EXL). O para-choque
traseiro também possui novo desenho e defletores de ar dispostos harmonicamente
com o aerofólio, que conta com um novo local de posicionamento do break
light. O visual se completa com a adoção de novas rodas de liga leve de
15” ( LX) e de 16” (EX e EXL).
Destacam-se o habitáculo versátil, com
materiais de alta qualidade, e a carroceria mais dinâmica, que enfatiza rodas e
pneus, além da robustez dos pára-lamas, sob o conceito Crossfade Monoform.
A parte frontal do veículo ficou mais agressiva, e com isso aumentou a sensação
de robustez e segurança, enquanto a parte traseira reformulada reforça ainda
mais a esportividade do novo Honda Fit 2015.
Mais espaço
Para ser o número 1 em eficiência de espaço da
categoria, o novo Fit 2015 ampliou a área de cabine quando comparado à segunda
geração. Suas dimensões comprovam esse objetivo: a largura foi mantida
(1.695mm), mas a sensação de espaço no interior ficou ainda mais evidente. Além
disso, a distância entre eixos passa a ser de 2.530mm, 30mm a mais que o modelo
anterior. A nova geração também apresenta uma evolução no comprimento, passando
de 3.900mm para 3.997mm.
A disposição de seu tanque de combustível
central foi mantida. Com capacidade para 45,7 litros, o tanque central
recebeu melhorias, como o reposicionamento das estruturas de assoalho que
mantêm o tanque seguro. Como consequência, obteve-se uma eficiência de espaço
interno ainda maior, acomodando os passageiros com muito conforto e mantendo o
amplo espaço para bagagem.
Conforto e versatilidade
O Novo Fit oferece excelente ergonomia, tanto
para o motorista quanto para os passageiros. Os bancos foram projetados para
garantir conforto e sofisticação. Compostos de uretano de baixa repulsão, mais
densos e macios, dão uma sensação de aconchego e firmeza. Os encostos dos
bancos dianteiros podem ser ajustados de forma rápida através de uma alavanca
quando é necessário incliná-los, ficando sempre em posição confortável. Para o
revestimento dos bancos foram adotadas padrões em tecido (DX, LX e EX) e couro
(EXL), que conferem sofisticação e bom gosto.
Além disso, com a redução do comprimento do
braço de suspensão traseiro, a distância entre passageiros aumentou 80mm em
relação à geração anterior, assim como o espaço traseiro para as pernas dos
ocupantes, que agora é 122mm maior. Por fim, o perfil reduzido do tanque de
combustível permite uma distância de regulagem de assento 10mm superior.
No Novo Honda Fit 2015, os assentos
ultraversáteis que faziam parte do sistema ULT (Utility Long Tall)
ganham uma nova forma de configuração, além das três já existentes na geração
anterior. O modelo passa a contar com o sistema ULTRa-Seat, nas versões LX, EX
e EXL , e contam com o novo modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao
assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do
veículo.
Além disso, o interior do monovolume conta com
espaços versáteis de armazenamento, com porta-luvas, porta-copos,
porta-objetos, porta-revistas e porta-bebidas. O porta-objetos localizado ao
lado esquerdo do motorista traz uma maior conveniência ao contar com um flip
retrátil, que comporta tanto um celular de forma ajustada até um copo grande.
O Honda Fit 2015 ainda vem
equipado com ar-condicionado, vidros verdes com filtro UV, travas e espelhos
elétricos (LX, EX, EXL), entre outros itens.
Painel de instrumentos
O painel de instrumentos também foi
redesenhado e apresenta uma interface avançada, possibilitando uma clara
leitura de todas as informações que o motorista necessita, sem que ele precise
desviar sua atenção da direção.
Na versão EXL, um design diferenciado
e com predominância da cor azul o torna ainda mais sofisticado e com um toque
futurista. O conjunto é composto por tacômetro, indicador da posição da manopla
(CVT), velocímetro, relógio, hodômetros total e parcial, consumo médio e
instantâneo (em km/l) e medidor de combustível. A versão EXL ainda conta com
indicador ecológico e indicador de consumo de combustível instantâneo. Nas
demais versões, a iluminação azul é substituída pelo âmbar.
Sistema de Áudio
Para as versões EX e EXL, o sistema de áudio
2DIN, é composto por Rádio AM/FM com um visor de LCD de 5” e Bluetooth, câmera
de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), leitores de
arquivos no formato MP3/WMA, entradas auxiliares P2 (tipo fone de ouvido) e
porta USB. O sistema HFT (Hands-Free Telephone) posicionado junto ao
volante, possibilita o atendimento de uma ligação através da conexão sem fio
juntamente com a função de viva-voz.
A versão LX dispõe de Rádio AM/FM 2DIN com
Bluetooth e entrada USB, enquanto a DX disponibiliza todo o cabeamento para a
instalação de sonorização.
Direção mais leve
O novo Honda Fit é equipado com o EPS
(Electric Power Steering), um sistema de direção eletricamente assistida, que
torna a sua condução mais leve em manobras em baixas velocidades e firme em
altas. O esforço ao esterçar é reduzido por meio do auxílio de um pequeno motor
elétrico comandado por um módulo eletrônico, que atua sobre o pinhão na caixa
de direção. As versões DX e LX oferecem o ajuste de altura da coluna da direção
e nas versões EX e EXL, a coluna de direção também pode ser ajustada
telescopicamente. A qualidade e o baixo nível de ruído no interior do Novo
Fit foi mantido, proporcionando e mantendo o bem-estar dos ocupantes.
A suspensão frontal rígida conta com
um rebound stopper, enquanto a suspensão traseira apresenta uma redução na
sensibilidade da carroceria. Além disso, as portas são duplamente seladas,
ajudando a reduzir consideravelmente a quantidade de ruído que penetraria na
cabine.
Motor e Transmissão
Sob o capô do monovolume também há novidades.
Toda a linha conta agora com o motor 1.5L i-VTEC FlexOne, equipado com o
controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A
tecnologia, criada pioneiramente pela Honda, varia o tempo e a profundidade de
abertura das válvulas para máxima eficiência em diferentes regimes de rotação.
Assim, oferece excelente desempenho com o máximo de economia de combustível.
O motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e
torque de 15,3 kgf.m a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol.
Foi otimizado com o aumento da taxa de compressão, comando de válvulas
redesenhado e atrito e peso reduzidos, o que aumenta o torque em baixas
rotações e proporciona uma melhor dirigibilidade, aceleração e redução de
consumo de combustível.
A melhora de eficiência é perceptível quando
analisado o consumo de combustível (Conpet) em relação à geração anterior: 17%
nas versões CVT e 8% nas com transmissão manual.
O sistema de injeção de combustível multiponto
programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection) foi mantido, em conjunto com o
módulo de controle do motor ECM (Engine Control Module) que, conectado a
sensores que monitoram diversas condições do veículo, atua separadamente em
cada injetor, de acordo com a necessidade de combustível do motor. Além de
promover maior economia de combustível e máxima potência quando necessário, o
sistema também traz mais durabilidade ao conjunto.
Um grande destaque está na adoção da avançada
tecnologia que dispensa o subtanque de partida a frio, agora também disponível
no Fit 2015, seguindo o conceito Honda FlexOne, que entra em ação depois do
acionamento do controle que destrava as portas. Para isso, um conjunto de
injetores com aquecedores integrados age diretamente no combustível quando há
uma alta concentração de etanol, levando-o à temperatura ideal para deixar a
mistura ar/combustível pronta para o uso imediato do motor. O resultado é uma
partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.
A transmissão CVT (Continuously Variable
Transmission) está disponível no modelo, agora na nova geração Earth
Dreams. A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque e
uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades,
proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de
combustível. Com isso, a força do motor principalmente em subidas mais íngremes
é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a
direção mais suave e ágil.
Com o G-design Shift, é possível oferecer
aceleração direta em uma rápida resposta para a necessidade do condutor, além
de uma sensação de aceleração linear com um aumento constante de rotação em
resposta à aceleração. As versões com CVT também evoluíram em relação à redução
de peso (16% em relação ao 5AT anterior) e à economia de combustível
(elasticidade de rotação 12% maior que o 5AT anterior).
Tecnologia e Segurança
No novo Honda Fit 2015 o sistema de suspensão
foi redimensionado para ocupar um espaço menor, mas com mais eficácia. O novo
sistema diminui a variação de cambagem ao longo do curso dos amortecedores, o
que dá mais estabilidade, principalmente em relação à aceleração lateral
durante as curvas. Foram aplicados também novos amortecedores traseiros, com o
objetivo de aumentar ainda mais o conforto para os usuários do veículo.
O compromisso da marca com a segurança também
está evidente no novo conjunto de freios, a disco na dianteira e tambor na
traseira, dotados de ABS, que evita o travamento das rodas para uma frenagem
mais segura e eficaz.
O modelo também conta com sistema de duplo airbags frontais, aviso de uso de cintos de segurança, airbags laterais frontais (EXL) e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH para todas as versões.
O modelo também conta com sistema de duplo airbags frontais, aviso de uso de cintos de segurança, airbags laterais frontais (EXL) e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH para todas as versões.
O Honda Fit 2015 também traz recursos
antifurto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme (LX, EX e
EXL) e imobilizador na chave (em formato canivete nas versões EX e EXL), além
de trava de segurança nas portas traseiras.
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