Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

terça-feira, 13 de maio de 2014

Ford: 1 milhão de motores Sigma de última geração




O motor é produzido em Taubaté (SP) na versão flex e para os mercados de exportação

Luís Alberto Alves
 A Ford comemorou a produção de 1 milhão de motores Sigma de última geração, considerados os mais modernos na categoria 1.5 L e 1.6 L. A linha é produzida na fábrica de Taubaté (SP).
 A família Sigma, de produção nacional, é uma das principais do mercado e destaca-se pela tecnologia, eficiência e sustentabilidade. Para o Brasil, é produzida na versão flex e para os mercados de exportação tem a opção de diferentes octanagens.
 Os motores Sigma equipam os modelos New Fiesta, EcoSport e Focus na América do Sul. E também são exportados para o New Fiesta produzido no México e para o Focus montado na Alemanha e na Rússia.
                                                      Eficiência
 O projeto dos motores Sigma incorpora tecnologias que aumentam a eficiência e a economia de combustível. Eles estão entre as razões de sucesso da nova geração de carros globais da Ford.
 No ranking do Inmetro/Conpet, que regula no País os padrões de consumo de combustível, os veículos encontram-se nos níveis A e B.
                                                        Produção
 A fábrica de motores Sigma em Taubaté foi inaugurada em dezembro de 2009. Teve um investimento de R$600 milhões e continua em melhoria contínua. O volume de 1 milhão de unidades foi alcançado em menos de cinco anos de operação fabril.
A fábrica de motores Sigma, em Taubaté (SP) foi inaugurada em 2009

 “A fábrica e a linha Sigma estão em constante evolução. Em Taubaté, a Ford tem larga tradição na produção de motores com padrões mundiais de manufatura e qualidade", destacou o gerente da Fábrica de Motores Sigma, .Sérgio Naresi
 Na história, desde o início de suas operações, em 1974, ela já produziu um total de cerca de 6 milhões de motores. Ela iniciou com os famosos motores OHC 2.0 e 2.3 que equiparam o Mustang e o Thunderbird nos Estados Unidos.
                                                           No Brasil
 Para o Brasil, a família Sigma é produzida nas versões 1.5 DOHC e 1.6. Inclui um motor 1.6 com duplo comando de válvulas variável (TiVCT), o estado da arte em propulsores  automotivos. Tanto os motores 1.5 como 1.6, com ou sem duplo comando, têm 16 válvulas e trazem a aplicação bicombustível.
 São motores flex produzidos com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio. Além de leves e duráveis, têm funcionamento caracterizado pelo alto torque, baixo nível de ruído e emissões. Entre suas características tecnológicas, incluem acelerador eletrônico e correia elástica em vez de corrente no comando de válvulas, garantindo funcionamento silencioso, suave e de alta durabilidade. 
 Outros recursos para reduzir o consumo de combustível incluem o uso de pistões grafitados para redução de atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade, bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da bateria.
                                                             Qualidade
 A linha de motores Sigma em Taubaté utiliza um avançado sistema de produção, que prioriza a qualidade e a eficiência. A usinagem do bloco e do cabeçote é feita por processos de última geração, com um sistema de rastreabilidade capaz de detectar falhas em qualquer componente. Entre outros controles, 100% da produção é verificada por meio de teste de funcionamento a frio, conhecido como “Cold Test”.
 Seus centros de usinagem têm capacidade para realizar várias operações de modo sequencial e simultâneo, com ganho de precisão e tempo. Na linha de montagem, todas as peças são previamente separadas e seguem junto com o bloco do motor em caixas, agilizando o processo.
                                                               Sigma no mundo
 A família de motores Ford Sigma é produzida hoje em cinco fábricas em quatro países: Bridgend, no País de Gales; Chennai, na Índia; Changan e Chongqing, na China; além de Taubaté, no Brasil. Ela destina-se aos veículos Ford de plataforma global em centenas de mercados mundiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário