O motor é produzido em Taubaté (SP) na versão flex e para os mercados de exportação |
Luís Alberto Alves
A Ford comemorou a produção de 1
milhão de motores Sigma de última geração, considerados os mais modernos na
categoria 1.5 L e 1.6 L. A linha é produzida na fábrica de Taubaté (SP).
A família Sigma, de produção
nacional, é uma das principais do mercado e destaca-se pela tecnologia,
eficiência e sustentabilidade. Para o Brasil, é produzida na versão flex e para
os mercados de exportação tem a opção de diferentes octanagens.
Os motores Sigma equipam os
modelos New Fiesta, EcoSport e Focus na América do Sul. E também são exportados
para o New Fiesta produzido no México e para o Focus montado na Alemanha e na
Rússia.
Eficiência
O projeto dos motores Sigma
incorpora tecnologias que aumentam a eficiência e a economia de combustível.
Eles estão entre as razões de sucesso da nova geração de carros globais da
Ford.
No ranking do Inmetro/Conpet, que
regula no País os padrões de consumo de combustível, os veículos encontram-se
nos níveis A e B.
Produção
A fábrica de motores Sigma em
Taubaté foi inaugurada em dezembro de 2009. Teve um investimento de R$600
milhões e continua em melhoria contínua. O volume de 1 milhão de unidades
foi alcançado em menos de cinco anos de operação fabril.
A fábrica de motores Sigma, em Taubaté (SP) foi inaugurada em 2009 |
“A fábrica e a linha Sigma
estão em constante evolução. Em Taubaté, a Ford tem larga tradição na produção
de motores com padrões mundiais de manufatura e qualidade", destacou
o gerente da Fábrica de Motores Sigma, .Sérgio Naresi
Na história, desde o início de
suas operações, em 1974, ela já produziu um total de cerca de 6 milhões de
motores. Ela iniciou com os famosos motores OHC 2.0 e 2.3 que equiparam o
Mustang e o Thunderbird nos Estados Unidos.
No Brasil
Para o Brasil, a família Sigma é
produzida nas versões 1.5 DOHC e 1.6. Inclui um motor 1.6 com duplo comando de
válvulas variável (TiVCT), o estado da arte em propulsores automotivos.
Tanto os motores 1.5 como 1.6, com ou sem duplo comando, têm 16 válvulas e
trazem a aplicação bicombustível.
São motores flex produzidos com
bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio. Além de leves e duráveis, têm
funcionamento caracterizado pelo alto torque, baixo nível de ruído e emissões.
Entre suas características tecnológicas, incluem acelerador eletrônico e
correia elástica em vez de corrente no comando de válvulas, garantindo
funcionamento silencioso, suave e de alta durabilidade.
Outros recursos para reduzir o
consumo de combustível incluem o uso de pistões grafitados para redução de
atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade, bomba de óleo variável,
compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da
bateria.
Qualidade
A linha de motores Sigma em
Taubaté utiliza um avançado sistema de produção, que prioriza a qualidade e a
eficiência. A usinagem do bloco e do cabeçote é feita por processos de última
geração, com um sistema de rastreabilidade capaz de detectar falhas em qualquer
componente. Entre outros controles, 100% da produção é verificada por meio de
teste de funcionamento a frio, conhecido como “Cold Test”.
Seus centros de usinagem têm
capacidade para realizar várias operações de modo sequencial e simultâneo, com
ganho de precisão e tempo. Na linha de montagem, todas as peças são previamente
separadas e seguem junto com o bloco do motor em caixas, agilizando o processo.
Sigma no mundo
A família de motores Ford Sigma é produzida
hoje em cinco fábricas em quatro países: Bridgend, no País de Gales; Chennai,
na Índia; Changan e Chongqing, na China; além de Taubaté, no Brasil. Ela
destina-se aos veículos Ford de plataforma global em centenas de mercados
mundiais.
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