![]() |
Veículo 100% elétrico, mas com todo o conforto e tecnologia da marca BMW |
Luís Alberto Alves
O BMW i3 é um veículo
sistematicamente sustentável criado para o ambiente urbano de uma metrópole:
100% elétrico e capaz de satisfazer as exigências de uma mobilidade sustentável
e livre de emissões, ele representa uma forma inteligente de transporte. Um veículo
que apresenta um conceito de sincronia em todos os aspectos e onde cada detalhe
é perfeito para a sua finalidade. Esta característica evidencia-se no exterior
dinâmico e funcional, tal como no interior concebido com base em estruturas
claras.
A BMW i simboliza automóveis
visionários e uma redefinição da mobilidade Premium, fortemente orientada para
a sustentabilidade. O design inspirador e voltado para o futuro está presente
nos veículos BMW i e é representado das mais diversas formas, refletindo com
autenticidade a tecnologia inovadora, a leveza, a segurança e a eficiência para
o design exterior e interior.
Estética
Dessa forma cria-se uma estética
especial que confere a cada veículo uma identidade autônoma. Resultado da
pesquisa pela sustentabilidade e eficiência, o design dos veículos BMW i é
claro, reduzido, homogêneo e, ao mesmo tempo, dinâmico. A serenidade das
superfícies, com arestas reduzidas, reflete a ideia de integralidade. A
interação entre detalhes funcionais e soluções inovadoras cria um conceito de
design emocionante e moderno que formula uma orientação claramente orientada
para o futuro.
As proporções ágeis e compactas
evidenciam a dinâmica do BMW i3. De perfil, as formas das janelas e das
soleiras das portas formam uma linha fluiída. As formas fluentes e a grande
distância entre eixos dão uma ideia da generosidade de espaço interior,
enquanto as curtas dimensões dianteira e traseira permitem estacionar em
espaços limitados. As portas de abertura em sentido oposto permitem um acesso
confortável ao amplo espaço interior.
Black Band
Black Band
Uma das características de destaque do BMW i3 é a chamada "Black
Band", a faixa preta que se estende do capô, passando pelo rack, até a
traseira, criando uma divisão visual que confere leveza acentuada ao corpo do
veículo. O design "Stream Flow", típico da BMW i, é caracterizado
pelo estreitamento das superfícies dos vidros no sentido da traseira do
veículo, proporcionando uma excelente visão 360º. As rodas de 19"
polegadas reduzem a resistência de rolagem dos pneus e melhoram a aerodinâmica
do veículo, aumentando ainda mais a eficiência.
A versão arquitetural LifeDrive
do BMW i3 abre possibilidades completamente novas no que diz respeito ao design
do interior. A integração do acumulador de energia no piso do módulo Drive
permite omitir o túnel central. Assim, todo o espaço interior fica disponível,
criando uma sensação de espaço amplo e inédito, com um visual inovador, quase
futurista, e um grau de funcionalidade nunca alcançado antes.
Visão
Visão
No generoso módulo Life do BMW
i3, os passageiros ficam sentados numa posição elevada, com ótima visibilidade.
Esta posição sentada, chamada "posição de semicomando", permite ter
uma boa visão do movimentado trânsito e facilita, simultaneamente, o acesso aos
bancos. A ausência de divisórias no interior permite passar, com grande
facilidade, para outro banco e, se necessário, sair confortavelmente do outro
lado do veículo, muito prático em estacionamentos apertados.
![]() |
Todas as versões utilizam produtos têxteis funcionais |
Em todas as versões de
equipamento do BMW i3 são utilizados têxteis funcionais que transmitem uma
estética moderna e jovem. Devido às suas características de insonorização, as
superfícies dos têxteis produzem uma acústica agradável no interior e
contribuem para a climatização dos bancos. Nas diversas versões de equipamento
omitem-se quaisquer elementos pretos para que os têxteis texturados possam
emanar um ambiente claro e fresco que condiz na perfeição com as fibras
naturais. As fibras de matéria-prima renovável também não são pretas - a
textura da fibra transparece sempre através da superfície em cor antracite. As
quatro gamas diferentes de interiores: Atelier, Loft, Lodge e Suíte, todas
complementares, utilizam o referido princípio fundamental para expressar as
diversas vertentes do carácter do BMW i3.
Naturalidade
As cores e os materiais BMW i
refletem o caráter "next premium" da marca. Em primeiro plano está a
ênfase dada à naturalidade e modernidade. Ao mesmo tempo é criada uma
experiência de espaço de grande exclusividade e inovação. A BMW i é pioneira e
criadora de uma nova perceção daquilo que significa a mobilidade, quando
caracterizada pela sustentabilidade. E foi por isso mesmo que no interior do
BMW i3 se realizou uma interpretação, palpável e típica da marca, do que é
sustentabilidade, usando materiais novos e inovadores com um padrão de qualidade
Premium.
O interior do BMW i3 é caracterizado pelo uso ostensivo de materiais naturais. As fibras naturais nos forros laterais e no painel de instrumentos preservam os recursos naturais e satisfazem tanto a exigência de sustentabilidade como a de qualidade Premium BMW i.
O interior do BMW i3 é caracterizado pelo uso ostensivo de materiais naturais. As fibras naturais nos forros laterais e no painel de instrumentos preservam os recursos naturais e satisfazem tanto a exigência de sustentabilidade como a de qualidade Premium BMW i.
Motor elétrico
O motor elétrico do BMW i3 é perfeito para a utilização em percursos
urbanos, debitando 170 HP e um binário de 250 Nm. O binário total está
disponível, como aliás é típico nos motores elétricos, a partir do arranque,
não precisando de se desenvolver à medida que as rotações do motor vão
aumentando, como acontece nos motores de combustão. Isso confere ao BMW i3 uma
agilidade particularmente elevada, fornecendo valores de aceleração
impressionantes: o BMW i3 acelera de 0 aos 60 km/h em menos de quatro segundos,
atingindo os 100 km/h em apenas 7,2 segundos (7,9 segundos na versão com
extensor de autonomia). Outro aspeto impressionante: a experiência da condução
quase silenciosa.
Inovador
Prazer de dirigir inovador: um motor elétrico de alta performance que,
graças ao seu extraordinário binário, permite valores de aceleração
impressionantes, um centro de gravidade muito baixo e uma distribuição perfeita
do peso, resultando numa experiência de condução e agilidade fascinantes.O
elevado binário do motor elétrico é debitado numa ampla gama de rotações,
permitindo que a potência se desenvolva de um modo muito homogéneo. A
transmissão de velocidades permite uma transmissão de força ideal e homogênea
às rodas traseiras, de modo eletrônico e sem interrupção da força de tração até
aos 150 km/h.
![]() |
Inovador, chega a 150 km/h, além de econômico nas áreas urbanas |
Nos últimos anos foram percorridos mais de 20 milhões de quilômetros de
testes com veículos elétricos no BMW Group. Os conhecimentos obtidos
refletiram-se no desenvolvimento do sistema propulsor do BMW i3 que, num percurso
típico casa-trabalho-casa, requer apenas recarregamentos de bateria em cada 2-3
dias. No caso do BMW i3, corresponde a uma autonomia entre 130 a 160 km, valor
mais do que suficiente para esse tipo de utilização. Com extensor de autonomia
é possível alcançar cerca de 240 a 300 km. O mapa de autonomia dinâmico
identifica os destinos que podem ser alcançados diretamente, por meio da
marcação de um perímetro; dependendo do destino, o assistente de autonomia
sugere o modo de condução ECO PRO ou ECO PRO+ podendo aumentar a autonomia em
30%, até aos 200 km*. Se for necessário efetuar uma viagem mais longa, o
serviço Add-on Mobility permite a mudança para um BMW com propulsão
convencional.
Comfort
Com uma autonomia de 130 a 160 quilômetros no modo de condução COMFORT,
o BMW i3 é perfeito para a esmagadora maioria das típicas viagens trabalho-casa
e vice-versa. Caso pretenda utilizar o BMW i3 regularmente em viagens mais
longas, o opcional extensor de autonomia (REx) permite aumentar a autonomia
aproximada do BMW i3 para os 240 a 300 km ou até mesmo 340 km, se a condução
for extremamente eficiente. O extensor de autonomia REx é um motor a gasolina
pequeno, com um trabalhar suave e silencioso. Este motor propulsiona um gerador
que, por sua vez, carrega a bateria de alta voltagem de maneira a permitir que
o veículo continue a mover-se a energia elétrica.
Segurança
O BMW i3 possui um conceito de segurança perfeito, desenvolvido
especificamente para veículos elétricos. A célula dos passageiros, altamente
resistente e fabricada em carbono, bem como a bateria de alta voltagem com íons
de lítio acondicionada no local mais seguro do módulo Drive, proporciona uma
proteção segura de influências externas. Inovadores sistemas de assistência
ajudam o condutor a tomar sempre a decisão certa. E, no caso de uma situação de
emergência, uma vasta gama de serviços em rede assegura constantemente a
mobilidade.
Um elevado número de sistemas de assistência ao condutor integrados no
BMW i3 torna dirigir e estacionar num prazer. O assistente de condução Plus
permite ao BMW i3 emitir, antencipadamente, um aviso de perigo de colisão
eminente, mantendo automaticamente a velocidade e a distância certas, seja em
circuito urbano ou num congestionamento. O sistema de assistência ao
estacionamento torna as manobras de estacionamento extremamente fáceis. O
sistema de assistência encarrega-se da condução, tendo o condutor apenas de
engrenar as mudanças, acelerar e frear, conforme as indicações do assistente de
estacionamento, que são projetadas na tela de controles, juntamente com as
indicações do sensor de estacionamento.
Proteção
O lugar dos passageiros do BMW i3, o chamado módulo Life, é
integralmente composta em carbono (também conhecido como "plástico
reforçado com fibras de carbono" ou pela sigla "CRP"), um
material extremamente leve e altamente resistente que oferece uma excelente
proteção dos ocupantes do veículo numa situação de emergência. No passado, a
fabricação e utilização deste material era demasiado para a produção em série.
No entanto, passados dez anos de pesquisa intensa e experiência na fabricação
de peças, o BMW Group desenvolveu uma solução inovadora e produz, agora, numa
parceria com a SGL Automotive Carbon Fibres, as fibras de carbono e as folhas
de fibra de carbono em série.
A bateria de alta voltagem com íons de lítio encontra-se acondicionada
num ponto central, no módulo Drive do BMW i3, protegida da melhor forma das
influências externas. Um sistema de aquecimento e arrefecimento especial impede
grandes oscilações térmicas, aumentando de forma significativa a expectativa de
vida útil da bateria de alta voltagem.
A função Battery Guard ajuda na monitorização da bateria de alta voltagem informando sobre eventuais problemas no processo de carregamento ou se as luzes do veículo ficaram acesas por muito tempo. A bateria de alta voltagem oferece uma garantia de 8 anos ou 100.000 km*.
A função Battery Guard ajuda na monitorização da bateria de alta voltagem informando sobre eventuais problemas no processo de carregamento ou se as luzes do veículo ficaram acesas por muito tempo. A bateria de alta voltagem oferece uma garantia de 8 anos ou 100.000 km*.
Ficha técnica
Consumo
|
|
Consumo de energia BMW eDrive em KWh/100 km
|
12.9
|
Emissões de CO2 em g/km
|
0
|
Eficiência energética (com Range Extender: eficiência CO2)
|
Alcance e tempo de carga
|
|
Elétrico em km
|
190
|
Elétrico médio em km
|
130-160
|
Alcance total no modo mais eficiente em km
|
190
|
Capacidade da bateria de íons lítio em
|
18.8
|
Carga rápida em estações rápidas: DC; 125 A; 50 kW (80 %)
|
Abaixo de 30 min.
|
Tempo de carga em ponto de alta voltagem 16 A (80%)
|
6-8
|
Peso
|
|
Peso sem carga em kg
|
1,195/1,270
|
Peso máximo permitido em kg
|
1,620
|
Carga permitida em kg
|
425
|
Carga permitida por eixo fronta;traseiro em kg
|
750/910
|
BMW eDrive
|
|
Motor elétrico: Potência em kW
|
125
|
Motor elétrico: Max. torque em Nm
|
250
|
Performance
|
|
Velocidade maxima em km/h 150
|
150
|
Aceleração 0-100 km/h em segundos
|
7.2
|
Retomada de 80-120 em segundos
|
4.9
|
Rodas
|
|
Dimensões dos pneus frontais
|
155/70 R19
|
Dimensões dos pneus traseiros
|
155/70 R19
|
Dimensões das rodas frontais
|
5Jx19
|
Dimensões das rodas traseiras
|
5Jx19
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário