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As temperaturas variam do calor durante o dia para a neve à noite |
Luís Alberto
Caju
As principais regiões de
minérios chilenas estão localizadas ao norte do país sul-americano. Essas
localidades são caracterizadas por regiões montanhosas, algumas vezes
desérticas, e apresentam elevadas altitudes e temperaturas extremas durante o
dia e a noite. São nessas condições severas que caminhões Volkswagen operam no
Chile transportando terras e minérios preciosos sobre seus chassis.
Treze caminhões Volkswagen,
divididos entre os modelos VW Constellation 31.320 e VW Worker 31.260 (dotados
de tecnologia Euro 3), pertencem à frota de caminhões da empresa chilena Onell
Maquinarias. Operam há mais de um ano em minas localizadas no Valparaíso, em
Codelco Andina, a 4 mil metros acima do nível do mar, e no deserto do Atacama,
na região de Lumina Cooper, a uma altura de 4.800 metros. Além de altitudes
extremas, os caminhões Volkswagem suportam baixa umidade e temperaturas negativs durante a noite, podendo até nevar e acima de 30 graus positivos durante o dia.
Os veículos são comercializados e
recebem assistência técnica com manutenções programadas e peças de reposição,
por meio do importador oficial da marca no país, a Porsche Chile. Estão
equipados com caçambas de 12 metros cúbicos, fabricadas no Chile, podendo
transportar até 22 toneladas por viagem.
A área de Qualidade Assegurada da MAN Latin
America é responsável pelos testes de campo com caminhões e ônibus Volkswagen
realizados dentro e fora do país. Antes de chegar às mãos dos consumidores, os
veículos são testados por engenheiros brasileiros em países como Argentina,
Chile, México e Arábia Saudita. Esses países apresentam topografia e condições
climáticas que expõem os veículos a situações extremas de operação. Diversos
componentes do motor, como o sistema de refrigeração, mais conhecido como “cooling”,
são avaliados nessas condições.
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