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A partir deste mês de agosto, os extrapesados da Ford já podem ser encontrados no mercado |
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O cavalo mecânico 2842, 6x2, entra como nova alternativa neste segmento de transporte de carga |
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Antes de chegar às concessionárias, os caminhões da Ford rodaram 1 milhão de quilômetros como teste |
Luís
Alberto Caju
Os dois novos modelos com capacidade máxima de
49 e 56 toneladas marcam a entrada da Ford no segmento de extrapesados neste
mês de agosto. O projeto global, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a
Europa, os modelos cavalos-mecânicos Cargo 2042 4x2 e Cargo 2842 6x2 são
destinados a aplicações rodoviárias de longa distância e equipados com um
pacote competitivo de conteúdo de tecnologia, segurança e economia.
Os extrapesados da Ford foram apresentados para a imprensa brasileira em
um test-drive no Deserto do Atacama, no Chile – um dos cenários ícones de
aventura da América do Sul, pelas condições desafiadoras – para mostrar sua
força, robustez e desempenho. Eles contam também com baixo custo de operação e
manutenção, um trem de força potente e econômico, design moderno e cabine leito
confortável que favorece a produtividade.
São equipados com o novo motor FPT de 10,3 litros, que atende à norma
Proconve P-7 (Euro 5), com potência de 420 cv e torque de 1.900 Nm. A linha Novo
Cargo extrapesado vem equipada de série com câmbio automatizado ZF ASTronic de
12 velocidades.
Os dois modelos incorporam de série controle automático de tração (ASR)
e freios ABS com EBD, e o Cargo 2842 conta ainda com a opção do controle
eletrônico de estabilidade (ESP). Oferecem também uma série de vantagens
operacionais, como itens de conforto e tecnologia que fazem destes caminhões
uma nova opção competitiva no segmento. Internamente, também trazem praticidade e
conforto, com o novo volante de excelente empunhadura e revestimentos duráveis.
Fácil
acesso aos componentes do motor
Vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos e ar-condicionado de
fábrica são exemplos dos equipamentos oferecidos de série. A linha traz a
configuração de cabine leito teto alto: com personalidade e imponência, tem
ampla área envidraçada e garante fácil acesso às operações de manutenção e
verificação.
Totalmente basculante, a cabine do Novo Cargo extrapesado facilita o
acesso aos componentes do motor e outros agregados. O ângulo de basculamento é
acentuado, chegando a 68º. O acesso a itens de manutenção também é feito pela
grade frontal escamoteável.
Os caminhões Cargo 2042 e Cargo 2842 asseguram excelente custo-benefício
e ótima produtividade para aplicações rodoviárias pelo baixo consumo de
combustível, menores custos operacionais e de manutenção, gerando maior
rentabilidade.
O novo painel traz ferramentas para auxiliar no monitoramento do
veículo, indicando ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o
menor consumo de combustível. Além disso, o motorista pode acompanhar em tempo
real o consumo de combustível e, ao final da viagem, conferir a sua autonomia e
produtividade, entre outras informações relacionadas à operação do caminhão.
Mais de 1 milhão de
quilômetros em testes
Ambos oferecem uma das melhores relações
custo-benefício da categoria. O Cargo 2042 4x2, com capacidade máxima de tração
de 49 toneladas, tem preço sugerido de R$ 260.900 e o Cargo 2842 6x2, com
capacidade de 56 toneladas, de R$ 294.900.
No seu desenvolvimento, rodaram mais de 1 milhão de quilômetros em
testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, e nos campos
de teste em Gebze, na Turquia, em Boxberg e Behr, na Alemanha, Lommel, na
Bélgica, em Idiada, na Espanha e Mira, na Inglaterra. Os testes de frenagem
foram realizados em um lago congelado na Suécia e as provas de alta temperatura
no deserto da Arábia Saudita.
Os novos Cargo 2042 e Cargo 2842 estão entre os mais eficientes e
robustos da categoria. O seu conjunto de motor, transmissão, eixo, chassi e
suspensão oferece força e resistência para as aplicações mais severas e permite
o reboque de composições com três eixos e três eixos espaçados (Vanderléa) para
as mais variadas cargas.
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