![]() |
Além do conforto, o modelo busca captar o máximo de luz ambiente ao interior |
![]() |
A transmissão automática de 6 velocidades é inédita no segmento |
![]() |
Motor inteligente com alto nível de tecnologia embarcada é outro destaque do Onix |
Luís Alberto Caju
Chevrolet
Onix ganha transmissão automática de seis velocidades, inédita no segmento, com
Active Select, aliando conforto, tecnologia e desempenho econômico. Ele é
oferecido nas versões LT e LTZ de motorização 1.4L e contempla ainda controle
automático de velocidade no volante. Mais: tem garantia de três anos sem limite
de quilometragem.
Pioneiro no setor por oferecer conforto,
design e tecnologia de conectividade, antes somente encontrados em modelos de
categoria superiores, o Onix 2014 chega ao mercado, também com transmissão
manual nos motores 1.0 e 1.4, novo conjunto de sincronizadores (triplo e duplo
cones, facilitando ao motorista engates com menor esforço e a possibilidade de
trocas mais esportivas das marchas.
Desde que chegou ao mercado (outubro/2012), o
Onix trilha uma história de sucesso na renovação do portifólio da montadora
norte-americana no Brasil, oferecendo um novo patamar de qualidade, design e desempenho
a respeito de carros compactos. Na
avaliação do vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz, a oferta da
transmissão automática para veículos deste segmento é uma estratégia de
apresentar tudo para todos. “Agora com a transmissão
automática, ampliamos ainda mais nossa capacidade de atender aos diferentes
públicos”, destacou.
A transmissão automática do Onix tem respostas mais rápidas às mudanças
de marchas e baixo consumo de combustível. Conhecida em outros modelos da GM
(Cruze, Sonic e Spin), a transmissão GF6 chega à sua segunda versão com ainda
mais tecnologia e eficiência. Ela conta com o sistema adaptativo de troca de
marcha, módulo de controle integrado (eliminando cabos entre o módulo e a
transmissão) e freio e motor, dispositivo que mantém a marcha em uso mesmo quando
o motorista alivia o pé do acelerador, conferindo maior controle e estabilidade
do veículo.
Novos
componentes internos da transmissão
A opção Active Select permite que o próprio
motorista realize as trocas de marcha a seu modo, por meio dos controles
localizados na alavanca de transmissão, conferindo mais esportividade à
condução do veículo. O sistema GF6 é 0,5s mais rápido para marchas à frente e
0,7s nas reduções, com desempenho até 50% mais veloz que a geração anterior.
Outro destaque são os novos componentes internos da transmissão,
possibilitando maior eficiência hidráulica e permitindo melhor estratégia de
calibração que privilegiam o melhor consumo de combustível sem prejudicar o
conforto. O câmbio possui sistema adaptativo, facilitando que a transmissão se
molde ao estilo de condução de cada motorista. Se o foco é mais desempenho e
segurança nas ultrapassagens aliada à economia de combustível, a
disponibilidade da sexta marcha é item fundamental que torna os modelos
diferenciados para seus segmentos.
Na avaliação do diretor de engenharia de Powertrain da GM América do
Sul, Paulo Riedel, o SPE/4 é um motor inteligente e com elevada tecnologia
embarcada, dispondo ainda de muita força, item determinante no desempenho
destes modelos. “Esta motorização 1.4
litro disponibiliza 90% do torque máximo a partir de 2.300 rpm. Este índice é
extremamente próximo ou mesmo idêntico a veículos de motorização 1.6L ou até superior”,
frisou. Segundo ele, as versões
automáticas de Onix e Prisma conseguem oferecer o conforto, a comodidade e o
desempenho antes só encontrados em veículos de nichos mais avançados.
Linhas esculturais e esportivas
Ainda em relação ao desempenho, Onix mantém os bons índices da versão de
transmissão mecânica de cinco velocidades: entrega 106 cavalos quando
abastecidos com etanol e 98 cavalos com uso de gasolina, sempre a 6.000 rpm. O
torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e de 13,0 kgfm
quando alimentado à gasolina, com a mesma rotação. O Onix 2014 com transmissão
automática movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em 12s7, quando
movido à gasolina. A velocidade máxima do Onix com os dois combustíveis é de
171 km/h.
Em relação ao design, as linhas esculturais e esportivas buscam captar o
máximo de luz ambiente e dão vida aos modelos. Apesar de ambos terem forte
apelo jovial, o Chevrolet Onix aparenta mais robustez, ao passo que o Prisma
carrega um quê de elegância esportiva, com a traseira robusta e levemente
arqueada. Principal diferença estética entre os carros, o terceiro volume do
Prisma o torna 30 centímetros mais comprido que o hactback, com 4.275
milímetros.
Nas
demais medidas, eles dividem os mesmos números: 1.964 mm de largura e
entreeixos de 2.528 mm, o que garante um ambiente interno de conforto para
todos os ocupantes. No quesito capacidade de carga, o Prisma comporta generosos
500 litros de capacidade, com abertura no conceito "wrap-around", o
que facilita o acesso às bagagens.
No Onix são 280 litros. A oferta de um pacote de itens de série é outro
destaque. Em ambos, todas as versões trazem direção hidráulica, airbags
frontais e freios ABS/EBD, sendo que o Prisma contempla ainda o sensor de
estacionamento traseiro, uma característica mais associada aos sedãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário