Veículo tem operação silenciosa e livre de emissões de gases |
Luís Alberto Alves
A Volvo Buses revela pela primeira vez seu novo ônibus elétrico na
configuração 12 metros, para produção em série, durante a Bus World, que
aconteceu na Bélgica de 16 a 21 de Outubro. Isto significa que a linha de ônibus
eletrificados da empresa está completa. O novo Volvo 7900 Electric tem operação
silenciosa e livre de emissões, sendo cerca de 80% mais eficiente em energia do
que a versão diesel correspondente. As vendas do novo veículo iniciam em 2016.
O
ônibus elétrico conceito da marca foi apresentado em junho deste ano e está em
operação em Gotemburgo. Agora, a empresa dá um grande passo e apresenta seu
novo ônibus elétrico em configuração comercial, pronto para o mercado.
“Estamos
alcançando mais um marco em nossa busca por um transporte sustentável e um
ambiente urbano mais limpo e mais silencioso no futuro. Já podemos oferecer uma
linha de produtos completa, que permite o estabelecimento de um sistema de
transporte urbano com ônibus eletrificado. Soluções que possibilitam que
qualquer cidade avance em direção ao futuro”, disse o presidente da Volvo
Buses, Håkan Agnevall.
Silencioso
e isento de emissões
O
Volvo 7900 Electric opera silenciosamente e sem emissões, sendo cerca de 80%
mais eficiente em energia do que o correspondente convencional a diesel. As
baterias de íon de Lítio são carregadas tanto com a energia gerada pelo veículo
ao frear, como pela rede de energia elétrica no ponto final de cada linha. O
carregamento usando a rede elétrica leva entre três e seis minutos¹. Cada minuto
de carga permite de 5-10 minutos de deslocamento.
O ônibus foi projetado para rotas de entre
10-20 km. A oportunidade de recarregar no ponto final cria uma infraestrutura
de ônibus elétrico cujo tamanho e peso deixam de ser afetados pelo tamanho da bateria.
O ônibus de 12 metros com dois eixos tem carroceria de alumínio, três portas,
piso baixo e um interior claro e arejado.
Serviços
e infraestrutura de recarga
O
Volvo 7900 Electric será comercializado com uma solução completa e pronta para
uso (turnkey), que inclui financiamento, manutenção do veículo e da bateria. A
infraestrutura de recarga também será incluída no pacote através da cooperação
entre a Volvo, a Siemens e a ABB. Junto com parceiros locais, a Volvo Buses
pode oferecer serviços de oficina. Configurações de velocidade e outras
características da gestão do zoneamento, serviços de pátio e gestão de tráfego
são oferecidos como opcionais.
Linha
abrangente de ônibus eletrificados
Com
o lançamento do Volvo 7900 Electric, a Volvo Buses passa a oferecer uma
abrangente linha de ônibus eletrificados, que inclui o Volvo 7900 Híbrido
(também disponível no modelo articulado) e o Volvo 7900 Elétrico Híbrido. No
total, a Volvo já comercializou mais de 2200 ônibus eletrificados desde o
lançamento dos primeiros híbridos em 2010.
ElectriCity
Os
três ônibus elétricos conceito apresentados pela Volvo em junho, estão em
operação regular em Gotemburgo. Eles fazem parte do ElectriCity, uma joint
venture na qual a indústria, sociedade e instituições de pesquisa trabalham
juntas no desenvolvimento de um transporte público sustentável para o futuro.
Volvo 7900 Electric
· Ônibus
urbano de 12 metros totalmente elétrico com piso baixo e três portas.
· Consumo
de energia 80% inferior ao diesel correspondente.
· Operação
silenciosa e livre de emissões.
· Equipado
com motor elétrico e baterias de íon de Lítio.
· As
baterias podem ser carregadas nos pontos finais, levando entre três e seis
minutos.
· O
conceito de recarga por oportunidade significa que o comprimento da rota não
está mais limitado pelo tamanho da bateria.
· Carroceria
fabricada de acordo com o conceito de alumínio patenteado da Volvo.
· Interior claro e arejado.
· 85 passageiros.
· Ambiente
ergonômico Volvo para o motorista com ajuste individual do painel e da direção.
· Freios
a disco Volvo, Electronic Braking System (EBS), integração de freios, partida
em subida e mais.
1- Tempo
de recarga depende da topografia, carga e condições climáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário