Uma das vantagens é fazer portas estilo gaivota com pouco peso |
Luís Alberto Alves
A
Ford está usando cada vez mais a impressão 3D no desenvolvimento de seus
carros. Pioneira no uso dessa tecnologia, a empresa oferece aos fãs a
possibilidade de baixar mais de 1.000 modelos em escala da marca para
impressão 3D em casa, incluindo o Ford GT, Mustang, Focus RS, Focus ST, Fiesta
ST e F-150 Raptor, disponíveis no site The Ford 3D Store, a primeira loja on-line
autorizada de uma montadora com arquivos de veículos para impressão 3D.
Na
Ford, a impressão 3D reduziu significativamente o tempo de desenvolvimento dos
projetos, com a criação rápida de protótipos de peças que podem ser testadas e
refinadas pelos designers e engenheiros, analisando diferentes propostas.
Protótipos que pelos métodos tradicionais exigiriam ferramentas especiais e
muito tempo, podem ser impressas em 3D em poucas horas e com custo baixo,
abrindo as portas para experimentos e designs mais inovadores.
No
projeto do Ford GT, impressoras 3D a laser foram usadas, por exemplo, para
criar o volante inspirado na Fórmula 1, com troca de marchas “paddle-shift” e
controles integrados para o motorista. Com essa técnica, os engenheiros também
produziram componentes estruturais de baixo peso das portas estilo gaivota.
A
Ford já produziu, globalmente, sua peça 3D de número 500 mil, uma cobertura do
motor do novo Mustang. As impressoras atuais são mais rápidas e eficientes em
termos de custo-benefício e incrivelmente precisas. Peças de teste feitas dessa
forma são usadas em tudo, desde componentes de motores até rodas, com detalhes
intrincados.
“A
tecnologia de impressão 3D mudou totalmente a maneira como projetamos e
desenvolvemos nossos novos veículos. Podemos ser mais criativos para encontrar
novas soluções, e para o consumidor, significa que nossos carros estão melhor
preparados para incorporar o que há de mais avançado em design e tecnologia”,
disse o supervisor de Tecnologia Rápida da Ford Europa, Sandro Piroddi.
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