Novo Peugeot 308 é um carro para quem gosta de dirigir |
Luís
Alberto Alves
Hatchback médio mantém a tradição da Peugeot no segmento: chega ao mercado com estilo
marcante e qualidade superior; Gama do modelo
tem a mais completa lista de equipamentos de série do segmento
desde a primeira versão, que inclui teto panorâmico, ar-condicionado Bi-Zone,
nova central multimídia com Mirror Link e Link MyPeugeot, alarme, sensor de
estacionamento, seis airbags, regulador e limitador de velocidade e luzes
diurnas em LED, entre outros.
Um carro para quem gosta de dirigir: opção de
motor THP Flex de 173 CV de potência, o único entre seus concorrentes
com motor bicombustível de injeção direta e turbocompressor.
A Peugeot avança com a sua
estratégia de reposicionamento da marca no país e renovação de sua gama de
produtos com a apresentação do novo Peugeot 308. O modelo, que chega ao mercado
com qualidade superior, passou por uma evolução integral de seu projeto, com
destaque para o estilo marcante, em linha com a nova identidade visual da marca
no mundo, a lista de equipamentos de série mais completa da categoria e ampla
oferta de motorização.
Estilo
marcante
O novo Peugeot 308, que é
produzido no Centro de Produção de El Palomar, na Argentina, incorpora a nova
identidade da Marca, apresentada primeiramente na versão atual do Peugeot 508.
Com os novos traços de estilo, o volume do capô se prolonga até a nova grade
frontal, que agora abriga o logotipo do leão.
Os faróis contribuem de forma
importante para a forte personalidade do modelo. Afilados, eles tiveram o
interior retrabalhado com estilo mais refinado, conferindo um caráter ainda
mais expressivo, tecnológico e singular. As luzes diurnas em LED, já
características nos veículos da Marca, melhoram a segurança e trazem uma
assinatura luminosa marcante ao novo 308, que conta ainda com conjunto ótico
com máscara negra, que confere mais dinamismo à dianteira.
A frente também integra um novo
para-choque, que possui na área inferior uma grade em acabamento preto que
atravessa todo o veículo para destacar sutilmente sua largura. A peça abriga as
luzes diurnas em LED e os faróis de neblina, ambos itens de série desde a
primeira versão.
A esportividade do novo Peugeot
308 é marcada, na lateral, por novas rodas de 17 polegadas. De grande diâmetro
e multi-raios, seu aspecto bicolor é reforçado pelos aros diamantados no modelo
topo de gama (Griffe). A traseira do veículo mantém o ótimo equilíbrio em
volume, agora ressaltado pelas novas lanternas, que trazem iluminação em LED de
nova geração e em linha com a nova identidade de estilo da Peugeot.
Um interior espaçoso com qualidade
superior e muito conforto. Uma das características reconhecidas na Peugeot está
na qualidade superior do acabamento, no conforto que seus modelos proporcionam
aos ocupantes. O motorista encontra no novo Peugeot 308 todo o cuidado na
escolha dos materiais e na ergonomia interna. O 308 conta com um novo volante
revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e
com comando do rádio, que integra ainda o limitador e o regulador de
velocidade.
A ampla lista de comodidades
avança para o acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa,
computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos
sequenciais com sistema anti-esmagamento e sensor de estacionamento traseiro,
entre outros. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de
série para a versão Griffe.
Com a reestilização, o novo
Peugeot 308 destaca uma elevada percepção de qualidade. Sofisticado, o painel
recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais
que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano,
que permeia todo o console.
O conforto do habitáculo se
reflete ainda no ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de
diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da
temperatura externa. Os bancos
também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade na
espuma. A isso se soma a elegância e o requinte do revestimento em couro
perfurado na versão Griffe ou parcial na Allure.
A arquitetura semi-alta do 308
combinada ao painel de instrumentos com forte inclinação proporciona uma ampla
visibilidade externa. Esse atributo amplia a dimensão generosa do interior. Atrás,
os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado
pelo teto panorâmico de vidro. O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a
superfície envidraçada do modelo para 4,86m 308 pode ser regulada pelo
acionamento elétrico da cortina do teto.
Os ocupantes também se
beneficiam do novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais
conforto em baixas velocidades, dissipando as irregularidades do piso. Essas
modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações
nos amortecedores dianteiros e traseiros.
Interior
com qualidade superior e muita tecnologia
Além do estilo e do conforto, o
novo 308 dispõe de vasta tecnologia que se reflete em uma ampla lista de
equipamentos, como a nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete
polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como:
Rádio
AM/FM com memória;
Leitor de MP3 e fotos;
Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o
usuáriodispõe
de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços
do celular para a tela; Audiostreaming,
que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho
MP3 sem necessidade de cabo.
Computador de bordo com ajustes do veículo, Função Jukebox: 16 GB de memória interna para
armazenar a seleção de músicas em MP3; Indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada
(versão Griffe); Navegação
por GPS com mapas da América Latina (versão Griffe);
Tecnologia: MIRROR LINK E CARPLAY;
Link MY Peugeot. Duas dessas funções merecem especial destaque.
O Mirror Link permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo. Suas
vantagens são as seguintes: Integração e
modernidade: respeito ao estilo; Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, com aplicações
disponíveis certificadas para utilização compatível da condução, com dois
níveis de informação para o veículo parado ou em movimento;
Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis a partir da tela
sensível ao toque; Compatibilidade
assegurada por duas soluções: 2, e garante ótima luminosidade interna. A
entrada de luz no interior do novo
1. MirrorLink – smartphones e
Apps compatíveis (Sony, Samsung, etc.):
https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/;
2. CarPlay (iPhone 5 ou
superior): smartphones e Apps compatíveis:
https://www.apple.com/ios/carplay/;
Controle: utilização do mesmo pacote de dados do
cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.
A outra função é o Link
MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível
tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível,
continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo
foi estacionado, entre outros.
Experiência única de condução:
oferta moderna de motorização e câmbio. Após a estreia no SUV compacto 2008, o
novo Peugeot 308 recebe, na versão Griffe, o motor turbo THP Flex de 173 CV e
passa a ser um dos hatchbacks de melhor desempenho do segmento ao adotar a
tecnologia bicombustível de injeção direta com turbocompressor. No
desenvolvimento desse propulsor, buscou-se um compromisso equilibrado entre
desempenho e economia de combustível.
Entre as alterações necessárias
para a transformação do THP a gasolina – amplamente utilizado na gama Peugeot –
em bicombustível está o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico
do motor). A nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às
condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam
boas retomadas de velocidade.
A injeção direta e a utilização
de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas
adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de
compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1, atendendo plenamente aos novos
parâmetros de funcionamento do motor.
A presença de um novo sensor,
de etanol, assegura a perfeita leitura do combustível utilizado para que o
sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem. Outro
destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às
condições de utilização do motor, melhorando o desempenho e consumo. O
resultado de toda essa tecnologia embarcada no motor é uma potência máxima de
173 CV 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm,
já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta
característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e
potentes, principalmente pelo fato de 16 kgfm já estarem disponíveis logo a 1.000
rpm.
Modelo conta com transmissão automática EAT6 |
Associado ao motor THP Flex, a
Peugeot passa a disponibilizar a nova transmissão automática EAT6, que introduz
a função “ECO”. Ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha,
a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em
uso urbano.
As modificações realizadas
também permitiram melhorar a dirigibilidade do conjunto motor/câmbio. As
relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%, a cartografia do
acelerador foi suavizada – para priorizar a redução do consumo de combustível –
a atuação do freio motor foi reduzida, a estratégia de travamento das marchas
sobre piso plano foi otimizada e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução
de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se
encontra na posição Drive. A função RDT reduz também o consumo de combustível em
uso urbano até 1%.
Na versão intermediária (Allure
Automática), o novo Peugeot 308 é equipado com o motor 2.0L 16V VVT Flex. O
propulsor de quatro cilindros e duplo comando de válvulas, com cilindrada de ,
é compacto, de liga leve e gera potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando 3 1.997cm
abastecido com etanol (143 CV a gasolina). O torque máximo alcança 22 mkgf a
4.000 rpm, também abastecido com etanol (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da
gasolina). Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades
AT6II, de segunda geração.
A ampla gama de motorização
também contempla o moderno EC5 (1.6L 16V FlexStart), que dispõe do sistema que
elimina o reservatório de gasolina para realizar a partida a frio. O propulsor,
de classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO, desenvolve 122 CV
de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4
kgfm a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV a 6.000 rpm e
15,5 kgfm de torque. Esse motor traz uma série de evoluções com o objetivo de
reduzir o atrito no motor e, por consequência, o desperdício de energia, que,
associada ao aumento na taxa de compressão para 12:5, permite otimização do
consumo e ampliação da potência. O propulsor é acoplado a uma caixa manual de
cinco velocidades. Para auxiliar o condutor na redução do consumo de
combustível, o EC5 dispõe do sistema GSI (Gear Shift Indicator), que indica no
painel de instrumentos a marcha mais adequada de acordo com a rotação do motor.
Modelo de
segurança superior
Em termos de segurança, o novo
Peugeot 308 conta com um nível de equipamentos de primeiro nível. Desde a
versão de entrada, o modelo disponibiliza como item de série o sistema ISOFIX
para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais
e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cincocintos de segurança
com três pontos de fixação (com alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto
do condutor e do acompanhante; na frente, os cintos têm pré-tensionadores
pirotécnicos e bloqueio de folga; atrás, os cintos laterais têm bloqueio de
folga) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três
ocupantes).
O novo Peugeot 308 vem equipado
ainda com sistema de frenagem anti-travamento (ABS) de última geração com
repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU).
O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração
completa este dispositivo. O controle de estabilidade (ESP) de última geração,
de série a partir da versão intermediária Allure Automática, detecta e corrige
riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos
e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O ESP pode ser
desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o
sistema é religado automaticamente.
Na dianteira, a frenagem é
realizada por discos ventilados de 283mm de diâmetro e 26mm de espessura. As
pinças de freio têm um diâmetro de 57 mm para permitir que elas atuem com bom nível
de resistência e dosagem na pinçada dos discos. Contribuem,assim, para o bom
equilíbrio entre a suavidade da pressão do freio e sua firmeza de reação. Os
freios traseiros estão equipados com dois discos de 249 mm de diâmetro por 9mm
de espessura.
O 308 também se beneficia de
toda a experiência do Grupo PSA Peugeot Citroën nessa área para minimizar danos
aos ocupantes em um eventual acidente: Segurança
primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz
com que
o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a
assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua
categoria; Segurança secundária (que
limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi
amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial
pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira. O emprego
de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos
pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes,
além de controlar o peso global do modelo.
Porta-malas
prático e funcional
As formas retilíneas e os
espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto
volume oferecido pelo 308: são 430litros, acessados pela abertura da tampa a
distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando
específico no painel de instrumentos.
Espaços laterais permitem
acomodar e mesmo fixar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço
até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma
fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.
Confira a lista de equipamentos
de série completa presente na gama do novo Peugeot 308:
308 Allure 1.6 Flex Manual
Segurança:
Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito
pontos de proteção);
Alarme;
Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis;
Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
Sensor de estacionamento traseiro;
Faróis de neblina dianteiros;
Luzes diurnas (DRL) em LED;
Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.
Conforto:
Teto panorâmico;
Direção eletro-hidráulica assistida;
Ar-condicionado Bi-Zone;
Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;
Acendimento automático do farol;
Regulador & Limitador de velocidade;
Banco do motorista com regulagem de altura manual;
Couro parcial;
Apoio de
braço no banco do motorista;
Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da
chave;
Regulagem do volante em altura e profundidade;
Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
Retrovisores com ajuste elétrico;
Central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com Mirror Link
e My Link
Peugeot;
Tela multifunções com computador de bordo;
Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.
Roda de 17 polegadas em liga leve;
Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
Painel de instrumentos soft (“slush”);
Volante revestido em couro.
308 Allure 2.0L Automático
Esta versão recebe o motor 2.0L
com caixa automática sequencial de seis velocidades e controle de estabilidade
(ESP), além de todos os equipamentos de série presentes no 308 Allure manual. 308
Griffe THP. Além de todos os equipamentos presentes nas versões Allure e Allure
Autom oferece:
Segurança:
Sensor de estacionamento dianteiro;
Câmera de ré.
Conforto:
Bancos em couro perfurado.
Rodas diamantadas de 17 polegadas.
Tranquilidade garantida pelos
serviços de Pós-Venda
O 308 apresenta diversos
benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor
brasileiro, tais como:
Três anos de garantia total;
Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do País;
Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente
paga o mesmo
valor pelo serviço em qualquer concessionária do País;
Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca,
disponível
gratuitamente em todo o País 24
horas por dia.
Gama
de cores
A paleta de cores do novo
Peugeot 308 é composta pelas seguintes tonalidades: Vermelho Rubi
(base), Branco Banquise
(especial, exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza
Aluminium (metálica) e Branco
Nacré (perolizada).
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