A condução autônoma é a mobilidade do futuro |
Luís Alberto Alves
A Daimler AG tem avaliado o impacto de seus
veículos no meio ambiente durante toda a vida útil. No ano passado, mesmo
diante de um aumento de 5% de sua produção, a Companhia conseguiu reduzir em
2,5% as emissões de CO2. Isso foi possível graças à adoção de medidas de
economia de energia, além de a transição para combustíveis com menor teor de
CO2. Esse resultado foi destacado no Relatório Anual de Sustentabilidade
do Grupo juntamente com a informação sobre a redução de mais de 27% das
emissões da frota europeia de automóveis desde 2007.
Os automóveis S 500 PLUG-IN HYBRID e o C 350,
apresentados ao mercado recentemente, são exemplos de modelos com baixas
emissões. Com baixos índices de CO2 (65 g/km e 48 g/km, respectivamente),
deixam uma mensagem clara para o futuro. Esses automóveis fazem parte da
vanguarda de uma produção em larga escala da marca Mercedes-Benz, que
atingirá o total de dez veículos Plug-In Hybrids até 2017.
Além de a tecnologia híbrida, a Daimler AG
também está destacando a condução autônoma para a mobilidade do futuro. Com a
inédita viagem do S 500 INTELLIGENT DRIVE entre as cidades alemãs de Mannheim e
Pforzheim em 2013, por cerca de 90 quilômetros, a Mercedes-Benz foi a
primeira marca de automóveis no mundo a provar que a direção urbana e
interurbana autônoma já é possível.
Esse marco destacou o avanço no
desenvolvimento dessa tecnologia que um ano depois estava presente no
caminhão do futuro "Future Truck 2025”, como também no atual veículo de
pesquisa, o F 015 Luxury in Motion (luxo em movimento). Este apresenta um conceito
revolucionário em seu interior para mostrar como o espaço e o tempo poderão ser
usados futuramente com vantagens e segurança pelo condutor.
Muitos dos clientes estão usando funções de
condução parcialmente automatizada nos automóveis das linhas S, E e C, como
também, em breve, no novo GLE Cupê. “Desenvolvemos essas tecnologias e tornamos
a condução autônoma cada vez mais tangível com cada geração dos sistemas de
assistência ao motorista. Os requisitos para levar a direção autônoma à
estrada, entretanto, vão muito além dos aspectos técnicos e incluem também o
esclarecimento das questões jurídicas e éticas," declarou o Professor
Thomas Weber, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG responsável
pela área de Pesquisa & Desenvolvimento da Divisão da Mercedes-Benz Automóveis.
Condução autônoma
Além de desenvolver os veículos, a Daimler tem
colocado em evidência o diálogo sobre as questões jurídicas e éticas
relacionadas à condução autônoma. "Como se comporta um veículo autoconduzido
em caso de acidente iminente? Quais são as consequências com relação à
responsabilidade e seguro? Essas são apenas algumas das perguntas para as quais
precisamos de respostas por meio do discurso social", afirmou a Dra.
Christine Hohmann-Dennhardt, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG,
responsável pelas Questões de Integridade e Jurídicas, na apresentação do
Relatório de Sustentabilidade de 2014. A juíza do tribunal constitucional
alemão está convencida de que "a condução autônoma responsável está
baseada na lei e na ética".
Este ano, a Dra. Hohmann-Dennhardt deu início
a várias medidas relativas à questão da "Ética e Legislação". Um
comitê diretivo formado por especialistas de várias divisões de unidades da
Daimler está tratando das questões jurídicas e éticas relacionadas à condução
autônoma. O comitê recebe informações importantes do Conselho Consultivo de
Integridade e Responsabilidade Corporativa, uma entidade externa que tem
fornecido à Daimler suporte crítico e construtivo desde 2012.
No Outono, pela primeira vez, a Daimler
promoverá uma conferência com especialistas sobre "Direção autônoma,
Legislação e Ética". O objetivo é continuar o diálogo com representantes
das áreas de economia, ciência, política e ONGs. O discurso principal será
feito pelo Dr. Julian Nida-Rümelin, professor de filosofia da LMU de Munique, e
o ministro de Estado da Cultura, que está trabalhando em questões relativas à
ética da robótica e das máquinas.
As questões jurídicas e éticas relativas a
essa tecnologia também serão avaliadas durante o Diálogo de Sustentabilidade de
2015. Esse evento, que acontecerá em Stuttgart, na Alemanha, entre os dias 11 e
12 de novembro, reunirá cerca de 100 participantes externos e especialistas da
Daimler para discutir os assuntos mais recentes sobre sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário