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Modelo utiliza motor Boxer turbo de competição |
A Subaru revelou no Salão Internacional do
Automóvel de Nova York, o conceito “STI Performance Concept”. Essa versão faz
parte dos planos de expansão nos Estados Unidos da Subaru Tecnica International
(STI), divisão de alta performance da Subaru, em suas três principais áreas de
negócios: peças para preparação esportiva, carros especiais STI e
automobilismo.
O STI Performance Concept é uma demonstração
do nível técnico e de inovação da equipe de engenheiros da STI, além de
apresentar a capacidade de desenvolvimento desta divisão. Este conceito
utiliza o motor Boxer turbo de competição desenvolvido pela STI para o carro de
corridas BRZ Super GT, além de trazer componentes especialmente desenvolvidos
na suspensão e chassis.
"Na STI, por nossa experiência nas
corridas, sabemos que para vencer é importante não apenas ter alta potência,
mas que todos os aspectos de desempenho sejam equilibrados no carro",
declarou Yoshio Hirakawa, presidente da Subaru Tecnica International Inc. "Quando
alcançamos esse equilíbrio, o piloto sente o carro mais fácil de conduzir e
mais confiável, podendo usá-lo integralmente, até o limite de seu desempenho.
Nosso plano é produzir carros e acessórios que pilotos e motoristas possam
realmente curtir."
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O STI é um carro de alta potência |
Design esportivo e moderno
O conceito STI Performance Concept traz um
visual inspirado nos carros de competição da marca SUBARU, com destaque para o
novo para-choque dianteiro, mais largo e que incorpora um spoiler e
a ampla grade frontal com logotipo “STI” e detalhes em vermelho e carbono, além
de assinaturas em LEDs, no formato de “L” instalados nas extremidades da peça e
que contornam as duas entradas de ar.
Nas laterais, a versão apresenta saias
inferiores em carbono, rodas exclusivas de 19” e novos puxadores de abertura
das portas. Integradas à carroceria, essas maçanetas possuem fácil sistema de
acionamento, além de contribuírem para eficiência aerodinâmica.
Um dos diferenciais mais marcantes do STI
Performance Concept é o aerofólio traseiro, de amplas dimensões, fabricado em
carbono e montado na tampa do porta-malas. Logo abaixo, o novo para-choque,
mais largo, conta com extrator de ar integrado, também em carbono, e que
incorpora, na sua parte central, a dupla saída de escapamento.
Tecnologia e exclusividade
Ao entrarmos no STI Performance Concept,
observamos a preocupação da STI em proporcionar esportividade e tecnologia aos
ocupantes, sem que isso represente abrir mão do requinte, presente, por
exemplo, no revestimento interno em preto, com detalhes em vermelho e em
carbono.
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Comandos no formato de de interruptor, iguais aos usados em aviões e veículos de competição |
Os bancos do tipo concha, com o monograma
“STI” bordado no encosto de cabeça, em conjunto com o volante exclusivo – com
os comandos de acionamento/regulagem de algumas funções do veículo incorporados
- proporcionam uma posição ergonômica e confortável em qualquer tipo condução.
No console central, o motorista tem à sua
disposição, na parte superior, um computador de bordo, com informações
referentes ao funcionamento do veículo e ao estilo de condução, tais como:
temperatura dos pneus, aceleração gravitacional (Força G), cronômetro – total e
parcial –, indicador do nível de acionamento do pedais do acelerador e do
freio, entre outros.
Outro destaque do cockpit do
STI Performance Concept são os comandos situados no console central, abaixo da
tela do computador de bordo. Eles possuem a forma de interruptor, semelhante
aos usados em carros de competição e em aviões. De fácil acionamento, eles
reforçam a esportividade presente nesse concept.
Sobre
a STI
A STI foi criada em 1988, para ser a divisão
esportiva da Subaru. Em 1989, um Subaru Legacy de primeira geração preparado
pela STI quebrou o recorde mundial de velocidade certificado pela FIA
(Federação Internacional de Automobilismo) para o percurso de 100 mil
quilômetros. A partir de então, a STI entrou no Campeonato Mundial de Rali,
obtendo três títulos entre os construtores e três campeonatos com os pilotos
Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg.
Atualmente, a STI compete na prova 24
Horas de Nürburgring, na Alemanha, onde venceu duas vezes a sua categoria, em
2011 e 2012, e, também, na série Super GT, com o modelo Super GT, baseado no
BRZ.
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