![]() |
Pajero Dakar não tem medo de situações difíceis fora de estrada |
Luís Alberto Alves
Potência e robustez. Assim é o Pajero Dakar,
legítimo 4x4 da estrada que tem em seu DNA a tradição e o pioneirismo da
Mitsubishi Motors. Este SUV leva confortavelmente toda a família com espaço de
sobra para até sete ocupantes e é capaz de enfrentar as mais difíceis situaçõesoff-road, graças ao completo sistema de tração com
reduzida.
“O nome deste SUV já diz muito sobre sua
personalidade. “Pajero” é tradição em todo mundo com 30 anos de história,
tecnologia e evolução. “Dakar” é referência mundial quando se fala em off-road.
Por isso, o Pajero Dakar confirma o DNA 4x4 da Mitsubishi, sinônimo de
liberdade, aventura, superação e resistência", destacou o presidente da
Mitsubishi Motors do Brasil, Robert Rittscher.
Robusto por fora e dócil ao volante. Dentro do
Pajero Dakar, o motorista e passageiros tem à disposição a praticidade do kit multimídia
com o conforto dos bancos com couro, quetêm design moderno e ergonômico, com
regulagem elétrica nos dianteiros. A direção hidráulica e osPaddle Shifters em
Titanium Style completam a versatilidade deste SUV, deixando a condução ainda
mais prazerosa e esportiva.
Tecnologia
e praticidade estão presentes em todos os detalhes do Pajero Dakar. O SUV é equipado
com sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, ar condicionado
automático, keyless, para abertura e fechamento das portas, além de
retrovisores com rebatimento elétrico.
Longas Viagens
O Pajero Dakar é um carro ideal para as longas
viagens. Além de todo o conforto, o veículo é equipado com um tanque de
combustível de 90 litros, proporcionando muito mais autonomia. A segurança é
reforçada com sistema Full Airbags, com oito airbags: dois frontais, dois
laterais e quatro de cortina.
A
terceira fileira tem o sistema Double ActionFolding, onde os bancos são
rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior
para o porta-malas. Quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros,
inclusive com comando de ar-condicionado independente. A capacidade do
porta-malas pode chegar a 1.627 litros.
Para o
conforto ainda maior do motorista e passageiros, o Pajero Dakar tem 24
porta-objetos distribuídos pelo veículo, duas tomadas 12V e 12 luzes de
cortesia que garantem melhor visibilidade no interior.
Com um raio de giro de 5,6 metros, o Pajero
Dakar é versátil em qualquer situação, permitindo curvas e manobras com
facilidade. A frente Frontside Dakar tem desenho arrojado e
harmônico, grade off-road integrada ao conjunto óptico que recebe faróis de
xênon HID com regulagem automática de altura e lavador. Os faróis de neblina estão
integrados ao para-choque e as rodas Power Design são de liga leve de 17”.
![]() |
Conforto garantido nas longas viagens |
Sistema Multimídia
O veículo
é equipado com sistema multimídia Power Touch, GPS com mais de 1.250 cidades
mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, câmera de ré com as
imagens sendo exibidas na tela de 7" e sensor de estacionamento.
O
trabalho de desenvolvimento da engenharia da Mitsubishi Motors Brasil é
constante e deixa o Pajero Dakar ainda mais silencioso e
econômico, graças a uma relação do diferencial mais alongada. O motor diesel tem quatro cilindros em linha,
com 3,2 litros e 16 válvulas, injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor
e intercooler, desenvolvendo potência de 180 cv a 3.500rpm e torque de 38 kgf.m
a 2.000 rpm.
Já o motor flex, 3.5L V6 MPI tem205 cv. Com
tecnologia nacional, foi projetado para funcionar com gasolina ou etanol, em
qualquer proporção.Montado na longitudinal, tem24 válvulas e o torque chega a
33,5 kgf.m a 3.500 rpm (etanol) e 31,5 kgf.m a 3.500 rpm (gasolina).
A tecnologia do Pajero Dakar permite até 20
combinações de marcha,o que torna este SUV um veículo perfeito para rodar nas
grandes cidades e nos mais diversos tipos de terreno. O câmbio automático da
versão HPE dieseltemcinco velocidadese é equipado com Sports Mode e INVECS-II(Intelligent&InnovativeVehiclesElectronicControl
System), que reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a
forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais
agradável a condução do veículo em qualquer situação.
Tração
Traseira
O
motorista pode optar pelo modo sequencial Sports Mode, onde a troca de marchas é
feita de forma manual tanto na alavanca no console, como nos paddle shifters
localizados estrategicamente atrás do volante.
A vocação
off-road presente no nome deste SUV pode ser comprovada através do moderno
sistema de tração SuperSelect 4WD com quatro modos distintos de seleção: 4x2
(2H), 4x4 (4H), 4x4 bloqueado (4HLc) e 4x4 bloqueado com reduzida (4LLc).
No modo 2H,
o SUV opera somente com a tração traseira, sendo recomendado para uso urbano e
em rodovias, onde não é necessária a força nas quatro rodas e privilegia a
economia de combustível. O modo 4H faz com que o veículo distribua
eletronicamente a força de tração nas quatro rodas, atuando quando necessário e
ideal para estradas e pisos molhados com baixa aderência.
Já no modo 4HLc, a tração estará atuando o tempo
todo nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e é recomendado para
situações off-road. O modo 4LLc também terá a tração nas quatro rodas com o
diferencial central bloqueado e reduzido, onde se faz necessária força total,
como a transposição de obstáculos.
Visão
Completa
Os
ângulos de entrada e saída mostram toda sua vocação off-road. O ângulo para
subida é de 36º, de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que
chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º. A altura livre do
solo é de 215 mm, o que deixa o motorista e passageiros com uma visão completa
de dentro do veículo.
O Pajero
Dakar é construído no conceito cabon
chassi, e tem 20 pontos reforçados em sua estrutura, resultando em viagens
mais prazerosas, tranquilas e confortáveis. O chassié constituído por
longarinas do tipo boxtype com alta resistência a torção e flexão, capaz de
enfrentar os maiores desafios off-road. A suspensão rydedynamics.é resistente e confortável em todas as situações.
O Pajero
Dakar é equipado com o que há de mais moderno em segurança. A cabine conta com
o sistema RISE de deformação programada. A coluna de direção, pedal e o espelho
retrovisor interno são colapsáveis e o Pajero Dakar ainda conta com barras de
proteção lateral e sistema Full Airbag, com oito airbags: dois frontais, dois
laterais e quatro de cortina.
O sistema
de freios também recebe novidades e conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD
e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo
o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de
utilização dos freios.
Acabamento
exclusivo
A sigla HPE
(High PerformanceEquipment)confirma que o Pajero Dakar é um veículo completo,
com grande destaque no mercado, e que proporciona mais segurança e conforto ao
motorista e passageiros.
O estilo
e a beleza estão presentes em cada detalhe do Pajero Dakar. Para o acesso ao
veículo, o sistema keyless facilita o travamento e destravamento das portas.O
modelo possui conjunto óptico integrado ao para-choque, luzes de neblina com
moldura na cor grafite e contorno cromado, além de grade frontal com moldura
cromada. Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e
a pintura em situações extremas.
Com dois
amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades. Os
espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas
também recebem acabamento cromado. Estribos posicionados estrategicamente
facilitam o acesso ao veículo. Completando a parte externa, o Pajero Dakar HPE
é equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção com led
posicionadas nos retrovisores externos.
Com
iluminação na cor vermelha, o painel tem instrumentos de fácil leitura e
visualização. O volante de três raios vem com piloto automático e comandos de
áudio integrados, além de ajuste da coluna de direção. O Pajero Dakar tem 4.695
mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e
entre-eixos de 2.800 mm.
Cores
Produzido na fábrica Mitsubishi Motors em
Catalão, no interior de Goiás, os veículos da linha Pajero Dakar têm três anos
de garantia e estão disponíveis nas cores Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal,
Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Tecno e Preto Ônix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário