![]() |
O modelo 2008 vai encarar os desafios do rali Paris Dakar 2015 |
Luís Alberto Alves
Marca aproveitou a maior mostra
automobilística da América Latina para apresentar em avant-première o crossover 2008, que será
lançado comercialmente no País em 2015 com produção local.
Com o conceito 208 Natural e o demonstrador
2008 HYbrid Air, a Peugeot expõe sua ampla experiência no desenvolvimento de
tecnologias e soluções sustentáveis, enquanto o 208 Urb propõe uma nova solução
de mobilidade junto à bicicleta AE21.
O 2008 DKR completou o time de destaques no
estande da Marca. Com visual extremamente robusto e cheio de personalidade, ele
carrega a responsabilidade de encarar os desafios do Dakar 2015, que marcará o
retorno da equipe Peugeot Sport a mais difícil competição de rali do mundo.
A grande estrela da Peugeot é o crossover 2008, mostrado em primeira mão ao
consumidor brasileiro nesta edição do evento. O modelo será produzido em Porto
Real (RJ) e lançado no Brasil no primeiro semestre de 2015, representando a
mais nova oferta do segmento de SUV’s compactos no mercado nacional. O 2008
inova ao associar como nenhum outro a condução de um hatch e a robustez de um
SUV com um espaço que privilegia o requinte, o bem estar e o conforto.
![]() |
O crossover 2008 foi outra estrela da Peugeot no Salão do Automóvel 2014 |
Aliando os atributos de diferentes modelos, o
veículo revela um estilo forte e equilibrado, confirmando uma experiência de
condução única, graças ao posto de condução estruturado ao redor de um volante
de dimensões reduzidas, com o painel de instrumentos elevado e a central
multimídia com tela sensível ao toque; a uma dirigibilidade que é sinônimo de
prazer e esportividade; e à liberdade de trilhar novos caminhos em função da
altura livre do solo e dos pneus de uso misto.
Em síntese, o 2008 nasceu leve, espaçoso e
aerodinâmico, com um nível de equipamentos dificilmente encontrado na
concorrência. Um veículo de última geração, que permite explorar novos
territórios. As atrações não param por aí e estarão dispostas em três
diferentes pólos – “Tecnologia”, “Requinte” e “Sport”, que reforçam valores
presentes do DNA da Peugeot e genuinamente expressados em seus produtos.
Tecnologia do Futuro
O pólo tecnológico tem como destaque o 2008
HYbrid Air, um demonstrador da inovadora tecnologia híbrida pioneira
desenvolvida pelo Grupo PSA Peugeot Citroën, que combina um motor a gasolina e
um sistema hidráulico acionado por ar comprimido. Uma central de controle
inteligente atende aos comandos do motorista em três modos diferentes: “Air”,
ativo até 70 km/h (apenas a energia contida no ar comprimido faz o veículo
avançar), “Gasolina” (motor de três cilindros 1.2 VTi) e “Combinado”, quando o
mecanismo com ar comprimido contribui como boost em
acelerações e retomadas.
Essa tecnologia revolucionária representa um
desempenho com baixo consumo de cerca de 34 km/l, o que corresponde a uma
diminuição de 45% do consumo de combustível na cidade de um carro compacto em
relação a um com motor a gasolina equivalente. As vantagens do sistema vão
além: o veículo não necessita de bateria adicional, como os híbridos
convencionais, preservando o espaço interno dos ocupantes e contribuindo para
diminuir a emissão de poluentes no meio ambiente. Nesse mesmo espaço estarão,
ainda, as séries especiais Roland Garros e Quiksilver para o 308, além de um
exemplar do compacto 208, ícone da Marca.
Soluções Inovadoras
A área dedicada ao tema “Requinte” reúne duas
grandes novidades: o 208 Natural e o 208 Urb, conceitos 100% brasileiros que
aliam soluções em termos de sustentabilidade e mobilidade urbana. Totalmente
pensado e concebido pela equipe do Centro de Estilo da PSA Peugeot Citroën na
América Latina, o 208 Natural tem como base a versão Allure 1.5l Flex do modelo
208 e conta com uma série de itens produzidos a partir de fontes sustentáveis,
trabalhadas localmente e de maneira conjunta com parceiros dos mais variados
segmentos, como a Embraer, um dos maiores conglomerados da indústria aeronáutica
mundial.
Com o 208 Natural, a Marca também celebra o
15º aniversário do Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF, o projeto de
reflorestamento para sequestro de carbono desenvolvido na fazenda São Nicolau,
que compreende uma área de 10 mil hectares no Estado de Mato Grosso, na
Amazônia brasileira, e já contabiliza o plantio de mais de dois milhões de
árvores.
Já o 208 Urb, conceito também desenvolvido
localmente sobre a base da versão 208 1.6l Flex Griffe com câmbio automático, é
repleto de acessórios que garantem um visual sofisticado e sugerem uma
atmosfera de modernidade. Ele está equipado com a bicicleta elétrica AE21, que
é uma interessante solução de mobilidade: a ideia é que o condutor tenha a
possibilidade de estacionar o veículo e dar continuidade ao percurso sobre duas
rodas, se assim desejar. Completam o espaço exemplares do recém-lançado
crossover 3008, além do Peugeot 408, representante da Marca no segmento de
sedãs médios.
Pronto para o desafio
O pólo “Sport” exibe um modelo radical: ousado
e robusto, o 2008 DKR marca o retorno da Peugeot ao Dakar, o rali cross country
mais difícil do mundo, 25 anos após sua última participação na competição.
Preparado para enfrentar a maratona de 10 mil quilômetros que compõem a prova,
o 2008 DKR é um projeto ousado, com tração dianteira e motor diesel.
No caso, um V6 biturbo com potência máxima de
340 CV e incríveis 81,5 kgfm de torque. Igualmente radical são os pneus de 37
polegadas de diâmetro, que, junto à carroceria compacta, de menor peso, e
suspensão de curso mais longo (460 mm), entre outros equipamentos, habilitam o
2008 DKR a enfrentar dunas, montanhas, cânions, altíssimas temperaturas e
terrenos acidentados.
Os veículos RCZ, 308 e 308 CC ocupam essa
mesma área: equipados com o elogiado propulsor 1.6l THP (Turbo High Pressure) de 165 CV, referência em termos dedownsizing de
motores (alto desempenho em baixa cilindrada), eles representam a oferta mais
esportiva da Marca no mercado nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário