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quinta-feira, 25 de julho de 2013

Volvo: o conforto e a tecnologia do V40

O Volvo V40 é dotado de vários dispositivos de segurança para motorista e passageiros

Câmbio automatizado de seis marchas e sistema de prevenção de derrapagens e capotamentos são outros destaques

Laterais do sedã foram projetadas para aumentar proteção no caso deste tipo de colisão 

O V40 tem motor turbo 2.01 e pouco peso para melhor dirigibilidade e conforto


Luís Alberto Caju

  Muitas pessoas conhecem a marca Volvo por causa dos seus caminhões, puxando enormes carretas nas inúmeras carretas nas rodovias brasileiras e outros países das Américas. Porém, a montadora sueca também coloca nas ruas luxuosos e sofisticados automóveis, como o V40, sedã de quatro portas, que endurece a disputa no segmento de veículos deste porte para famílias de bom poder aquisitivo. Para reduzir ainda mais a emissão de combustível e o CO2 até 8% em condução urbana, todos ele conta com motor dotado da tecnologia Star/Stop. Ou seja, assim que atinge a temperatura normal de funcionamento e o carro para (por exemplo, num semáforo), o motor é desligado automaticamente. Quando se pisa novamente no pedal do acelerador, ele é ligado.

 O Volvo V40 é impulsionado por um motor turbo de 2.01 de 180 CV, proporcionando potência e torque ideal para qualquer situação de direção. O seu peso leve contribui para melhor dirigibilidade e conforto. Contando com inovadora tecnologia Start/Stop, auxiliando na economia de combustível. Este motor é disponibilizado com a transmissão automática Geartronic de seis velocidades.

  Para facilitar a vida do motorista, esse modelo de marcha é uma caixa automática de resposta rápida ideal para condução descontraída, principalmente quando a família vai viajar ou mesmo passear, mas também se encaixa em condições difíceis ou reboque. Este tipo de transmissão permite a utilização de mudanças manuais de modo a manter uma velocidade mais baixa, fazendo subir as rotações ou para auxiliar na frenagem.

                                        Dispositivo detecta sentido do carro

 Outro destaque do Volvo V40 é controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), para prevenir derrapagens, perda de tração e capotamentos. Este dispositivo é apontado como uma das inovações em segurança mais importantes da década passada. No centro do DSTC, um giroscópio detecta o sentido do carro e o compara com os movimentos da direção e também com a rotação real das rodas do automóvel. O DSTC é capaz de detectar uma derrapagem em potencial e ajudar a evitá-la, diminuindo a saída de potência do motor ou freando uma ou mais rodas.

Também merece destaque o sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS). Ele acomoda o ocupante ajudando a reduzir o risco de lesão por efeito chicote (quando o corpo vai para frente e volta numa colisão ou freada muito brusca). Segundo as autoridades de trânsito, esse é um dos tipos de lesões de mais comuns, por causa do impacto traseiro em batidas e velocidades baixas. Estudos apontam que o WHIPS é um dos sistemas mais efetivos do mundo e pode diminuir o risco de lesões de longo prazo em 50%.

Outra ferramenta do V40 é o Sistema de Proteção para Impactos Laterais (SIPS), desenvolvido para ajudar a proteger as zonas de maior exposição dos ocupantes às forças de colisão. A carroceria do veículo em aço, incluindo os assentos dianteiros, foi projetada e reforçada para ajudar a absorver o impacto de uma colisão lateral, isolando os ocupantes, e distribuindo as forças de impacto para algumas partes da carroceria, de forma a prevenir a invasão da cabine. A estrutura lateral extremamente forte é composta de aço de resistência ultra-alta e aço de graduação mais leve, de modo a suportar impactos laterais fortes, mesmo que sejam com um veículo maior.

                                   Cortina inflável para proteção junto à janela

 Já a cortina inflável (IC) para todos os ocupantes junto à janela e os airbags laterais do assento frontal interage com o SIPS visando promover maior proteção. No assento traseiro, a combinação da IC estendida com o colchão de segurança Volvo integrado de dois estágios, com limitadores progressivos da carga do cinto de segurança, ajuda a proteger crianças que já ultrapassaram o tamanho de uso do assento infantil voltado para trás.

  Airbags frontais, laterais e de joelho (somente motorista) ajudam a reduzir o risco de ferimentos graves na cabeça e no tórax num impacto lateral, além disso, para o motorista o Volvo V40 dispõe também de airbag para os joelhos. Inflados em uma fração de segundo, eles ficam localizados no encosto dos assentos frontais, garantindo posição segura na sua lateral. Juntamente com o sistema SIPS e as Cortinas Infláveis (IC), eles promovem um único nível de proteção. 

Visto que a Cortina Inflável ajuda a proteger as cabeças dos ocupantes dos assentos dianteiros e dos assentos traseiros próximos às janelas. Ela também fica inflada por vários segundos para fornecer proteção prolongada em impactos subsequentes. Na parte de climatização, o ar-condicionado digital mantem o interior do veículo fresco, além de dispor de filtro que impede penetração de poeiras, pólen e partículas no interior do sistema de ventilação.

                                              Proteção para crianças não foi esquecida

  A proteção infantil não ficou esquecida pela Volvo no V40. O automóvel é dotado do Sistema de Fixação de Cadeiras Infantis (Isofix), um tipo de fixação de cadeirinhas obrigatório nos Estados Unidos, mas pouco conhecido no Brasil. São ganchos de fixação que permitem montagem rápida, prática e segura da cadeirinha, já que são presos à estrutura do veículo. Já o sistema de trava elétrica nas portas traseiras permite a proteção nas portas traseiras e janelas, prevenindo que as crianças as abram por dentro.

   Para evitar distrações durante situações de direção crítica, o Sistema Inteligente de Informação (Idis) analisa constantemente a maneira como o motorista dirige e reterá informações secundárias sobre o carro ou um de seus sistemas de bordo, quando detectar movimento no volante , frenagem ou aceleração intensa. Assim que as coisas se acalmam, a chamada telefônica ou a informação retida é passada ao motorista. O Idis pode ser programado para permitir chamada de telefones em todas as situações de direção.

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