O Volvo V40 é dotado de vários dispositivos de segurança para motorista e passageiros |
Câmbio automatizado de seis marchas e sistema de prevenção de derrapagens e capotamentos são outros destaques |
Laterais do sedã foram projetadas para aumentar proteção no caso deste tipo de colisão |
O V40 tem motor turbo 2.01 e pouco peso para melhor dirigibilidade e conforto |
Luís Alberto Caju
Muitas pessoas conhecem a marca Volvo
por causa dos seus caminhões, puxando enormes carretas nas inúmeras carretas
nas rodovias brasileiras e outros países das Américas. Porém, a montadora sueca
também coloca nas ruas luxuosos e sofisticados automóveis, como o V40, sedã de
quatro portas, que endurece a disputa no segmento de veículos deste porte para
famílias de bom poder aquisitivo. Para reduzir ainda mais a emissão de
combustível e o CO2 até 8% em condução urbana, todos ele conta com motor dotado
da tecnologia Star/Stop. Ou seja, assim que atinge a temperatura normal de
funcionamento e o carro para (por exemplo, num semáforo), o motor é desligado
automaticamente. Quando se pisa novamente no pedal do acelerador, ele é ligado.
O Volvo V40 é impulsionado por um motor turbo
de 2.01 de 180 CV, proporcionando potência e torque ideal para qualquer
situação de direção. O seu peso leve contribui para melhor dirigibilidade e
conforto. Contando com inovadora tecnologia Start/Stop, auxiliando na economia
de combustível. Este motor é disponibilizado com a transmissão automática Geartronic
de seis velocidades.
Para facilitar a vida do motorista, esse
modelo de marcha é uma caixa automática de resposta rápida ideal para condução
descontraída, principalmente quando a família vai viajar ou mesmo passear, mas
também se encaixa em condições difíceis ou reboque. Este tipo de transmissão
permite a utilização de mudanças manuais de modo a manter uma velocidade mais
baixa, fazendo subir as rotações ou para auxiliar na frenagem.
Dispositivo detecta sentido do carro
Outro destaque do Volvo V40 é controle
dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), para prevenir derrapagens, perda de
tração e capotamentos. Este dispositivo é apontado como uma das inovações em
segurança mais importantes da década passada. No centro do DSTC, um giroscópio
detecta o sentido do carro e o compara com os movimentos da direção e também
com a rotação real das rodas do automóvel. O DSTC é capaz de detectar uma
derrapagem em potencial e ajudar a evitá-la, diminuindo a saída de potência do
motor ou freando uma ou mais rodas.
Também merece destaque o sistema de
proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS). Ele acomoda o ocupante
ajudando a reduzir o risco de lesão por efeito chicote (quando o corpo vai para
frente e volta numa colisão ou freada muito brusca). Segundo as autoridades de
trânsito, esse é um dos tipos de lesões de mais comuns, por causa do impacto
traseiro em batidas e velocidades baixas. Estudos apontam que o WHIPS é um dos
sistemas mais efetivos do mundo e pode diminuir o risco de lesões de longo
prazo em 50%.
Outra ferramenta do V40 é o Sistema
de Proteção para Impactos Laterais (SIPS), desenvolvido para ajudar a proteger as
zonas de maior exposição dos ocupantes às forças de colisão. A carroceria do
veículo em aço, incluindo os assentos dianteiros, foi projetada e reforçada
para ajudar a absorver o impacto de uma colisão lateral, isolando os ocupantes,
e distribuindo as forças de impacto para algumas partes da carroceria, de forma
a prevenir a invasão da cabine. A estrutura lateral extremamente forte é
composta de aço de resistência ultra-alta e aço de graduação mais leve, de modo
a suportar impactos laterais fortes, mesmo que sejam com um veículo maior.
Cortina inflável para proteção junto à
janela
Já a cortina inflável (IC) para todos os
ocupantes junto à janela e os airbags laterais do assento frontal interage com
o SIPS visando promover maior proteção. No assento traseiro, a combinação da IC
estendida com o colchão de segurança Volvo integrado de dois estágios, com
limitadores progressivos da carga do cinto de segurança, ajuda a proteger
crianças que já ultrapassaram o tamanho de uso do assento infantil voltado para
trás.
Airbags frontais, laterais e de joelho (somente motorista) ajudam a
reduzir o risco de ferimentos graves na cabeça e no tórax num impacto lateral, além
disso, para o motorista o Volvo V40 dispõe também de airbag para os joelhos.
Inflados em uma fração de segundo, eles ficam localizados no encosto dos
assentos frontais, garantindo posição segura na sua lateral. Juntamente com o
sistema SIPS e as Cortinas Infláveis (IC), eles promovem um único nível de
proteção.
Visto que a Cortina Inflável ajuda a proteger as cabeças dos
ocupantes dos assentos dianteiros e dos assentos traseiros próximos às janelas.
Ela também fica inflada por vários segundos para fornecer proteção prolongada
em impactos subsequentes. Na parte de climatização, o ar-condicionado digital
mantem o interior do veículo fresco, além de dispor de filtro que impede
penetração de poeiras, pólen e partículas no interior do sistema de ventilação.
Proteção para crianças não foi esquecida
A proteção infantil não ficou esquecida pela Volvo no V40. O automóvel é
dotado do Sistema de Fixação de Cadeiras Infantis (Isofix), um tipo de fixação
de cadeirinhas obrigatório nos Estados Unidos, mas pouco conhecido no Brasil.
São ganchos de fixação que permitem montagem rápida, prática e segura da
cadeirinha, já que são presos à estrutura do veículo. Já o sistema de trava
elétrica nas portas traseiras permite a proteção nas portas traseiras e
janelas, prevenindo que as crianças as abram por dentro.
Para evitar distrações durante situações de direção crítica, o Sistema
Inteligente de Informação (Idis) analisa constantemente a maneira como o
motorista dirige e reterá informações secundárias sobre o carro ou um de seus
sistemas de bordo, quando detectar movimento no volante , frenagem ou aceleração
intensa. Assim que as coisas se acalmam, a chamada telefônica ou a informação
retida é passada ao motorista. O Idis pode ser programado para permitir chamada
de telefones em todas as situações de direção.
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