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Os ônibus híbridos são confortáveis para passageiros e motorista |
Luís Alberto Caju
Desde o final de junho começaram as vendas do
ônibus HíbridoBR fornecido pela Mercedes Benz. Com motor OM 924 LA, de quatro
cilindros, potência de 136 kW a 2.200 rpm, com torque de 700 Nm entre 1.200 e
1.600 rpm, atendendo aos limites de emissões do Proconve P 7 (Euro 5), ele pode
usar tanto o diesel S50 quando o diesel de cana ou biodiesel B20. O chassi é o
modelo O 500 U “Low entry” (entrada baixa) para carrocerias até 12 metros de comprimento
e com 18 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).
O chassi O 500 U do HíbridoBR também se
destaca pelos eixos da marca Mercedes-Benz e pela suspensão pneumática
integral, característica amplamente reconhecida como um diferencial da linha O
500 no mercado. Esse ônibus oferece mais vantagens operacionais: não tem
câmbio, a frenagem é elétrica e o motor opera em condição ideal, com aceleração
controlada. Todo o gerenciamento do sistema é eletrônico.
Os ônibus híbridos são confortáveis para os
usuários. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da
largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do
veículo, o que diminui o ruído interno e externo. O condutor do veículo
trabalha com muito mais conforto, bem estar e tranquilidade.
A Metra, empresa de transporte urbano de
passageiros de São Bernardo do Campo, Grande SP, fez a primeira encomenda do
veículo. O Híbrido BR é um dos destaques da Mercedes Benz na Transpúblico 2013,
feira de produtos e serviços para transporte coletivo urbano, que ocorreu entre
3 e 5 de julho, no Transamérica Expo Center, Zona Sul de São Paulo.
O gerente de Marketing de Produto Ônibus da
Mercedes Benz do Brasil, Curt Axthelm, afirmou que o HíbridoBR é o primeiro
modelo com tecnologia 100% nacional a circular no País. Segundo ele, a solução
é fruto de conceito inédito de parceria com a Eletra, fabricantes brasileira
especializadas em veículos de transporte urbano com tração elétrica. A
experiência e conhecimento de ambas as empresas visam oferecer ao mercado um
produto desenvolvido no Brasil, totalmente adequado para uso nas cidades de
todo o País, adaptado às características já conhecidas pelas empresas e
operadores de transporte de passageiros.
A designação de “híbrido” ocorre quando o
veículo tem duas fontes de energia. Esse ônibus inclui um grupo motor gerador e
um banco de baterias. Apenas o motor elétrico movimenta o veículo,
caracterizando a tecnologia “híbrido série”. O motor elétrico foi desenvolvido
pela WEG, que já fabricou mais de 200 unidades com essa tecnologia para ônibus
elétrico. A energia vem de um grupo motor gerador formado por um motor veicular
Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana e um gerador
também fabricado pela WEG.
Um banco de baterias tracionárias,
desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para o motor
elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou
semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de
chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas em um dos centros mais
modernos de reciclagem da América Latina, de propriedade e com tecnologia
desenvolvida pela Moura.
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