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Verdadeiro furacão nas pistas, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos |
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Volante de pequenas dimensões, câmbio esportivos e seleção de melhor posição ergonômica para dirigir são destaques |
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Mesmo com motor de 270 CV, o Peugeot RCZ R faz 15 km/l |
Luís Alberto Caju
A Peugeot revelou durante o Festival da
Velocidade de Goodwood (Inglaterra) um carro apaixonante: o RCZ R. Equipado com
motor THP de 270 CV de potência, o modelo resume a experiência da Marca em
estilo e dirigibilidade esportiva ao oferecer níveis incomparáveis de
desempenho e eficiência. O veículo será apresentado mundialmente no Salão do
Automóvel de Frankfurt, em setembro, e estará à venda no início de 2014 na
Europa.
Ele tem suspensão, rodas e sistema de
transmissão especialmente dimensionados para um excelente comportamento
dinâmico. De acordo com o diretor da Peugeot Sport, Bruno Famin, o RCZ é uma
versão de produção concebida pela divisão esportiva da Marca com maior
desempenho que o novo RCZ. “Nosso objetivo era desenvolver uma versão ainda
mais intensa do RCZ, de alto desempenho para uso esportivo nas pistas, mantendo
as qualidades de conforto e prazer no uso diário, tudo sendo referência em
termos de consumo e emissões”, disse.
Com
270 CV de potência, o Peugeot RCZ R é o modelo de rua mais potente da história
da montadora francesa. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos, com
emissão de CO2 de apenas 145 g/km, uma referência na categoria de cupês
esportivos. Este resultado é obtido por meio da diminuição da cilindrada do
motor, da aerodinâmica e da redução do peso.
O downsizing dos motores é
uma forte tendência tanto nos carros de produção quanto nos de competição: as
principais categorias estão adotando propulsores turbo de 1.6L. O novo motor
THP de 270 CV estabelece, ainda, um recorde de potência específica em sua
categoria: quase 170 CV/L, posicionado entre as melhores do mundo para carros
de produção em série. E atende às normas de emissões Euro 6.
Dinâmica e
refinamento
O
trabalho feito na aerodinâmica aumentou o downforce na
traseira em 15 da N.m, graças a um novo spoiler que favorece a
estabilidade em altas velocidades sem prejudicar o coeficiente de arrasto. O
desejo de baixar o peso também direcionou o desenvolvimento de componentes
especiais, resultando em uma diminuição de 17 kg em comparação ao RCZ com motor
de 200 CV. Com peso total de 1.280 kg, o RCZ R possui uma relação peso-potência
de apenas 4,7 kg/CV.
“Cada
componente desenhado especificamente para o RCZ R contribui para seu
comportamento dinâmico e sublima o puro estilo do RCZ com sua própria
identidade”, ressaltou o gerente de estilo do RCZ, Pierre Paul Mattei. Adornado
com arcos em preto e faróis dianteiros com uma suave tonalidade Titanium, o RCZ
R estabelece atributos esportivos que realçam sua efetividade dinâmica e
refinamento. Sua altura em relação ao solo, diminuída em 10 mm, e rodas com 19
polegadas favorecem a aderência e a tração, conferindo ao RCZ R uma postura
ainda mais expressiva.
Os
aros de roda especiais em dois tons (diamantado/preto) recebem a assinatura
“R”. Elas foram desenhadas para abrigar os discos de freio mais largos e
aperfeiçoar a refrigeração. As pinças de freio dianteiras recebem acabamento em
vermelho e a inscrição “Peugeot Sport”.
O spoiler traseiro
fixo, perfeitamente integrado ao veículo, garante pressão aerodinâmica e alonga
a silhueta do carro. O difusor traseiro incorpora duas ponteiras de escapamento
cromadas e simétricas, sinalizando um sistema de exaustão redesenhado para
maior desempenho e som mais esportivo. A inscrição “Peugeot” na grade dianteira
e o emblema R, também encontrado na traseira, dão o toque final à assinatura
exterior do RCZ R.
Caráter
esportivo e exclusivo
Disponível
em quatro cores (Vermelho Moroccan, Preto Nera, Cinza Mercury e Branco Opal), o
RCZ R também oferece uma linha de personalização que consiste em teto de
carbono, brilhante ou fosco, adesivos para a carroceria e capas dos espelhos
retrovisores em preto. O alto nível de segurança e conforto é complementado com
lavadores de faróis, lâmpadas de xênon e sistema multimídia PC Nav Plus.
O
modelo revela instrumentos e controles que refletem o exterior do carro,
dedicado ao prazer e às sensações ao dirigir. Tudo coloca o condutor
instantaneamente em um ambiente habilmente esportivo e refinado. O caráter
esportivo e exclusivo é enfatizado logo ao abrir a porta, quando aparece o
acabamento dos estribos portando o logo “Peugeot Sport”.
Costuras
vermelhas são aplicadas ao couro, material presente no volante, alavanca de
câmbio, bancos e detalhes das portas. O acabamento recebe couro Nappa e Alcântara
e possui aplicação do monograma “R”. Uma plaqueta de alumínio escovado
apresenta o “R” cromado com contornos vermelhos sobre o logotipo da Peugeot
Sport.
No
posto de condução do RCZ R, o motorista descobre uma posição de dirigir
ergonômica, ideal para desfrutar as qualidades dinâmicas do carro. O volante de
pequenas dimensões, a alavanca de câmbio com desenho esportivo e os bancos
desenvolvidos pela Peugeot Sport contribuem ativamente para a plena sensação da
pilotagem esportiva.
Posição
de dirigir ergonômica
No
posto de condução do RCZ R, o motorista descobre uma posição de dirigir
ergonômica, ideal para desfrutar as qualidades dinâmicas do carro. O volante de
pequenas dimensões, a alavanca de câmbio com desenho esportivo e os bancos
desenvolvidos pela Peugeot Sport contribuem ativamente para a plena sensação da
pilotagem esportiva.
O som do motor chega ao interior do
carro de maneira a permitir máximo aproveitamento do caráter esportivo do RCZ R
nas acelerações e mudanças de marcha. O temperamento esportivo do modelo é
demonstrado pelos números: velocidade máxima de 250 km/h (limitada
eletronicamente) e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A retomada de
velocidade (80 a 120 km/h) é feita em 6,8 segundos. A caixa de câmbio manual de
seis marchas é configurada para beneficiar a aceleração e a retomada de
velocidade.
O centro de
gravidade rebaixado, a aerodinâmica aperfeiçoada, os ajustes especiais de
suspensão e os pneus Goodyear Eagle F1 Asymetric 235/40 R19 otimizam a aderência
e garantem uma notável estabilidade na estrada. Novas configurações de
amortecedores, molas mais rígidas e barras estabilizadoras oferecem maior
agilidade. O alto
torque de 33,6 mkgf disponível a partir de 1.900 rpm favorece a tração e faz o
RCZ R ter frenagens estáveis e agilidade nas curvas, possibilitando
percorrê-las na menor trajetória possível. O desempenho e agilidade do RCZ R
também são resultado de regulagens afinadas e testes em pistas, em particular
com os pilotos da Peugeot Sport.
Os padrões
exigidos nas frenagens naturalmente direcionaram as especificações técnicas dos
freios: pinças de quatro pistões permitiram um ganho significativo em rigidez e
curso do pedal, favorecendo a redução das massas não-suspensas. Os discos, com 380 mm de diâmetro e 32
mm de espessura, são alojados em um reservatório de alumínio. Isto contribui
para reduzir o peso e para melhorar a refrigeração, assim como os orifícios de
ventilação interna dos discos. Tudo isso proporciona ao sistema de frenagem resistência
a toda prova e oferece ao RCZ R segurança e desempenho excepcionais: freado a
130 km/h, ele chega à imobilidade em 61 metros.
Durabilidade
de carro de rua
O RCZ R é equipado com um novo motor THP
turbo a gasolina com injeção direta. Ele desenvolve potência máxima de 270 CV a
6.000 rpm e torque máximo de 33,6 mkgf entre 1.900 e 5.500 rpm. Este novo
motor, denominado EP6CDTR, se beneficia de desenvolvimento extenso, com vários
componentes modificados ou inteiramente concebidos para permitir o desempenho
desejado e combinar uso esportivo com a durabilidade necessária em um motor de
um carro de produção em série.
O
turbo Twin Scroll foi desenvolvido especificamente para se
beneficiar de dimensões ideais para sua aplicação e nível de desempenho.
Combinado com um coletor de escape inspirado pelas corridas, ele permite manter
a temperatura de funcionamento sempre em um nível adequado. O alto nível de
equipamentos e o baixo consumo (15 km/l, misto cidade-estrada) é referência em
sua categoria e faz do RCZ R um cupê esportivo confortável e prazeroso dentro e
fora das pistas.
Os
novos pistões, com uma taxa de compressão de 9.2, foram desenvolvidos pela
Mahle Motorsport e feitos em um tipo de alumínio idêntico ao usado na Fórmula
1. As bielas também foram modificadas para uso em altas rotações. Patenteadas e
apresentadas em 2011 pela Mahle, são aplicadas pela primeira vez em um carro de
produção com o RCZ R.
O RCZ
R foi desenvolvido como versão de competição pela Peugeot Sport para uso
esportivo nas pistas, mas também pode proporcionar prazer e conforto
diariamente nas ruas e estradas. As calibragens do trem de força combinam as exigências da pilotagem
esportiva em circuitos com as do uso diário. A pressão no pedal do acelerador e
a rotação do motor revelam o estilo de pilotagem do motorista, que pode levar o
modelo a um comportamento direcionado para maior conforto ou maior
esportividade. O torque obtido desde baixas rotações permite largadas dinâmicas
e alto nível de prazer, mesmo no uso cotidiano.
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