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O novo modelo de Sprinter já está disponível na Europa a partir deste mês de junho |
Luís
Alberto Caju
O novo Mercedes-Benz Sprinter já está
disponível na Europa a partir deste mês de junho e as entregas começarão em
setembro. A marca identifica uma completa categoria de veículos e por diversos
países acabou virando sinônimo para grandes vans com capacidade em torno de 3,5
toneladas de peso bruto. O Sprinter é pioneiro nas inovações em seu segmento. O
novo modelo lançado na Europa traz como novidade cinco sistemas de segurança,
motores que atendem à futura norma Euro VI de emissões e um visual impactante.
O nível de consumo é de 6,3 litros por 100 km e 15,87 km/l, tornando o mais
eficiente veículo do segmento.
Esse veículo sempre foi pioneiro em sistemas
de assistência ao motorista. Cinco novos sistemas do gênero (vários deles
oferecidos pela primeira vez em vans) ajudarão a reduzir ainda mais o número de
acidentes com o novo modelo. Neste modelo, em disponibilidade na Europa, o
motorista encontra os sistemas Crosswind Assist (assistente de ventos
laterais), equipamento de série, juntamente com o Collision Prevention Assist
(assistente de prevenção a colisões) e o Blind Spot Assist (assistente de ponto
cego), ambos opcionais.
Outros equipamentos novos são o Highbeam
Assist (assistente de farol alto) e Lane Keeping Assist (assistente de
manutenção de faixa de rolamento). Na avaliação da Mercedes Benz, esses
sistemas de assistência eletrônicos terão papeis importantes na redução de
acidentes no segmento de vans. O Crosswind Assist, uma das funções do
Electronic Stability Program (programa eletrônico de estabilidade) é parte da
lista de equipamentos de série do veículo. Os clientes poderão escolher os
outros sistemas de assistências como opcionais individuais ou parte de pacotes
com constituição lógica. Cada comprador poderá adaptar o Sprinter a sua área de
utilização específica.
A Mercedes Benz também aperfeiçoou mais ainda
a dirigibilidade do Sprinter. O rebaixamento do chassi melhorou o índice de
arrasto aerodinâmico e reduziu o consumo de combustível, facilitando ainda as
operações de carga e descarga. Outro destaque é que este modelo de Sprinter é a
primeira van a cumprir as futuras regras de emissões Euro VI em todas as suas
opções de motores. A nova regulamentação reduz muito os limites de emissões de
óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos totais (THC) e material
particulado. O veículo atinge esses estritos limites com a ajuda do motor
BlueTEC e a tecnologia SCR, responsável pela injeção do aditivo AdBlue aos
gases de escapamento. Esse sistema já mostrou sua eficácia em mais de 100 mil
veículos comerciais da Mercedes Benz.
O desempenho dos motores diesel permaneceu
inalterado, abrangendo unidades com quatro e seis cilindros com potências entre
70 kW (95 cv) e 140 kW (190 cv). Para otimizar os processos de injeção e
combustão, assim como a pressão de alimentação, os motores aproveitam o estágio
adicional de tratamento da exaustão. O resultado é uma redução no consumo de
combustível e menor ruído na combustão. Os engenheiros também ajustaram o trem
de força e os sistemas auxiliares para melhorar a eficiência de consumo. Isto
inclui mudanças na transmissão e no eixo traseiro, assim como um sistema
inteligente de gerenciamento do gerador de eletricidade.
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