Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

terça-feira, 17 de maio de 2016

Volvo: Equador recebe 80 biarticulados







Luís Alberto Alves


A Volvo Bus Latin America está entregando 80 ônibus biarticulados para sistema BRT de Quito, capital do Equador. Os veículos foram adquiridos por meio de licitação pública, e vão operar na ampliação do sistema de transporte urbano da cidade. Esta é primeira vez que modelo um biarticulado circula no transporte de passageiros de Quito

“A cidade está investindo na melhoria de seu sistema de transporte urbano e precisava de um veículo com alta capacidade de passageiros, para atender a demanda dos corredores de BRT”, disse gerente comercial de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America, Euclides Castro.

Os três primeiros chassis foram transportados de avião até a Colômbia, para serem encarroçados pela Superpolo, e atender ao pedido de entrega emergencial da Prefeitura de Quito, para apresentar os veículos no aniversário da cidade.  O veículo possui 27 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros. Por transportar um grande número de pessoas, oferece mais agilidade e eficiência ao sistema.

“O biarticulado é a melhor solução para aumentar a eficiência dos sistemas de transporte urbano nas grandes cidades. Oferece uma melhor qualidade de vida aos passageiros, uma vez que diminui os tempos de deslocamento; além de diminuir emissões e custos operacionais, já que reduz o número de ônibus nas ruas”, afirmou o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta

O uso do biarticulado é consagrado em BRTs considerados referência, como o de Curitiba, no Paraná, e o de Bogotá, na Colômbia.  O veículo é indicado para rotas com alto fluxo de passageiros. Sua maior capacidade permite a manutenção da velocidade média do sistema, uma vez que reduz o número de veículos em circulação.


Um número menor de ônibus nas ruas reduz ainda o número de mão de obra operacional, o consumo em total de litros, e a quantidade de pneus rodando.  Além disso, ao circular por vias exclusivas, sem necessidade de parar em curtas distâncias, o consumo de combustível é otimizado. “São características que garantem o menor custo por quilômetro rodado”, destacou o coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America, Idam Stival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário