O atual modelo Subaru e abaixo o primeiro que saiu em 1966 |
Luís Alberto Alves
O motor Boxer da
Subaru, que equipa toda a gama da marca vendida no Brasil, é reconhecido
mundialmente pelos seus diferenciais, alta performance e tecnologia
Entre as vantagens
da motorização Boxer ante outros tipos estão: baixo nível de vibrações, baixo
centro de gravidade e elevada performance
A Subaru,
fabricante de veículos pertencente à Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), comemora,
neste mês de maio, os 50 anos do lançamento do primeiro modelo da marca
equipado com motor Boxer, que se caracteriza pelos cilindros horizontalmente
contrapostos. A Subaru já produziu mais de 16 milhões de veículos equipados com
motor Boxer nas últimas cinco décadas.
O modelo Subaru 1000, lançado em 14
de maio de 1966, foi o primeiro automóvel de passageiros da Subaru a sair de
fábrica com o motor Boxer. Desde então, a marca tem trabalhado intensamente
para ampliar ainda mais as vantagens e modernizar a motorização Boxer.
No Brasil, toda a atual linha de
veículos Subaru, importada e comercializada com exclusividade no Brasil pela
Caoa, conta com os significativos benefícios e a alta performance dos motores
Boxer.
O elevado nível de tecnologia presente
nesse tipo de motorização é amplamente reconhecido no mercado brasileiro. Um
exemplo disso é a recente conquista do modelo Subaru Forester Sport, equipado
com motor Boxer 2.0 litros aspirado (150 cv / 20,2 kgfm), que recebeu a nota
máxima “A”, indicando o menor nível de consumo de combustível na categoria
“Grande” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” (PBEV), elaborado
pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em
parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do
Petróleo e do Gás Natural, Conpet.
Sobre o motor Boxer
A origem do termo “Boxer” remete aos
movimentos realizados pelos boxeadores, uma analogia entre o movimento
executado pela dupla de pistões e os golpes deferidos por um praticante desse
esporte.
No motor com os cilindros
horizontalmente opostos, os pistões se movimentam em uma disposição simétrica e
contrapostos, anulando, assim, a força de inércia entre eles. Isso resulta em
reduzido nível de vibrações, contribuindo para um funcionamento suave do motor,
independentemente da faixa de rotação em que ele esteja trabalhando.
Além disso, outra vantagem do motor
Boxer, quando comparado com os propulsores de construção em “linha” ou em “V”,
é o seu baixo centro de gravidade, proporcionado pelas suas dimensões compactas
e distribuição equilibrada de peso. O baixo centro de gravidade aumenta a
estabilidade e contribui para uma condução segura em altas velocidades e curvas
rápidas.
O motor Boxer, associado ao sistema
da Subaru denominado Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD),
oferece a combinação entre estabilidade superior e elevada capacidade da tração
4x4, obtida pela sua equilibrada distribuição de peso, o que resulta em melhor
dirigibilidade e maior segurança em diversos tipos de terreno.
O motor atual |
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