Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Fenatran/2015: Volvo lança Dynafleet, gerenciador de frotas


O Dynafleet facilita a comunicação com o motorista a qualquer momento


Luís Alberto Alves

A Volvo está exibindo na Fenatran 2015 o seu sistema de gerenciamento de frota com mais funcionalidades. Uma importante ferramenta para aumentar a produtividade dos caminhões e a economizar combustível, o Dynafleet proporciona agora uma solução mais completa. Usando esse dispositivo, o motorista pode, por exemplo, trocar mensagens em tempo real com a sua base. O dispositivo permite ainda acompanhar online o desempenho dos caminhões e a performance dos condutores.

Com este avançado recurso, o transportador se comunica mais facilmente com o motorista a qualquer momento, podendo direcionar o veículo a outros destinos e a diferentes tarefas, dependendo de sua conveniência e das necessidades da operação. “O sistema de gerenciamento de frotas da Volvo está em constante evolução para aumentar a produtividade do caminhão e a rentabilidade da operação”, afirma Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

A comunicação entre o motorista e o Dynafleet é feita por meio de um visor no painel, usando um teclado sem fio. As funções são executadas com o teclado, o painel e os botões estrategicamente posicionados no volante. “Tudo foi feito para tornar mais fácil e rápido o contato entre o condutor e o escritório, quando essa comunicação for necessária no dia a dia da operação”, explica o diretor.

                                                                            Economia de combustível

O Driver Coaching é outra funcionalidade importante do Dynafleet. Ele fornece instruções ao motorista, sempre com foco na economia de combustível. O Driver Coaching avalia a condução do veículo em tempo real e oferece dados diretos sobre o desempenho do motorista, oferecendo dicas sobre como melhorar a condução.

Com uma série de dados provenientes do Driver Coaching, o frotista pode baixar o consumo de diesel por meio da otimização das rotas ou com treinamento contínuo e de determinados motoristas. “O diesel muitas vezes corresponde a 50% da planilha de custos da operação de transporte. O Dynafleet é um grande aliado para ele economizar combustível”, observa Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda da Volvo.

“O Dynafleet é um dispositivo muito avançado que permite um acompanhamento online, em tempo real, de toda a telemetria do veículo, o posicionamento e o consumo de diesel e de Arla32”, destaca Deise Kindinger, gerente da área de desenvolvimento de produtos, serviços e conectividade de pós-venda do Grupo Volvo América Latina. Com os relatórios do Dynafleet é possível comparar a média de consumo de diferentes veículos, onde quer que eles estejam.

Com o Dynafleet é possível verificar os dados operacionais do veículo, tudo remotamente, por meio de um computador conectado na internet. É possível gerar relatórios que ajudam no gerenciamento da frota, tomando as melhores decisões, de forma mais ágil e rápida. O usuário pode ver as informações do veículo num computador de mesa, laptop ou até mesmo num tablet ou celular.

                                                                          Mobilidade

“Essa flexibilidade de acesso aos dados dos veículos dá muita agilidade para o dono dos caminhões e/ou administrador da frota. Eles não precisam estar no seu escritório para tomar decisões. Podem fazer isso de qualquer lugar, inclusive de seu smartphone”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

O Dynafleet é oferecido em duas opções de pacotes de serviços. A primeira é a Gestão de Frota e Posicionamento, uma importante ferramenta de telemetria, que coleta dados remotamente, gera relatórios gerenciais e permite um controle dos principais fatores que influenciam no consumo de combustível.

O transportador pode também utilizar o sistema para obter os dados de posicionamento geográfico, do histórico de posições e definir as chamadas “cercas logísticas” para controle de entradas e saídas dos veículos em áreas-alvo. “O Dynafleet permite um controle de frota preciso, ajudando na redução de custos por meio do foco na condução do veículo e também proporciona um planejamento logístico mais eficiente”, destaca Serafim.

Além de todos os benefícios da telemetria e posicionamento, o segundo pacote, de Gestão de Frota, Posicionamento e Mensagem melhora a comunicação entre os motoristas e gestores de frotas por meio mensagens de texto na tela do caminhão. “O Dynafleet é muito importante para o transportador poder tomar decisões mais rápidas e acertadas na operação de transporte”, observa o gerente de pós-venda.

Os caminhões da nova linha F já saem de fábrica prontos para ativação do Dynafleet. Eles são equipados com um módulo eletrônico e uma antena, que transmitem os dados do veículo via rede de telefonia GSM/GPRS para o portal Dynafleet. O sistema pode ser acessado de qualquer computador ligado à internet, ou até mesmo ser integrado a um sistema administrativo de gestão já utilizado pelo transportador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário