O cupê da Hyundai tem novo motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível |
Luís Alberto Alves
O revolucionário cupê de três portas Hyundai apresentado na nova versão com o sofisticado
novo motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível,o desejado
Veloster Turbo desenvolve 204cv, oferecendo ao motorista desempenho ainda mais
arrojado em seu design, que também está mais dinâmico e radical.
O forte apelo do Veloster Turbo é evidenciado
por sua performance no mercado internacional, comprovado pelas altas vendas
registradas nos diferentes mercados nos quais está presente, especialmente no
caso da versão equipada com turbocompressor.
Esportivo e inovador
A versão Turbo é 30,5 mm mais longa (4,2 m) e
15,2 mm mais larga (1,8m) do que a anteriormente oferecida. Em ambas, o
Veloster tem distância entre eixos de 2,6 metros.
Para melhor aproveitar seu desempenho, o
Veloster Turbo conta com duas opções de transmissão - manual ou automática - com
seis velocidades. O câmbio automático, que possibilita a troca sequencial de marchas no volante, foi dimensionado
especificamente para operar na maior potência disponível, privilegiando o
comportamento dinâmico do cupê esportivo.
Motorista tem opção de câmbio manual ou automático |
O motor Hyundai Gamma 1,6 litro turbo traz um
turbocompressor tipo twin-scroll que,
combinado ao sistema de injeção direta de combustível, proporciona respostas
mais rápidas aos comandos do acelerador para uma pronta elevação da potência
quando necessária.
Turbos tipo twin-scroll têm sido usados
tradicionalmente em motores de alto desempenho e topo de linha, mas a Hyundai
trouxe a tecnologia para alguns dos modelos mais acessíveis de sua linha de
produtos. Esse sistema aproveita melhor a energia do escapamento do que os
turbos com entrada de gases simples.
Juntamente com o novo propulsor, o Veloster
Turbo incorpora inovações tecnológicas, como o Controle de Torque Vetorial, que
utiliza elementos do Controle Eletrônico de Estabilidade para proporcionar
maior segurança e estabilidade direcional nas curvas. Outra novidade é o Active Sound Design, que amplifica o som
do motor no interior da cabine, gerando uma experiência de direção mais
intensa, sobretudo quando o carro é dirigido esportivamente.
A aplicação dessas sofisticadas tecnologias ao
motor e de medidas de economia de peso fazem com que o Veloster Turbo não
apenas proporcione um sólido desempenho a partir de apenas 1,6 litro de
cilindrada como apresente uma elevada economia de combustível.
Design mais ousado
Com três portas, o Veloster Turbo combina o
estilo de um cupê com a funcionalidade de um hatchback, ao mesmo tempo que
incorpora uma porta adicional para maior facilidade de acesso do lado do
passageiro. A maçaneta da porta traseira do lado do passageiro é oculta, para
manter limpo o design do cupê.
Luxo e conforto estão presentes nesta máquina sofisticada da Hyundai |
O design do Veloster Turbo explora uma grade hexagonal
dianteira maior e mais ousada, garantindo maior robustez e esportividade ao
veículo. Esta área frontal é envolvidapelas linhas fluentes de um moderno
conjunto óptico. Visto de frente, ele mostra oito pontos individuais de LEDs
nos faróis, detalhe típico de modelos topo de linha.
De perfil, traz as linhas de caráter
inspiradas pelo conceito "Fluidic Sculpture" (escultura fluida),
junto com arcos de rodas musculares, maçanetas das portas e espelhos na cor da
carroceria e faróis e lanternas traseiras envolventes. O spoiler dianteiro avança por toda a lateral
do veículo ampliando a sensação do efeito-solo.
A fachada do para-choques traseiro e as
aberturas salientes do difusor criam uma impressão de maior estabilidade e mais
agressividade, comparada ao modelo básico. Rodas de liga leve de 18 polegadas
com detalhes cromados completam a assinatura visual diferenciada do Veloster
Turbo.
O desenho dinâmico da traseira é diferenciado
pela tampa do porta-malas de vidro e pelas ponteiras duplas centralizadas do
escapamento, que complementam a personalidade exposta pela dianteira do carro.
Para o modelo, os designers da Hyundai removeram o escapamento trapezoidal
central do Veloster Turbo e o substituíram por duas grandes ponteiras redondas
com maior fluxo.
Ergonomia e esportividade
Por dentro, seus comandos estão localizados de forma a serem acessados facilmente pelo motorista. O
console central e os controles lembram o tanque de uma moto esportiva,
incorporando agora o botão de partida opcional.
As entradas de ar são inspiradas no escapamento das motos, ao mesmo
tempo que o console lembra o assento de uma motocicleta.
Superfícies dos assentos em couro, com o
logotipo Turbo em relevo no alto dos encostos, colaboram com o visual
diferenciado, ao mesmo tempo que proporcionam excepcional apoio e conforto. O
conjunto de instrumentos eletroluminescente repassa informações ao condutor em
formato maior e mais interativo, com duas telas TFT localizadas entre o
conta-giros e o velocímetro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário